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NOVOS IVECO STRALIS NR POSSUEM SISTEMA DE EMBREAGEM MAIS MACIA DO QUE A DE UM AUTOMÓVEL
Um caminhão pesado com capacidade para tracionar mais de 45 toneladas de carga, equipado com um inédito sistema de embreagem com esforço de acionamento mais macio que um automóvel de passeio. Essa realidade acaba de chegar ao mercado brasileiro de veículos comerciais com a nova família Iveco Stralis NR (New Range), lançada há uma semana no Brasil com três opções de tração (4X2, 6X2 e 6X4), duas de câmbio, quatro de eixo traseiro e cabinas de teto alto e baixo, permitindo mais de 60 configurações diferentes ao mercado.
Os modelos de 460cv e 410cv já saem configurados de fábrica com esforço de acionamento do pedal de embreagem de apenas 8kg, o que, na prática, significa a metade do esforço exigido por um caminhão normal. Trata-se de um projeto tão revolucionário que conquistou a primeira patente registrada na matriz italiana da Iveco em nome do Centro de Desenvolvimento de Produtos Iveco de Sete Lagoas, MG.
“Oferecer de série um pedal com nível de esforço de 8kg num caminhão extrapesado é algo inédito no mundo automotivo. Esse nível de conforto vai gerar maior produtividade ao motorista”, afirma Renato Mastrobuono (foto), diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America.
O menor esforço do pedal foi possível com a adoção de um duplo sistema pneumático para atuar de forma auxiliar ao sistema simples normalmente adotado em todos os caminhões. Essa façanha é obra do engenheiro de Produto, Ricardo Coelho, do CDP da Iveco. “Tradicionalmente, para aumentar o conforto do acionamento do pedal eleva-se o seu curso. Porém, com uma solução bem simples quebramos este paradigma. Introduzimos um sistema pneumático no cilindro superior, transformando todo o conjunto em duplo servo assistido, o que reduziu o esforço pela metade”, conta Coelho.
Curiosidade
Ricardo Coelho inovou também ao desenvolver uma embreagem monodisco mais robusta e com durabilidade superior às embreagens de disco duplo, normalmente utilizadas por alguns caminhões da concorrência nas mesmas aplicações. O “pulo do gato” foi aumentar em 6kg a massa do platô, peça que atua no engate e desengate das marchas. Desenvolvido com a ZF-Sachs, o conjunto era tão original que testes inéditos foram idealizados para comprovar sua eficiência e resistência. A grande durabilidade da peça fez o fornecedor batizá-la de 430HD (heavy duty ou aplicação pesada).
Além disso, o conforto na troca de marchas é ampliado porque todo o sistema de engate foi reprojetado e reduziu em 40% o esforço do motorista com a alavanca de câmbio. Outra vantagem é que, a partir de agora o servo da transmissão já é acionado com 75% do curso do pedal de embreagem. “A combinação de todos esses fatores faz do novo Iveco Stralis NR um caminhão muito mais fácil e gostoso de guiar”, diz Luciano Cafure, gerente da plataforma de veículos pesados da Iveco, responsável pelo projeto NR.
Nova transmissão mais curta e mais rápida
Com um sistema de troca de marchas assim otimizado, o aproveitamento da nova transmissão ZF 16S2320TD é total. Em nova versão direct drive (última marcha direta, de relação de 1:1, mais reduzida), a caixa de câmbio tem agora escalonamento de marchas mais curtas e rápidas e oferece o melhor desempenho em qualquer situação. A versão overdrive (última marcha alongada) permanece como opção.
Com o câmbio mais curto, os Stralis NR de 460cv e 410cv oferecem ao motorista ainda mais suavidade no engate e seleção das marchas numa relação que também gera melhor desempenho na subida e descida do caminhão.
“Com as novas potências, as novas transmissões e as novas opções de eixo traseiro, o Iveco Stralis NR permite, também, velocidades de cruzeiro mais constantes e menor necessidade de trocas de marcha, o que contribui diretamente para a eficiência das viagens e o bem-estar dos motoristas, e um conforto ainda mais próximo de um automóvel de passeio”, completa Cafure.