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Citroën inaugura concessionária Cannes em Macaé

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Investimentos do Grupo Cannes em Macaé ultrapassam R$ 2 milhões e são responsáveis pela geração de cerca de 25 empregos (entre diretos e indiretos).
Localizada numa das mais promissoras regiões do Rio de Janeiro, a nova Cannes Macaé projeta vendas anuais de cerca de 300 veículos novos e 150 seminovos.
A Cannes Macaé é a primeira concessionária do Estado do Rio de Janeiro construída de acordo com o novo padrão de imagem de marca implantado pela Citroën em todo o mundo.

Texto: Imprensa Citroën

A Citroën do Brasil e o grupo Cannes inaugurou na última quinta-feira, dia 10, na cidade de Macaé (RJ), a concessionária Cannes, 138ª concessão da marca Citroën no País, integrando uma rede sólida e com padrões internacionais de qualidade. Esta concessionária completa – atendimento em vendas, peças e serviços – amplia para 13 o número de pontos de atendimento comercial da rede Citroën no estado do Rio, hoje operando na capital com nove lojas, em Niterói (duas), Volta Redonda e, a partir de agora, também em Macaé.
Com 4.000 m² área total e 1.400 m² de área construída, a Citroën Cannes Macaé está localizada na Avenida Aloísio da Silva Gomes, 650, Granja dos Cavaleiros, numa das áreas mais nobres de Macaé. O empresário Ivan Cortellazzi Colaneri, diretor-geral do grupo Cannes, informa que “a nova casa está localizada num ponto estratégico a menos de 100 metros do Shopping Plaza Macaé e também próximo à Cidade Universitária da UFRJ”. A Bacia de Campos – onde se localiza Macaé – é responsável por 80% da produção de petróleo e por 47% da produção de gás do País.

Moderna e arquitetonicamente avançada, a concessionária Cannes Macaé é equipada com showroom climatizado para veículos novos e seminovos, setores administrativos e oficina dotada de equipamentos de última geração. “A Citroën Cannes de Macaé – complementa Colaneri – é a primeira concessionária da marca no estado do Rio de Janeiro já planejada e construída dentro dos novos padrões mundiais da Citroën para seus pontos de vendas e serviços”. Oferece, por exemplo, espaços inéditos como o Gamme Distinctive (onde o cliente tem a gama da marca apresentada de maneira diferenciada) e o Espaço Actualité (lançamento mais recente é apresentado em destaque para o cliente).

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O mercado regional
A abertura de uma nova concessionária em Macaé é estratégica para a Citroën ao ampliar o raio de atuação da marca numa região em franco e rápido desenvolvimento. O executivo informa também que a região de Macaé tem potencial de vendas para cerca de 300 veículos novos e 150 seminovos por ano num primeiro momento. Macaé pertence à região norte fluminense numa área de abrangência que inclui municípios como Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, entre outros.

Citroën cresce 25,12% no mercado nacional em maio
A Citroën fechou em maio vendas de 5.970 emplacamentos no mercado brasileiro, crescendo 16,4% sobre o resultado do mesmo mês de 2009 (5.129 unidades). No acumulado desde janeiro, a marca acumulou 30.749 veículos emplacados, 25,12% sobre as 24.576 unidades registradas no mesmo período de 2009. Domingos Boragina, diretor comercial da Citroën do Brasil, credita “os bons resultados principalmente ao excelente desempenho do C3, com 3.145 emplacamentos em maio e 15.349 unidades acumuladas nos primeiros cinco meses do ano”. Ele credita esses bons resultados das vendas da marca a fatores positivos de mercado como as menores taxas de juros, facilidades de crédito e a influência do final dos descontos do IPI. “A força das campanha de varejo do C3 com a chegada da linha 2011, a oferta da versão especial Solaris para o C3 Exclusive Automático (limitada a 1.400 unidades) e o pacote Pack Star para toda a linha foram determinantes para o aumento das vendas”, diz Boragina.

Outros destaques na linha Citroën em maio foram o C4 Hatch, com 827 unidades, e o C4 Pallas, com 946 unidades. Na gama de monovolumes, os modelos da Citroën registraram 853 unidades, assim divididos: Xsara Picasso com 556 unidades; C4 Picasso, 233 e Gran C4 Picasso, 64. O C5, nas versões Sedan e Tourer, somou 59 unidades. Complementando a sua linha de produtos no segmento de veículos comerciais leves, a Citroën emplacou em maio 139 unidades do modelo Jumper (+16,81%).
Para o ano pleno de 2010, as previsões da marca apontam para a ampliação de seu market-share para algo em torno de 3%, com os emplacamentos chegando a cerca de 100 mil unidades, ou seja, um aumento de mais de 68% em volume sobre as 69.302 unidades de 2009. “Temos algumas cartas na manga – complementa o executivo – principalmente para o segundo semestre como, por exemplo, a chegada do SUV compacto Citroën Aircross e o desenvolvimento de nossa rede de concessionárias, que deve chegar a 150 casas completas até dezembro”.

Ampliação da rede de concessionárias
Boragina ressalta também a fase importante do desenvolvimento da rede de concessionárias da Citroën, com a inauguração projetada de 15 novas concessionárias no Brasil em 2010, cinco das quais já em operação normal. “Nossos planos de crescimento, afirma, estabelecem que a rede Citroën deva chegar a 150 casas até o final deste ano, em 123 cidades”, conclui. O crescimento da rede está voltado basicamente para interiorização da marca em grandes centros urbanos, como em Macaé, e para o aumento da capilaridade da cobertura comercial que hoje já atinge mais de 90% do território nacional.

Nova Identidade Visual
Para privilegiar o relacionamento com o cliente e a experiência de marca, a Citroën iniciou recentemente uma transformação em sua rede internacional de pontos de venda: espaços de exposição, de recepção, de venda e de manutenção. Do lado de fora, a transparência, a fluidez e a cor fornecem indicações simples, imediatamente reconhecíveis. No interior, o espaço é inteiramente repensado e dirige naturalmente o cliente para os serviços que lhe são reservados.
O centro da loja passa a ser um ponto de destaque, onde sempre estarão os veículos principais em exposição. O fluxo de clientes se dará propositalmente em torno deste espaço. Nesta área de Vendas, onde imperam materiais como vidro e o logo cromado, fica clara a mensagem de leveza, elegância e transparência no relacionamento da marca com o cliente, assim como do cliente com os colaboradores da concessionária.

No Pós-Vendas é o vermelho que ressalta, sugerindo agilidade e eficiência no atendimento. Os mais atentos perceberão que as mudanças chegam aos menores detalhes. É o caso do mobiliário, que antes era preto e comum e agora passa a ser criado exclusivamente para uso das concessionárias Citroën em todo o mundo.
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Nova imagem de marca em três dimensões
A nova casa da Citroën em Macaé não inova apenas no visual arquitetônico, mas se insere nos novos padrões criados pela Citroën para mudar radicalmente a imagem da marca no mercado mundial. A primeira dimensão de mudança surge no novo logotipo, agora em relevo, ganhando em força e em substância. O vermelho, ponte entre o passado e o futuro da Citroën, se apresenta na nova tipologia do nome de marca. Um vermelho que também se modernizou, ficando agora mais intenso.

Se hoje a Citroën se expressa visualmente de maneira heterogênea, um novo princípio gráfico, uma tipologia exclusiva e um tom de voz único são detalhes que permitem, a partir de agora, garantir à marca melhor visibilidade e expressão mais coerente. Este novo universo carrega o status revolucionário da marca. Um universo onde o branco – sinal de transparência e de elegância – predomina; onde o vermelho é utilizado para expressar dinamismo, e onde o preto, o cinza e o cromo trazem status e força.
Seja uma nova obra, reestruturação de um edifício existente ou simplesmente um « relooking », todos os pontos de venda Citroën no mundo têm, a partir de agora, acesso a esta oferta modular em três níveis. “Em menos de três anos, os mais de 8.000 pontos de venda da Citroën mudarão de face para que em todos eles os clientes tenham o prazer de visitar a Citroën”, afirma Boragina. O objetivo da marca é estar no mesmo nível dos melhores do mundo nas pesquisas entre as montadoras de forma a figurar entre as cinco melhores nas pesquisas anuais do órgão independente JD.Power.
Para os clientes Citroën, a experiência com a marca deve ser excepcional em todas as circunstâncias. A marca vem implantando, tanto em Vendas como em Pós-Vendas, novos programas de comprometimento com os clientes nos temas considerados fundamentais. Boragina destaca entre eles o atendimento imediato e individualizado, as respostas rápidas e claras, a entrega e apresentação personalizada do carro, o comprometimento com os prazos, a clareza quanto aos trabalhos realizados, o acompanhamento de cada intervenção, entre outros compromissos através dos quais as redes da Citroën são avaliadas.

Créative Technologie: a segunda dimensão
A liderança da Citroën no campo da tecnologia automotiva fica agora ainda mais reforçada com a adoção de uma nova assinatura em suas campanhas de comunicação: Créative Technologie. A tecnologia com criatividade surge, através dos tempos, pela inventividade dos projetistas da marca desde a época de André Citroën. Alguns exemplos disso figuram na história da marca como o lançamento do motor flutuante (moteur flotant) no Traction Avant, primeiro carro do mundo com tração dianteira; a criação e o lançamento do DS com uma série de inovações tecnológicas na década de 1950, até chegar aos dias atuais com a proposta do sistema Stop & Start no C3.

Criadora da suspensão Hydroactive III+, do volante com comandos centrais fixos, da caixa de marchas robotizada, do filtro de partículas para os motores diesel, a Citroën demonstra continuamente sua liderança no campo da ecologia e da economia de combustível, tendo alcançado em 2008 a liderança na Europa em 2008 entre os veículos que emitem 110g de CO2/km ou menos, graças ao compacto C1. A Citroën foi também inovadora com o lançamento do pára-brisa panorâmico de grande ângulo, pioneira em novas assistências de direção com o alerta de mudança involuntária de faixa de tráfego, a projeção de informações no pára-brisa, o sistema SnowMotion, o SOS Urgence, e tantas outras criações tecnológicas.
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