Connect with us

Outros

Oficina itinerante Bosch Car Service faz testes gratuitos em Goiânia

Published

on

Serão oferecidos testes e diagnósticos gratuitos em carros de passeio
Imprensa Bosch

A oficina vai até o motorista. Pelo segundo ano consecutivo, esta é a proposta da oficina itinerante da Rede Bosch Car Service, que estará em Goiânia entre os dias 10 e 13 de março. Os motoristas que passarem por lá terão seus carros inspecionados gratuitamente em diversos itens e receberão laudos, que poderão indicar a necessidade de manutenção nos veículos. A oficina será instalada na Avenida Jamel Cecilio, 2676, Auto Posto Flamboyant Qualidade Petrobrás, e funcionará das 8 às 18 horas.

Advertisement

Montada sobre a carroceria de um caminhão, a oficina é equipada nos padrões da Rede Bosch Service, com equipamentos de diagnose de última geração para realização de análise de gases, teste de baterias e testes com um scanner de diagnóstico para veículos de passeio. Além dos laudos com os resultados das inspeções, os motoristas receberão ainda um cupom promocional para ser utilizado nas oficinas da rede Bosch Car Service.

¿Nosso objetivo é levar ao consumidor a conscientização sobre a importância da manutenção preventiva e o conceito de uma oficina bem preparada, com produtos e serviços de qualidade¿, afirma gerente de Marketing da Rede Bosch Service, Clécio Sanches. Goiânia é a primeira cidade de 2010 por onde a oficina itinerante passa, seguindo depois para Brasília, Campo Grande e Cuiabá onde encerra sua programação.
Testes gratuitos
Um dos testes que será realizado gratuitamente pela oficina itinerante Bosch Service é a análise de gases emitidos pelos veículos. Um equipamento com uma mangueira conectada ao escapamento identifica e registra em um software a emissão de Hidrocarboneto (HC) e Monóxido de Carbono (CO), que são gases tóxicos e prejudiciais à saúde, além do Dióxido de Carbono (CO2), que é responsável pelo efeito estufa.

O equipamento ainda capta a emissão de Oxigênio, que não é um gás poluente, mas sua medição é importante para diagnosticar problemas no funcionamento do motor. Ao final do teste, é emitido um laudo que, de acordo com os limites de emissão estabelecidos para o veículo, indica que o carro foi aprovado ou reprovado. Este laudo mostra se as emissões estão ou não dentro dos limites, o que pode indicar necessidade de manutenção.

Advertisement

O teste de bateria também é realizado por um equipamento específico da linha de diagnose da Bosch, que ainda pode ser utilizado para fazer testes no alternador e no motor de partida. Este teste permite diagnosticar possíveis falhas na bateria e fazer a manutenção preditiva, ou seja, medir o desgaste e indicar a necessidade ou não da sub stituição.

Também estará disponível na oficina itinerante um scanner de diagnóstico Bosch. Este aparelho possibilita a comunicação com as centrais eletrônicas dos veículos, que são responsáveis pelo gerenciamento da injeção eletrônica, do ABS, Air bag, transmissão automática, painel e outros componentes. Com este scanner é possível realizar a leitura de códigos de falha, fazer teste e leitura de sensores, reconhecimento de novos componentes, entre outras ações. O scanner é uma ferramenta fundamental para a realização de um diagnóstico rápido e preciso, o que resulta em economia para o consumidor.

Manutenção preventiva é sinônimo de segurança, economia e preservação ambiental

Advertisement

Confira as orientações da Rede Bosch Service sobre manutenção preventiva dos principais itens para garantir funcionamento do veículo, a segurança no trânsito e a preservação do meio ambiente.

Palhetas
¿ A Bosch recomenda a substituição das palhetas pelo menos uma v ez por ano ou ao serem observadas as seguintes condições: no pára-brisa, formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza; e nas palhetas, lâmina quebradiça, torta ou rasgada.

¿ Ao substituir as palhetas é importante verificar a condição do motor do limpador, verificar se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado e ainda conferir as condições do braço limpador.

Advertisement

Filtros
¿ Quando em bom estado de conservação, os filtros de óleo, ar, combustível e de cabine ajudam a reduzir o consumo de combustível, o nível de emissão de poluentes e até mesmo a entrada de partículas e gases nocivos no interior do veículo. Realizar a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros evita danos à injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e peças do motor. A recomendação da Bosch é que a troca destes componentes seja feita sempre em intervalos sugeridos no manual do fabricante do veícu lo.

Velas
¿ Abasteça em postos de combustível de confiança. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos.

¿ Troque as velas de ignição periodicamente, conforme a recomendação do fabricante. Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível em autopeças e oficinas mecânicas, para verificar qual é a vela correta para o motor daquele veículo.

Advertisement

Cabos
¿ Ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, a Bosch recomenda que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição, que são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica de alta tensão produzida na bobina de ignição às velas do motor.

Freios

¿ Para veículos em condições normais de rodagem, a recomendação da Bosch é verificar o sistema de freios a cad a 5 mil quilômetros e substituir o fluido de freio a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses.

Advertisement

¿ Na hora de substituir o fluido, é importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a orientação é sempre seguir às especificações do manual do proprietário do veículo. A aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança.

Correias
¿ A principal função desta peça é o sincronismo entre o virabrequim e o comando de válvulas, principais eixos do motor. Quando a correia quebra, há interrupção nesse sincronismo, o que provoca parada total do veículo. A Bosch aconselha uma avaliação visual a cada 10 mil quilômetros. A cada troca, é recomendável ainda avaliar o estado das polias e tensionadores, a fim de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma.

Rede Bosch Service
Com mais de 1400 oficinas credenciadas em todo território nacional, a Rede Bosch Service é a maior rede autorizada do País. São oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia de peças originais.

Advertisement

¿O conceito de oficinas mecânicas Bosch Service visa atender todas as necessidades de reparação do mercado automotivo em um só lugar. Por meio dos diferenciais de atendimento, qualidade e equipamentos de diagnóstico buscamos oferecer um serviço completo com a garantia Bosch¿, afirma Clécio Sanches.

Os serviços oferecidos pelas oficinas da rede – 1000 Bosch Car Service, 400 Bosch Truck Service e 30 Bosch Diesel Center – vão desde o diagnóstico e reparo de sistemas elétricos até a manutenção de sistemas de injeção e ignição, freios, suspensão e embreagem, dentre outros. As credenciadas são dotadas de equipamentos de última geração, que garantem diagnósticos rápidos e precisos.

Para garantir as melhores orientações ao consumi dor, aplicações adequadas e diagnósticos precisos, a Bosch oferece aos profissionais das oficinas cursos sobre as novas tecnologias, modernas técnicas de reparação e atualizações técnicas. Os credenciados também recebem cursos de atendimento ao cliente, comercialização, administração e marketing e todo o suporte em materiais de consulta.

Advertisement

Mais informações sobre a Rede Bosch Service e a localização das oficinas em todo o País podem ser obtidas no site www.boschservice.com.br.

Advertisement