Connect with us

Outros

Também com turbo BorgWarner o novo motor Volvo 2.0 a gasolina

Published

on

Com turbocompressor BorgWarner K03, o novo motor 2.0 da Volvo equipará este modelo S80, assim como os Volvo V70 e XC60
Texto: Imprensa BorgWarner

Uma realidade européia e, em curto prazo, mundial: motores pequenos, mas com alto desempenho e baixas emissões. E, para cumprir estas metas, várias montadoras escolheram a BorgWarner como a fornecedora de turbocompressores de seus novos motores. A última foi a Volvo, fabricante sueco.

Tanto assim que, no segundo semestre do ano passado, a empresa passou fornecer os turbocompressores dos novos motores a gasolina TCE 1.4 (130 cv a 5.500 rpm) da Renault, dos EcoBoost 1.6 e 2.0 (o 2.0 com 203 cv a 5.500 rpm) da Ford, e até o turbo do Mini Cooper de competição – motor BMW 1.6 de 221 cv a 6.500 rpm e 240 km/h de velocidade máxima.

Advertisement

Agora, no final do mês passado (janeiro), a Volvo divulgou o lançamento de um motor 2.0 a gasolina para equipar seus modelos S80, V70 e XC60. O novo propulsor, denominado GTDi (Gasoline Turbocharged Direct injection), possui duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível e turbocompressor BorgWarner K03.

O desenvolvimento deste turbo é o resultado da parceria entre a BorgWarner Turbo Systems e a Benteler, fabricante de componentes de aço. Segundo declarou a montadora, a tecnologia desenvolvida no produto possibilitou a moldagem dos dutos de escape, o que otimizou o fluxo dos gases e, conseqüentemente, gerou maior compressão na turbina.

Destaque-se que a Volvo é a primeira montadora a colocar, numa única peça de aço moldado, o coletor de escape e a carcaça da turbina, o que deixou o conjunto mais leve e compacto. O fabricante ainda não divulgou a potência deste motor, mas sabe-se que ultrapassa os 200 cv a 6.000 rpm e que o sedã S80 fará de 0 a 100 km/h abaixo dos 8 segundos.

Para o diretor de Desenvolvimento de Produtos da Volvo, Magnus Johsson, “o alto desempenho é importante para muitos consumidores. Entretanto, por ser um sistema de propulsão inovador e eficiente, há significativos ganhos no consumo e emissões deste motor”.

Advertisement
Advertisement