Outros
Toyota apresenta em Detroit o carro conceito híbrido FT-CH
A Toyota apresenta durante o Salão de Detroit 2010 o carro conceito FT-CH (Future Toyota-Compact Hybrid, ou, em português, Futuro Híbrido Compacto da Toyota). O modelo, alimentado por um motor elétrico de última geração aliado a outro propulsor a gasolina, indica o caminho estratégico da marca para o desenvolvimento de veículos híbridos no futuro próximo. Trata-se do primeiro compacto híbrido mostrado pela montadora.
Com carroceria em forma triangular, o FT-CH foi projetado pelo Centro de Design e Desenvolvimento da Toyota na Franca (ED2). Apesar de suas dimensões compactas – é 22 centímetros mais curto que o Prius – o modelo foi concebido internamente para proporcionar o máximo de conforto aos passageiros. As linhas externas se inspiram na geração 8-bit, tecnologia que, nos anos 80 dominou o desenvolvimento na indústria de vídeo games. Hoje, o 8-bit é considerado um estilo retro e engloba manifestações culturais na música, na moda e nas artes plásticas, tendo como características a cor, a diversão, a inovação e elegância, pontos de atração para o público jovem. Aerodinamicamente, as linhas do modelo são um passo a diante no que se refere a controle do fluxo de ar.
O FT-CH tem características predominantemente urbanas e seu principal conceito dinâmico é ser ágil e fácil de manobrar.
“Nos próximos 10, 20 anos, vamos entrar em um período onde a procura por combustíveis fósseis vai exceder a oferta” disse Jim Lentz, presidente da Toyota Motor Sales, subsidiária da Toyota nos Estados Unidos. “Um século após a invenção do automóvel, é preciso reinventá-lo com motorizações que reduzam ou eliminem o consumo de petróleo como fonte de energia. Por isso, avançaremos na eletrificação do automóvel”, completa o executivo.