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Triton X10 nasce com a missão de vencer os desafios do segundo maior rali do mundo

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Texto: NewsRoom

Prestes a iniciar sua 12ª participação consecutiva no Rally Internacional dos Sertões, a equipe X Rally Team apresentou o protótipo construído “em casa”, com o qual disputará a prova na categoria T1: a picape Mitsubishi Triton X10.

Projetada pelo engenheiro e navegador de rali Youssef Haddad, que trabalhou durante sete anos no departamento de competições da Mitsubishi, a Triton X10 foi pensada em cada detalhe para vencer um dos desafios mais difíceis do esporte a motor: superar os 4.486 quilômetros de trilhas e aventuras do Rally dos Sertões 2010. Em sua 18ª edição, que acontece entre os dias 10 e 21 de agosto, a competição ligará Goiânia (GO) a Fortaleza (CE), percorrendo ainda os estados de Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e Piauí.

O X Rally Team competirá com dois carros, comandados pelos pilotos – e irmãos – Cristian, o Xis, e Marcos Baumgart, que formarão duplas com os navegadores Beco Andreotti, e Kleber Cincea, respectivamente.

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“Este é um carro totalmente novo, e que já estamos desenvolvendo há um ano. Sabemos que este projeto é totalmente inovador e não podiamos escolher uma pista de testes melhor que o Rally dos Sertões”, declarou o chefe da equipe Gabriel Foltram.

Cavalaria extra
Se a condição básica para sobreviver às áridas adversidades do cerrado brasileiro é a força, a Triton X10 não deixa por menos. Os dois carros são equipados com o motor do Mitsubishi Lancer Evolution X, que originalmente, movido a gasolina e dotado de turbocompressor e intercooler, rende 295 cavalos de potência. Entretanto, para se adequar ao projeto da Triton X10, o propulsor foi convertido para o etanol, o que exigiu também a reprogramação do gerenciamento eletrônico do conjunto. Como resultado, a potência saltou para os 330 cv (a 7000 rpm), enquanto o torque máximo subiu de 37,3 kgfm para 40 kgfm (a 3500 rpm).

Para formar um trem de força à altura do poderoso motor, a equipe optou por um câmbio sequencial de seis velocidades. A transmissão com tração nas quatro rodas (4×4) é completada pelos dois diferenciais autoblocantes (um para cada eixo do veículo), os quais distribuem a força do motor e evitam que as rodas patinem em pisos com pouca aderência.

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FICHA TÉCNICA: Mitsubishi L200 Triton X10 – by X Rally Team

Motor
Longitudinal, etanol, quatro cilindros, quatro válvulas por cilindro,
injeção eletrônica multipoint, turbo e intercooler
Cilindrada: 2000 cm³
Potência: 330 cv a 7000 rpm
Torque: 40 kgfm a 3500 rpm
Transmissão: sequencial, seis velocidades, 4×4

Carroceria
Estrutura tubular de aço, carenagem de fibra de carbono, picape, dois lugares
Suspensões: independentes, duplo triângulo, dois amortecedores por roda
Freios: a disco nas quatro rodas
Rodas: X Rally Team & OZ Racing 16″
Pneus: BFGoodrich G1 235/85 R16
Tanque: 350 litros
Peso: 1.780 kg
Peso/potência: 5,3 kg/cv
Velocidade máxima: 190 km/h (estimada)

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X Rally Team disputa o Rally Internacional dos Sertões há 12 anos e é patrocinado por Vedacit e Mitsubishi, e apoiado por Usiminas Automotiva e BFGoodrich.

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