Kris Meeke esteve praticamente perfeito nesta sexta-feira (5), no primeiro dia do Rally Internacional de Curitiba, prova brasileira do Intercontinental Rally Challenge, o IRC. Das sete especiais disputadas ele ganhou seis. Depois de abandonar a primeira etapa, em Monte Carlo, Mônaco, o piloto britânico, atual campeão da categoria e vencedor da edição passada do rali, começou a mostrar força logo pela manhã, ao vencer as quatro especiais.
No entanto, não foi fácil conseguir a façanha. “O maior problema que enfrentei foi com diferença de piso. Em alguns momentos eu encontrava pontos secos e em outros, molhados. Isso acabou com a vantagem que eu tinha de conhecer a etapa da prova do ano passado”, afirmou Kris Meeke. Tudo em função das mudanças climáticas: da chuva forte da véspera para o dia ensolarado nas proximidades de Curitiba (PR).
Kris Meeke foi beneficiado por um problema que Juho Hanninen teve ainda no primeiro trecho, o de Campo Magro. Atual vice-líder do campeonato e primeiro a largar, o piloto finlandês tinha tudo para estar mais próximo dos principais adversários, mas um pneu furado fez com que ele terminasse o período da manhã apenas em quinto lugar. À tarde, esboçou recuperação com o melhor tempo da quinta especial – antepenúltima do dia.
Mas o britânico retomou o controle da situação e venceu as duas seguintes. No final do dia, Kris Meeke terminou com o primeiro lugar, com uma razoável vantagem de 32s7 sobre o segundo colocado, Guy Wilks. Juho Hanninen melhorou um pouco, subindo para quarto após a sétima e última especial, a de Ouro Fino. Daniel Oliveira fechou o dia como o melhor brasileiro, em sexto lugar.
Eduardo Scheer, campeão brasileiro em 2008 na categoria N2 Light e em 2009 na A6, filho de Oswaldo Scheer, atual campeão brasileiro da N4, também merece destaque. Com seu Mitsubishi Lancer Evo 9, ele foi o sétimo colocado no geral, andando perto dos favoritos que correm com os poderosos S2000. Neste sábado sera realizada a segunda e última parte da etapa brasileira do IRC, com dois trechos muitos especiais.
Integram a programação as especiais Rio Pesqueiro, que é mais bonita do trajeto, e Bocaiúva, a mais longa e desafiadora do dia de encerramento. A competição termina com a disputa do Super Prime, a grande novidade do rali. A especial em circuito fechado será a 15ª e última do Rally Internacional de Curitiba. Os pilotos precisam se desdobrar para tentar neste sábado (6) impedir o que aconteceu em 2009: vitória esmagadora de Kris Meeke.





