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Volvo entrega primeiros ônibus biarticulados B9Salf que vão operar em SP

Os ônibus, que estão sendo encarroçados pela Caio-Induscar, deverão ser entregues em lotes até maio próximo

Texto: Imprensa Volvo

O B9SALF é um dos mais avançados chassis urbanos de grande capacidade de transporte já fabricados pela marca. É o único do mercado brasileiro com 100% de piso baixo. Com um motor de 9 litros e 360cv de potência – localizado lateralmente no entre-eixo do primeiro carro -, este chassi é a melhor opção para operações que precisam atender aos mais exigentes padrões do transportador para garantir maior acessibilidade, conforto, segurança e capacidade de transporte.

“A Volvo é o primeiro fabricante a oferecer ônibus biarticulados com piso 100% baixo na América Latina e também o que oferece a melhor acessibilidade do mercado”, declara Gabell. O B9SALF é um veículo que reúne toda a experiência da Volvo em acessibilidade, capacidade de transporte e performance do veículo. “É acessibilidade total”, completa o presidente.

Os ônibus vão rodar em São Paulo, contribuindo para melhorar o complicado trânsito da cidade, a maior do hemisfério Sul, com uma população de cerca de 20 milhões de habitantes em sua região metropolitana e uma frota de mais de 6 milhões de veículos. Os B9SALF ampliarão as frotas das operadoras Viação Campo Belo, Cidade Dutra, Viasul e VIP pertencentes ao Grupo Ruas, maior operador de empresas de ônibus urbanos de São Paulo e um dos maiores do Brasil, transportando em média cerca de 90 milhões de passageiros por mês.

Grupo Ruas

O Grupo Ruas está investindo em ônibus biarticulados e articulados, justamente pelos principais benefícios destes chassis: maior capacidade de transporte, menos emissões de gases, custo menor por passageiro transportado e atendimento da demanda de forma mais equilibrada. A companhia adquiriu os primeiros articulados Volvo em 1983, e os primeiros biarticulados em 1996.

BRT’s

Ao contrário de seus congêneres, este novo ônibus Volvo tem 26,5 metros de comprimento, situação que, aliada ao motor localizado entre os eixos, permite a elevada capacidade de transporte. “Temos muita experiência em BRT’s (Bus Rapid Transit), e sabemos que a capacidade de transporte é fator decisivo na competitividade. Somos imbatíveis nesta área”, destaca Gabell.

No Brasil os BRT’s são conhecidos como sistemas organizados de transporte coletivo urbano, a exemplo do que existe em Curitiba, cidade pioneira na implantação de um projeto viário e de transporte desta natureza. Outro BRT importante na América Latina que optou por chassis Volvo é o de Santiago, capital do Chile, que escolheu usar ônibus de piso baixo e de grande capacidade para facilitar a acessibilidade e o transporte de milhões de passageiros todos os dias.