O Iate Clube do Rio de Janeiro é o cenário escolhido para a realização da Mitsubishi Sailing Cup – primeira competição para barcos da classe S40 realizada no Brasil. Entre os dias 14 e 16 de agosto, a competição contará com grandes nomes do esporte náutico mundial, tendo ainda a entrega da maior premiação da história da vela, além de outras novidades para provas náuticas.
Na opinião do velejador Eduardo de Souza Ramos, um dos idealizadores do projeto, a ação promete imprimir um novo conceito de regata no País, em que as disputas se dão entre barcos monotipo oceânico, elevando o nível de competitividade entre as equipes. “Contar com uma categoria em que os competidores disputam as provas com barcos idênticos era um sonho que se tornou realidade. Com o S40, encontramos o tamanho ideal de embarcação para esse tipo de disputa”, afirma Eduardo. “Acredito que estamos criando um novo paradigma para a Vela no Brasil ao viabilizar competições mais equilibradas e acessíveis”, completa.
Outra novidade da competição é o fim do handicap (cálculo utilizado em competições náuticas que visa equilibrar as diferenças entre embarcações), o que torna vencedor o barco que chegar primeiro, além da existência de um “juiz de água”, autoridade máxima na prova, responsável pelo cumprimento das regras. Com isso, possíveis irregularidades são definidas durante a prova, evitando recursos posteriores e aumentando a dinâmica das regatas.
Com o monotipo oceânico projetado pelo arquiteto Javier Soto Acebal, a categoria S40 é apontada como o futuro do esporte e reúne modelos “one design” (barcos com desenho único e iguais), modernos e de série. Para a estreia da classe S40 no País, a Mitsubishi Sailing Cup reunirá nove barcos comandados por grandes velejadores do País, como Eduardo Souza Ramos, Alan Adler, Zeca Revoredo, Roberto Martins, além dos comandantes e tripulações de Argentina, Chile e Uruguai.
A competiçãoCada uma das quatro etapas da Mitsubishi Sailing Cup terá duração de três dias, composta por três regatas diárias, que podem acontecer na modalidade barlavento/sotavento ou mesmo de percurso, neste caso com no máximo 20 milhas.
Para a classificação geral será utilizado o critério de pontos perdidos (PP) e a cada etapa, os três primeiros colocados recebem troféus e medalhas. O campeão geral da Mitsubishi Sailing Cup receberá um veículo Pajero Dakar, mais recente integrante da família Pajero a chegar no Brasil.
Além da categoria S40, a competição contará com regatas da categoria HPE25 em suas três primeiras etapas, reunindo monotipos de 25 pés produzidos no Brasil.
Calendário
A abertura da Mitsubishi Sailing Cup acontece nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), um dos mais tradicionais berços do esporte no País.
Depois, a disputa seguirá para a Marina Verolme em Angra dos Reis/RJ, nos dias 4, 5 e 6 de setembro. Em seguida, o Mitsubishi Sailing Cup chega a Ilhabela/SP (Yacht Clube de Ilhabela), entre os dias 01 e 03 de outubro, e termina em Florianópolis/SC, (Iate Clube Veleiros da Ilha), nos dias 22, 23 e 24 de outubro, quando será conhecido o grande campeão da competição.
Serviço
Local: Iate Clube do Rio de Janeiro
End: Av Pasteur, 333 – Urca
Programação no Rio de Janeiro
Programação : Iate Clube do Rio de Janeiro
Datas :
14 de Agosto- Sábado
8h30 ás 10h30 – Pesagem dos tripulantes
10h00 – Cerimônia de Abertura e Reunião de Participantes
12h00 -Regata
18h00- Canoa de Cerveja
15 de Agosto – Domingo
12h00 – Regata
18h00 – Canoa de Cerveja
16 de Agosto – Segunda-feira
12h00 -Regatas
17h00 – Canoa de Cerveja
18h00- Entrega de Prêmios da 1ª Etapa Rio