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FORD APRESENTA O START, CONCEITO PARA AS MEGACIDADES DO FUTURO

Texto e Foto: Imprensa Ford

A Ford faz no Salão de Beijing, na China, até o dia 2 de maio, a estreia mundial do Start, carro-conceito inspirado nas necessidades de transporte das futuras megacidades. Pequeno, “verde”, esperto e divertido, o Start é mais do que um exercício de viabilidade de um carro compacto. Ele mostra a disposição da Ford de ampliar a aplicação da tecnologia EcoBoost, apresentando o protótipo de um motor 1.0 de três cilindros capaz de gerar a mesma potência de um 1.6 de quatro cilindros.

Equipado com turbocompressor e injeção direta de combustível, o novo motor EcoBoost 1.0 tem emissão de CO2 inferior a 100 g/km e opera com uma transmissão manual de cinco marchas, que também contribui para a economia de combustível e o prazer de dirigir, presente no DNA Ford.

O Ford Start foi inspirado na tendência global de urbanização em massa. Os habitantes das 20 maiores cidades do mundo têm mais afinidades entre si quanto a necessidades, expectativas e atitudes do que com os demais moradores dos seus próprios países. Hoje, mais de 50% da população vive em áreas urbanas. Em 2050, esse número deve ultrapassar os 70%. As ruas congestionadas, a preocupação com espaço para estacionar, eficiência energética e preço dos combustíveis faz com que os fabricantes, desde já, vejam os veículos e o transporte individual de uma maneira totalmente diferente.

Visual futurista

O conceito tem formas arredondadas e aerodinâmicas para otimizar o rendimento do combustível, combinadas com grade dianteira em formato trapezoidal, marca registrada do design Kinetic da Ford. Um painel inteiriço aplicado sob o veículo contribui para reduzir o arrasto de ar. Os faróis, assim como as luzes auxiliares e lanternas, são formados por uma linha fina de LEDs, de alta potência luminosa e estilo aerodinâmico. Os piscas funcionam com pulsos digitais.

O modelo é montado sobre um chassi com entre-eixos de 2.300 mm e comprimento total de 3.700 mm, tem largura de 1.672 mm e altura de aproximadamente 1.400 mm. A carroceria, em liga de alumínio, incorpora uma célula de segurança de alta resistência. Todos os painéis externos são produzidos em composto pré-colorido, deformável e reciclável.

Os vidros que circundam todo o carro proporcionam uma visão panorâmica para o motorista e fazem o teto parecer visualmente separado da carroceria. Produzido em composto, o teto traz uma pequena barbatana na traseira que abriga a luz elevada de freio e pode ser trocado como acessório. Rodas de 17 polegadas e pneus 205/45 R17 completam o visual.

O interior do Ford Start acomoda até quatro ocupantes e segue a mesma proposta minimalista. Seu painel, produzido em peça única, se estende pelo console central. A construção simplificada, além de transmitir uma aparência sofisticada, contribui para reduzir custos.

Os bancos, embora simples, são projetados para oferecer ergonomia e conforto. Eles são formados por uma concha de composto, com assentos e encostos moldados intercambiáveis, e deslizam sobre um monotrilho para dar acesso aos bancos traseiros. O chão é revestido de borracha moldada, em sintonia com a praticidade da cabine.

Tecnologia embarcada

Essa simplicidade visual é acompanhada de tecnologia embarcada de última geração. O veículo traz o MyFord Mobile, com conexão sem fio para celular e outros aparelhos móveis de comunicação. E também dispõe de comando de voz para controle do ar-condicionado, sistema de som, diagnóstico do motor, navegação e ativação do air bag do passageiro, com visualização numa tela de 6 polegadas do painel.

“O Ford Start é um carro-conceito puro, não destinado à produção. Mas, com certeza, estamos muito interessados em ouvir o que os consumidores dos grandes mercados urbanos têm a dizer sobre o seu design e propostas”, diz Freeman Thomas, diretor de Design da Ford Europa e Ásia Pacífico.