Connect with us

Outros

Saveiro Cross: pick-up compacta da Volkswagen ganha versão aventureira

Published

on


Texto e Fotos: Imprensa Volkswagen

A Volkswagen apresenta mais uma versão de sua pick-up compacta, a Saveiro Cross. O novo modelo soma-se às versões Saveiro e Saveiro Trooper, com a missão de complementar a linha da pick-up compacta mais moderna do país, atendendo a todas as expectativas do consumidor. A Saveiro Cross se caracteriza por aliar o caráter aventureiro e o visual robusto a um nível de equipamento, conforto e qualidade de acabamento incomuns neste segmento.

Seguindo as mesmas diretrizes adotadas nos utilitários esportivos da marca produzidos na Europa, os designers da Volkswagen do Brasil se preocuparam em ir além de criar um carro voltado especificamente ao lazer, inclusive fora de ambientes urbanos.

Advertisement
O caráter aventureiro é marcado, na dianteira, pelos parachoques exclusivos, com grandes faróis auxiliares de dupla função incorporados – uma característica inaugurada no final do ano passado com o Novo CrossFox – e as aberturas de ventilação com formato agressivo e grade tipo colméia.
Nas laterais, as caixas de rodas têm as linhas acentuadas por molduras pretas exclusivas para esta versão, unidas por um friso que percorre todo o comprimento do veículo, ressaltando também as rodas de liga e os pneus “All Terrain”. Um santantônio exclusivo de alumínio, com acabamento em preto fosco, criado especialmente para esta versão, se prolonga do teto até a borda da caçamba, unindo funcionalidade ao efeito estético.

A Saveiro Cross foi concebida para atender a um consumidor com estilo de vida e comportamento diferenciados, que busca um veículo prático, capaz de transportar seus equipamentos esportivos e de lazer e, ao mesmo tempo, busca sofisticação, diferenciação e conforto.

O resultado é uma pick-up de grande estilo e versátil, marcada pela praticidade, que se destaca também na paisagem urbana pela jovialidade e limpeza das linhas, sem deixar de ressaltar sua disposição para enfrentar desafios. O seu público é predominantemente jovem e tem características exclusivas, é apaixonado por pick-ups e vive explorando novos lugares.

A Saveiro Cross é oferecida exclusivamente com cabine estendida, possibilitando maior conforto aos ocupantes e a possibilidade de transportar bagagem em seu interior. O habitáculo segue a linha lançada no Brasil pelo CrossFox, caracterizada pelo acabamento exclusivo, utilizando materiais de alta qualidade, a preocupação com a ergonomia e o bem estar dos passageiros.

Advertisement
A pick-up foi desenvolvida paralelamente à Nova Saveiro, num trabalho que envolveu centenas de engenheiros, técnicos e designers e exaustivos testes de laboratório e de rodagem, nas mais diversas condições. Como ocorre com todos os produtos da Volkswagen, houve uma profunda preocupação com a precisão dos ajustes entre os componentes da carroceria, resultado do esforço integrado dos departamentos de Engenharia e Produção.

A Saveiro Cross utiliza o consagrado motor EA-111 VHT 1.6 Total Flex e a transmissão MQ200 manual, com cinco marchas, conjunto já consagrado no mercado brasileiro. Aliada a suspensão RCS (Robust Cargo Suspension) esta combinação assegura um excelente nível de desempenho e dirigibilidade, capacidade de carga e alta confiabilidade.

O modelo é oferecido em sete opções de cores, duas delas metálicas e uma especial para o lançamento, o laranja Atacama.

Comportamento e vocação aventureira
Uma característica da Saveiro Cross, comum a toda a linha Saveiro, é o reduzido balanço dianteiro que, conjugado à grande distância entre eixos, proporciona melhor distribuição de peso e permite transpor obstáculos com maior desenvoltura. Da mesma forma, o balanço traseiro também contribui para a agilidade da pick-up e sua estabilidade.

Advertisement
A utilização de pneus “All Terrain” para uso misto – Scorpion 205/60R15″ – fazem com que o veículo tenha melhor aderência em pisos de terra e proporcionam maior controle na areia e na lama.

Essas características não comprometem o desempenho dinâmico do veículo: a suspensão dianteira, que segue o mesmo conceito de desenvolvimento do Polo europeu, é capaz de filtrar com eficiência as vibrações provenientes das irregularidades do piso, proporcionando excelentes níveis de conforto, redução de ruído e estabilidade nas curvas.

Outro diferencial da linha da Nova Saveiro é o eixo traseiro com construção interdependente com braços longitudinais que, combinado à suspensão dianteira, garante à pick-up um comportamento subesterçante, mais seguro para o motorista. A concepção do eixo traseiro também foi importante para proporcionar maior espaço no interior da caçamba, uma característica da nova pick-up compacta da Volkswagen.

A suspensão traseira utiliza molas com curva de carga superprogressiva que, em conjunto com o batente adicional de elastômero, equaliza as condições de dirigibilidade independentemente das condições de carregamento. Molas e amortecedores são calibrados para enfrentar sem problemas as irregularidades comuns às ruas e estradas brasileiras e latino-americanas.
Motorização: desempenho e confiabilidade

Advertisement
Consagrado no Novo Gol, Voyage, Polo e nas outras versões da Nova Saveiro, o motor EA-111 1.6 VHT Total Flex, montado transversalmente, garante à Saveiro Cross a força e a agilidade esperadas pelo consumidor. O propulsor trabalha conjugado à transmissão manual MQ 200, de cinco marchas, reconhecida pela precisão e suavidade dos engates e dotada de relações especialmente desenvolvidas para a pick-up.

O motor dispõe de 101 cv (74 kW) quando alimentado com gasolina e 104 cv (76 kW) utilizando etanol e tem como característica mais marcante o excelente torque de 151 Nm com gasolina e 153 Nm com álcool. As curvas de torque e potência são significativas nas baixas e médias rotações, as mais utilizadas no dia-a-dia.

A transmissão manual da Saveiro Cross é a melhor do mercado nacional quanto à troca de marchas. O câmbio MQ 200 utiliza sincronizadores de triplo cone para a 1ª e 2ª marchas e roscados para a 3ª, 4ª e 5ª. O comando das marchas é a cabo e conta com um elemento de inércia junto ao eixo de seleção e engate que completa o movimento iniciado pelo motorista, tornando o acionamento e engate ainda melhores.

Da mesma forma que as outras versões da Nova Saveiro, a Saveiro Cross tem dupla vocação, sendo construída para o trabalho e para o lazer. Em ambos os casos, é importante uma boa disponibilidade de força nas primeiras marchas e, por isso, a 1ª e 2ª marchas são mais curtas do que as utilizadas no Gol e no Voyage. As relações mais curtas, além de garantirem mais agilidade nas arrancadas, contribuem para maior durabilidade da embreagem. Outra consequência do escalonamento bem distribuído é o menor consumo de combustível.

Oferecida apenas com cabine estendida, a Saveiro Cross proporciona ao motorista e passageiro um excelente nível de conforto, que começa pelo acesso, facilitado pelas amplas portas que podem ser imobilizadas em três diferentes ângulos (29º, 49° e 67º). Esse recurso, já bastante útil nas cidades, adequando a abertura ao espaço de estacionamento, também auxilia no off road, caso seja necessário parar em trilhas estreitas. A versão vem equipada de série com a nova vigia traseira deslizante, cujos componentes se alinham numa única superfície quando fechada.
Advertisement

Detalhes exclusivos da linha Saveiro:

– Suspensão traseira RCS (Robust Cargo Suspension) – maior conforto vazia ou carregada
– Caixas de roda reduzidas – Maior espaço na caçamba
– Estepe sob o veículo – maior aproveitamento de espaço
– Tampa traseira com sistema de amortecimento por mola à gás – segurança no manuseio
– Ganchos deslizantes sobre trilhos na caçamba – maior versatilidade na acomodação da carga
– Sensor traseiro de estacionamento – facilidade nas manobras
– Volante de direção com ajuste de altura e profundidade – melhor ergonomia
– Volante Multifuncional com controles do rádio e do I-System – tecnologia

Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. nathalia ribeiro

    24 de fevereiro de 2010 at 21:23

    Sérgio, bom dia! Tudo bem? Gostaria de parabenizá-lo pela 6ª edição da Alpha Autos, já folheei e fiquei admirada. Parabéns e sucesso! Beijos, Nath.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Advertisement