Gabriel é o melhor brasileiro em Spa-Francorchamps e conquista pódio
O mítico circuito de Spa-Francorchamps reservou um bom resultado para o paranaense Gabriel Dias, neste sábado (31). Depois de abandonar a primeira prova e largar em último na segunda – prova na qual recuperou várias posições e terminou em 11º -, na última corrida da rodada tripla do Campeonato Inglês de Fórmula 3 na pista belga, Gabriel foi o melhor entre os pilotos brasileiros, terminando a prova na quarta posição no geral, mas em terceiro entre os pilotos do famoso certame britânico.
Partindo em quarto lugar no grid, o paranaense manteve a posição e conta como foi a disputa entre os líderes da prova. “No começo os quatro primeiros estavam muito juntos. O carro rendia bem, mas fiquei preso atrás do Alex Sims (piloto que disputa o Campeonato Europeu da categoria), que é um piloto muito bom, chegou a ser líder do campeonato europeu. Como ele não era da mesma categoria e estava se posicionando muito bem na pista, sem dar chances de ultrapassá-lo, achei melhor não arriscar, pois garantia o terceiro lugar e um lugar no pódio. No final tive uma disputa com o (Felipe) Nasr e consegui manter a posição”, revelou Dias.
“A corrida foi bem movimentada, com várias trocas de posição. Foi uma corrida longa, a pista é comprida (7.004 metros) também, e o carro não conseguimos tirar o melhor rendimento do carro”, continuou.
Com o resultado deste sábado, Gabriel volta a ser o melhor brasileiro na competição ao ocupar a quarta colocação no campeonato. O foco do jovem piloto, entretanto, já está no próximo desafio da temporada, semana que vem no circuito de Thruxton, no sul da Inglaterra, já no próximo fim de semana.
“O terceiro lugar foi bom, pois dá um novo ânimo para a equipe com a conquista de mais um pódio. Além disso, ultrapassei o (Adriano) Buzaid na classificação geral e voltei para o quarto lugar no campeonato. Agora, temos de nos concentrar e trabalhar para a próxima corrida, que já é no fim de semana que vem, em Thruxton”, comemorou, ponderadamente, Gabriel. Os dois compatriotas estão empatados com 110 pontos, mas Dias leva vantagem por já ter conquistado duas vitórias nesta temporada do Campeonato Britânico.
O francês Jean-Eric Vergne venceu mais uma vez a prova deste sábado e deixa Spa-Francorchamps com três vitórias e a liderança isolada da temporada, com 251 pontos, contra 164 do inglês Oli Webb, segundo colocado no campeonato.
Confira a classificação dos seis primeiros do Campeonato Inglês de Fórmula 3:
1. Jean-Eric Vergne (FRA) – 251 pontos
2. Oli Webb (ING) – 164
3. James Calado (ING) – 162
4. Gabriel Dias (BRA) – 110
5. Adriano Buzaid (BRA) – 110
6. Felipe Nasr (BRA) – 74