Connect with us

Outros

Comau fornece linhas de montagem e usinagem para a nova fábrica de motores Fire 2, da FPT

Published

on

“Este foi o maior projeto realizado pela área de Mecânica da Comau do Brasil”, define Laerte Scarpitta, diretor da Unidade de Negócios Systems da Comau Mercosul

Texto: Imprensa Comau do Brasil

A Comau do Brasil, multinacional do Grupo Fiat que é referência em automação e gestão de ativos industriais, desenvolveu as linhas de montagem dos motores e usinagem de cabeçotes para a nova fábrica de motores Fire 2, da Fiat Powertrain Technologies (FPT). Para o audacioso projeto, a multinacional produziu uma linha de usinagem de cabeçote, três linhas de montagem de motores (que compreendem as montagens do Cabeçote, Short-Block e Long-Block), uma cédula automática de montagem das capas de mancal do cabeçote e outra de montagem de capas de mancal do bloco de motor – sustentação do eixo virabrequim.

“Na linha de montagem Long Block destacamos a inserção de três trechos continuous moving (com velocidade constante e regulável), um novo conceito de montagem”, explica Scarpitta. Foram aplicados, ainda, 11 robôs Comau de três diferentes modelos. Para a linha de usinagem, a Comau forneceu nove centros de usinagem 1GZ completos com a automação de carga e descarga das peças (portais, sistemas de transporte, sistemas integrados de identificação), assim como uma máquina de montagem de capas de mancal do cabeçote. Todos os equipamentos usados nas linhas foram desenvolvidos com componentes e tecnologia de última geração. “Trabalhamos de forma dinamizada, com tecnologias inteligentes, para garantir a melhor qualidade e eficiência dos processos produtivos dos clientes”, ressalta o diretor Laerte Scarpitta.
O projeto foi totalmente gerenciado pela Comau do Brasil e contou com a parceria da Comau Argentina e da matriz italiana. Para atender ao prazo e à complexidade que as novas linhas de montagem e usinagem exigiam, somente na estrutura brasileira, mais de 35 projetistas das áreas de Engenharia Hidráulica, Pneumática, Elétrica, Eletrônica (Automação) e Mecânica e cerca de cem montadores participaram dos trabalhos. “Foi o maior desafio que enfrentamos até o momento, e o resultado vem certificar que temos condições de desenvolver projetos ainda maiores”, conta Scarpitta.
Além de construir parte da nova fábrica da FPT, a Comau também é responsável pela gestão de ativos industriais do Fire 2. Um grupo de profissionais acompanhou a montagem das novas linhas e passou por treinamentos específicos para a manutenção das mesmas. “O fato de termos participado desde o inicio do projeto (codesign) até a instalação, nos propiciou acumular as competências necessárias para gerenciar todos os ativos da nova fábrica” destaca.
A Comau do Brasil iniciou o desenvolvimento e a produção das linhas da nova fábrica Fire 2, em 2008, quando a FPT decidiu aumentar sua capacidade produtiva para atender às demandas dos mercados interno e externo.