Connect with us

Outros

Chuva muda cenário do Rally Internacional de Curitiba

Published

on

Tempo ruim altera as condições do piso e traz mais emoção para a etapa brasileira do IRC
Texto: Imprensa Rally Internacional de Curitiba

O primeiro dia de atividades oficiais do Rally Internacional de Curitiba teve condições climáticas bem diferentes das esperadas pelos europeus quando chegaram ao Brasil. Com temperatura amena, na casa dos vinte graus, a quinta-feira (4) teve chuva pela manhã e à tarde, o que atrapalhou a programação das equipes, chegando a cancelar o Prólogo – evento em circuito fechado que definiria a ordem de largada para a segunda etapa da temporada do Intercontinental Rally Challenge.

Já a largada promocional ocorreu normalmente no centro da cidade, na Boca Maldita. Como em qualquer modalidade de esporte a motor, o tempo ruim pode criar um desafio extra para as sete primeiras especiais da prova, que serão realizadas na sexta-feira (5). Isso, claro, se a previsão se confirmar e chover nos próximos dois dias. A situação pode criar um novo cenário para a prova em 2010. E talvez até reduzir a vantagem da dupla Kris Meeke e Paul Nagle.

Advertisement

Os vencedores da prova do ano passado, e únicos entre os regularmente inscritos no campeonato com alguma experiência nos trechos, eles seguem com favoritismo, mas num tipo de piso que pode estar bem diferente de 2009. Mesmo assim, estão mantendo a confiança, tanto que optaram por nem participar do Shakedown. Os demais pilotos percorreram o pequeno trecho de treino, já com lama, como preparação para o Rally Internacional de Curitiba.

Durante o Shakedown, o mais rápido foi o vice-líder do campeonato, Juho Hanninen. Os carros da Skoda dominaram a sessão, com os três primeiros lugares, colocando o checo Jan Kopecky em segundo e, em terceiro, o britânico Guy Wilks. “Estava escorregadio em diversos lugares, com o piso mudando bastante”, disse Jan Kopecky. “Definitivamente, valeu a pena por ganhar confiança voltando a guiar e ainda aproveitamos para testar algumas opções de amortecedores”, revelou Guy Wilks.

Mesmo sem treinar e apesar do bom rendimento dos rivais, sobra otimismo para a dupla da Peugeot. “É muito bom estar de volta e espero repetir minha vitória”, disse Kris Meeke, entre acenos e sorrisos na Boca Maldita. A largada para a primeira especial desta sexta-feira está marcada para às 08h55. A ordem de partida dos carros, sem o Prólogo, foi definida pela classificação do campeonato, o que joga o britânico para 5º. Juho Hanninen é quem sai na frente.

Advertisement
Advertisement