Pajero vence Semana de Vela e Campeonato Sul Americano
Texto: Mitsubishi Motors Imprensa
O veleiro Pajero do comandante Eduardo Souza Ramos vence o Campeonato Sul Americano da classe S40 e leva, com uma regata de antecipação, o titulo da 37 ª Rolex Ilhabela Sailing Week.
Na regata de percurso com 22 milhas (40,7 km), realizada nesta sexta-feira no canal de São Sebastião, o barco ficou na quarta posição e tem 13 pontos perdidos e não pode ser mais alcançado pelos outros veleiros.
Em segundo lugar está o veleiro Mitsubishi/Gol do comandante Torben Grael, com 17 pontos perdidos, que nesta sexta-feira terminou a regata em segundo lugar. O vencedor do dia, Celfin Capital, tem como tático o irmão de Torben e também medalhista olímpico e campeão mundial Lars Grael e está em terceiro na classificação geral com 19 pontos perdidos.
Na edição deste ano nove veleiros da classe S40 participam da Rolex Ilhabela Sailing Week, cinco a mais que em 2009 quando foi a estréia, o que mostra a consolidação da classe one design na qual todos os barcos são rigorosamente iguais.
Para o comandante Eduardo Souza Ramos a oitava vitória na Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi muito importante e inesperada. “Acho que foi fantástico esse resultado. Se me perguntassem uma semana atrás eu não tinha como prever. Fazia seis meses que eu não navegava e foi uma série de fatores e combinações como uma ótima tripulação e um pouco de sorte”, concluiu.
O comandante do veleiro Pajero elogiou muito seus concorrentes. “O Torben e o Lars são excepcionais e foras de série, eles estão pegando a mão do barco e nossa vitória foi construída nas primeiras disputas da semana. Agora, todos estão muito competitivos e afinados”, explica.
O objetivo agora é consolidar e ampliar ainda mais a classe S40 promovendo disputas com barcos brasileiros, argentinos e chilenos. O comandante Eduardo Souza Ramos também segue imbuído nesse projeto. “Foi um presente que essa semana me deu e eu estou extremamente feliz com esse resultado. Agora a gente tem que colocar o máximo de esforço possível para afirmar a classe S40 e ver se consegue trazer sempre esses velejadores estrangeiros”.