Texto e Foto: Imprensa Citroën
A Citroën fez uma trifeta no Rali da Alemanha, nona etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC). A dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena venceu a prova alemã pela oitava vez e consolidou a possibilidade de conquistar o título da temporada por antecipação já na próxima prova, o Rali do Japão. Daniel Sordo estreou a parceria com seu novo copiloto, Diego Vallejo, com um segundo lugar, à frente de Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, terceiros colocados.
Os adversários não tiveram chances diante da competitividade dos Citroën C4. Em todos os estágios, os melhores tempos ficaram com duplas da marca – mais precisamente, Loeb/Elena, Sordo/Vallejo, Petter Solberg/Chris Patterson (inscritos por uma equipe particular) e Kimi Räikkönen/Kaj Lindstrom (Citroën Junior Team). Além disso, Loeb/Elena e Sordo/Vallejo não deram chances aos adversários: após todos os estágios, eles se mantiveram nos dois primeiros lugares nos tempos acumulados. Ogier/Ingrassia tiveram mais ação e superaram Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila no segundo dia. A partir daí, mantiveram o terceiro lugar até o final.
“É sempre um prazer vencer este rali e gosto muito de pilotar o C4 WRC em pisos de asfalto”, afirmava Loeb após a oitava vitória no Rali da Alemanha e a quinta em nove etapas já disputadas nesta temporada. “O público é muito entusiasmado e isso dá uma motivação maior ainda. Foi uma vitória muito importante porque me deixa mais perto de concretizar o objetivo de ser campeão neste ano e conquistar meu sétimo título mundial.”
Olivier Quesnel, diretor da Citroën Racing, lembrou que a vitória na Alemanha fez o Citroën C4 igualar o número de vitórias do Citroën Xsara no Campeonato Mundial de Rali. “A Citroën monopolizou o pódio no México, em Portugal, na Bulgária e aqui. Dá para aumentar ainda mais esse número de vitórias”, confia.
Rali da Alemanha – 20 a 22 de agosto
Resultado final
1) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën C4, 3h59:38.3
2) Daniel Sordo (Espanha)/Diego Vallejo (Espanha), Citroën C4, a 51.3
3) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën C4, a 2:13.3
4) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Focus, a 2:33.9
5) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën C4, a 6:47.7
6) Matt Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 8:46.7
7) Kimi Räikkönen (Finlândia)/Kaj Lindstrom (Finlândia), Citroën C4, a 8:50.5
8) Khalid Al Qassimi (Emirados Árabes)/Michael Orr (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 17:36.5
9) Mark van Eldik (Holanda)/Robin Buysmans (Bélgica), Ford Focus, a 17:53.0
10) Patrik Sandell (Suécia)/Emil Axelsson (Suécia), Skoda Fabia, a 17:58.8
2) Daniel Sordo (Espanha)/Diego Vallejo (Espanha), Citroën C4, a 51.3
3) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën C4, a 2:13.3
4) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Focus, a 2:33.9
5) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën C4, a 6:47.7
6) Matt Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 8:46.7
7) Kimi Räikkönen (Finlândia)/Kaj Lindstrom (Finlândia), Citroën C4, a 8:50.5
8) Khalid Al Qassimi (Emirados Árabes)/Michael Orr (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 17:36.5
9) Mark van Eldik (Holanda)/Robin Buysmans (Bélgica), Ford Focus, a 17:53.0
10) Patrik Sandell (Suécia)/Emil Axelsson (Suécia), Skoda Fabia, a 17:58.8