Texto: Imprensa Webmotors

A instalação de som automotivo é uma mania nacional tão importante quanto a própria paixão pelos automóveis. Porém, na hora de instalar e cuidar do seu aparelho, algumas dicas são fundamentais para evitar prejuízos, multas e baixo desempenho.

Por isso o WebMotors, maior portal automotivo do país, divulga a seguir algumas dicas de manutenção, instalação e conservação dos equipamentos de som desenvolvidos para automóveis. Confira os cuidados e aproveite melhor o som do seu carro:

Limpeza do aparelho: o correto é limpar com uma flanela seca toda semana, retirando a poeira. Produtos abrasivos podem estragar as telas de LCD e também apagar as indicações dos botões do aparelho.

Leitor de CD: A vida útil de um leitor de CD é de 15 mil horas, o que pode ser ampliado com o uso e conservação adequados. Recomenda-se limpar o leitor com produtos específicos ou usar o CD próprio para a limpeza de lentes. Este CD ajuda a remover a poeira e outras impurezas que podem prejudicar a leitura das mídias. Além disso, o produto é ideal para restaurar o desempenho do aparelho.

Cuidados com os alto falantes: Por ser um equipamento delicado, o correto é não exceder demais no volume e fazer a instalação conforme a potência máxima dos falantes. Se a potência ultrapassar o volume permitido, além de haver distorção no som, o aparelho pode vibrar demais, o que prejudicará o desempenho dos altos falantes, responsáveis pela qualidade do som. Na limpeza, recomenda-se utilizar uma pistola de ar ou então uma lata de spray com ar comprimido.

Cuidados ao guardar os CD´s no carro: Sempre guardar os CD’s em lugares apropriados como os porta CDs, que são fáceis de organizar, ocupam pouco espaço físico e protegem as mídias por duas camadas. Atenção para não deixar os CD´s soltos pelo carro, nos porta objetos ou ao alcance da luz, que pode estragar a gravação.

Na hora de instalar o som no seu carro, observe:

• O ideal é consultar um profissional de confiança e levar o carro a lojas especializadas em som automotivo, pois a instalação errada pode comprometer o sistema elétrico e colocar em risco a garantia do veículo, quando novo;

• Antes de tudo, observe se o instalador fará uma checagem no chicote elétrico, nos fios, sistema de alimentação e na instalação de som do carro usando um multímetro para medir impedância, polaridades etc.;

• Confira se a potência do som não irá comprometer o sistema de alimentação do carro, o que pode requerer a instalação de uma bateria com maior amperagem e mudança na fiação elétrica;
• Ao escolher um aparelho de som, opte pelas grandes marcas e busque referência sobre os recursos disponíveis. Prefira os aparelhos que oferecem conectividade com recursos de porta USB, leitor de MP3/WMA e Bluetooth;
• Vale lembrar que conforme a Resolução 204 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), emitir som superior a 104 decibéis no carro é passível de multa de R$ 127,69 além de cinco pontos na carteira de habilitação.
• Assim como o sistema elétrico do carro, o som também deve ser avaliado e regulado por profissionais certificados. Isso garante o melhor desempenho e diversão garantida a bordo.