Emplacamento de carros importados cresce 6,9% em fevereiro
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Emplacamento de carros importados cresce 6,9% em fevereiro

Com cerca de 40 novos produtos ou reestilizações, Abeiva já projeta 80 mil unidades até o final do ano

Texto: Imprensa ABEIVA

Os dados de emplacamento das 22 marcas filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores – Aston Martin, Audi, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Hafei Motor, JAC, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Land Rover, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki e Volvo, mostram crescimento de 6,9% em fevereiro último em relação ao mês anterior. Foram 5.422 unidades contra 5.073 veículos em janeiro.

Na comparação com igual período de 2009, em fevereiro último as 22 marcas associadas à Abeiva anotaram crescimento de 170,8%. Foram 5.422 unidades do mês passado contra 2.002 veículos em igual período de 2009.

No primeiro bimestre de 2010, os dados de emplacamento das 22 marcas mostram que a alta foi de 168,7%. O acumulado de janeiro e fevereiro de 2010 registra 10.495 unidades contra os 3.906 veículos do primeiro bimestre de 2009.

Ao considerar somente as 14 marcas associadas em fevereiro de 2009 ante os resultados de fevereiro deste ano, com exceção da Ferrari e da Maserati que deixaram a entidade em julho passado, os dados de emplacamento indicam aumento de 145,2%. Foram emplacadas 4.908 unidades, em fevereiro deste ano, contra 2.002 veículos de fevereiro de 2009.

Ao considerar também somente as 14 marcas associadas no primeiro bimestre de 2009, os dados de emplacamento mostram que houve aumento de 141,1%. Foram emplacadas 9.419 unidades, no primeiro bimestre de 2010, contra 3.906 veículos do primeiro bimestre do ano passado.

Vendas no atacado – Os dados de vendas no atacado – das importadoras para a rede autorizada de concessionárias -, das 22 marcas, por sua vez, mostram crescimento de 18,7% em fevereiro último em relação ao mês anterior. Foram 6.640 unidades conta 5.596 veículos em janeiro.

Na comparação com igual período de 2009, em fevereiro último as 22 marcas, também no atacado, anotaram crescimento de 225,01%. Foram 6.640 unidades do mês passado contra 2.043 veículos em igual período de 2009.

No primeiro bimestre de 2010, os dados de vendas no atacado das 22 marcas mostram ainda que a alta foi de 212,7% O acumulado de janeiro e fevereiro de 2010 registra 12.236 unidades contra os 3.913 veículos do primeiro bimestre de 2009.

Ao considerar somente as 14 marcas associadas em fevereiro de 2009 ante os resultados de fevereiro deste ano, os dados de vendas no atacado apresentam aumento de 192,3%. Foram comercializadas 5.972 unidades, em fevereiro deste ano, contra 2.043 veículos de fevereiro de 2009.

E finalmente, ao considerar também somente as 14 marcas associadas no primeiro bimestre de 2009, os dados de vendas no atacado mostram que houve aumento de 182%. Foram vendidas 11.034 unidades, no primeiro bimestre de 2010, contra 3.913 veículos do primeiro bimestre do ano passado.

“Com os dados de emplacamento, a Abeiva saltou de 2,52% em janeiro para 2,57% de participação em fevereiro no mercado total interno. E de 11,8% para 13,4% do mercado de importados”, comenta José Luiz Gandini, presidente eleito da entidade, para quem a estabilidade das moedas estrangeiras, o acesso ao crédito no Brasil e a série de lançamentos de produtos importados têm beneficiado o setor. “Ainda assim, 2,57% de participação no mercado total interno é muito insignificante para as empresas sem fábricas no País. O responsável por esse limitador é a alta carga tributária sobre os veículos importados. Os 35% do imposto de importação foram e continuam sendo uma proteção à indústria nacional”, completa Gandini.

Diante do aumento das marcas associadas com previsão de lançamento de 37 novos modelos ou reestilizações ainda este ano e dos resultados favoráveis do primeiro bimestre, a Abeiva projeta para 2010 vendas de 80.000 unidades. “Estamos convictos de que 2010 será um bom ano para o nosso setor, tanto na categoria de carros mais luxuosos como na de veículos de entrada ou de trabalho”, afirma Gandini.

Nova diretoria – Presidente nos biênios 1998/99, 2000/01 e 2006/07, José Luiz Gandini assume o cargo pelo quarto mandato. Também presidente da Kia Motors do Brasil, Gandini – no ano que o setor de importação de veículos automotores comemora seu 20º ano – mantém o objetivo de lutar pela redução gradativa da alíquota de importação, hoje estabelecida em 35% e o risco de 50% sobre os produtos procedentes dos Estados Unidos, a partir de abril próximo.

Para a diretoria executiva, José Luiz Gandini convidou Paulo Sérgio Kakinoff (presidente da Audi Brasil) para a vice-presidência da entidade, Philip Derderian (diretor geral da Chrysler, Dodge e Jeep) como diretor financeiro e John Peart (diretor-presidente da Land Rover) como diretor de assuntos corporativos.

“Com esse quadro diretivo, pretendemos atuar fortemente junto ao Governo Federal, no sentido de diminuir a distância entre os carros com e sem alíquota de importação. O Brasil vai importar este ano cerca de 500 mil unidades, das quais a Abeiva vai representar pouco mais de 15%. O restante vem da Argentina e do México, com alíquota zero. Isso é muito injusto”, analisa Gandini.

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