Vencedores da primeira etapa do Series têm desafio especial no Sertões

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    Texto: ReUnion Press

    Prontos para o maior desafio do ano em terras brasileiras, os pilotos inscritos para a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões alimentam expectativas e traçam estratégias para cruzar os 4.486 quilômetros do trajeto e chegar ao final do segundo maior rali do planeta. Mas além do desafio e das dificuldades do caminho entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE), entre 10 e 21 de agosto, os competidores estarão de olho em outros dois campeonatos: o Brasileiro de Cross Country e o Sertões Series.

    A primeira etapa do Series foi disputada no final do mês de maio em Avaré (SP), e dos vencedores nas quatro categorias, apenas o campeão entre os quadriciclos, José Mauro de Almeida Junior, não poderá disputar o Rally dos Sertões em virtude de compromissos profissionais.

    Entre os carros e caminhões, as quatro primeiras etapas do Sertões contarão para o Series. Além disso, os três dias iniciais valerão pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). “Foi muito bom saber que parte do Sertões também valerá pelo Series, um campeonato no qual estamos muito focados, embora o objetivo principal seja o Rally dos Sertões. Temos ciência de que será uma prova muito pesada e ao mesmo tempo técnica, então vamos tentar uma estratégia que possa gerar resultados benéficos em ambas as competições. Assim, podemos correr com mais folga no Rally dos Amigos”, afirmou Marcos Cassol, campeão em Avaré (SP) em sua primeira participação entre os caminhões.

    Guilherme Spinelli também venceu no Interior de São Paulo, em sua volta às competições brasileiras, a bordo de uma Mitsubishi L200 RS Triton movida a etanol. “O Sertões é um rali bem mais duro, com variados tipos de piso, uma verdadeira prova de endurance. Mas sem dúvida, o fato de ter estreado a Triton RS no Series em Avaré ajudou a nos motivar a seguir desenvolvendo o carro para enfrentar o Sertões”, afirmou Guiga, que ao contrário do Series, não correrá com etanol.

    Entre as motos, além das quatro primeiras etapas valendo para o Series, todo o percurso do Rally Internacional dos Sertões contará para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), e da seguinte forma: a soma do resultado dos quatro primeiros dias valerão como uma etapa; depois, o acumulado do quinto, sexto e sétimo dia, como a segunda etapa; e os três últimos, como outra etapa.

    “O Sertões Series em Avaré me ajudou a entrar no ritmo. Foi uma prova rápida, mas muito boa, com terreno bem variado, trechos de pedra, chão duro, terra batida, muito bom para ir me acostumando”, afirmou o catarinense Ike Klaumann, que liderou uma dobradinha em família: seu irmão, Guto, foi o segundo colocado na prova que também valeu pelo Campeonato Paulista de Baja – entre as motos, o percurso não foi planilhado.

    “Já que vencemos a primeira etapa do Series, vamos continuar de olho na pontuação nestas quatro primeiras etapas. O foco principal, no entanto, é o rali todo, porque se for bem no Sertões, o resultado vai ajudar no Series e também no Brasileiro”, disse o piloto, campeão brasileiro da categoria Super Production 450cc.

    “O Rally dos Sertões é uma prova completamente diferente das outras. É mais longa, mais variável, mais dura. Não vai ser nada fácil. A idéia é conquistar uma boa colocação na classificação geral”, apontou Klaumann, que foi o vice-campeão da mesma categoria na edição de 2008 do Sertões.

    Confira a programação oficial do Rally dos Sertões 2010:

    1º dia (11/08, quarta-feira) – Goiânia (GO) – Caldas Novas (GO)
    DI. 34 km
    TE. 133 km
    DF. 36 km
    Total – 203 km

    2º dia (12/08, quinta-feira) – Caldas Novas (GO) – Unaí (MG)
    DI. 39 km
    TE. 214 km
    DF. 192 km
    Total – 445 km

    3º dia (13/08, sexta-feira) – Unaí (MG) – Alto Paraíso de Goiás (GO)
    DI. 29 km
    TE. 220 km
    DF. 167 km
    Total – 416 km

    4º dia (14/08, sábado) – Alto Paraíso de Goiás (GO) – Dianópolis (TO)
    DI. 2 km
    TE. 240 km
    DF. 272 km
    Total – 514 km

    5º dia (15/08, domingo) – Dianópolis (TO) – Palmas (TO)
    DI. 28 km
    TE. 209 km
    DF. 218 km
    Total – 455 km

    6º dia (16/08, segunda-feira) – Palmas (TO) – São Felix do Tocantins (TO)
    DI. 108 km
    TE. 330 km
    DF. 0 km
    Total – 439 km

    7º dia (17/08, terça-feira) – São Felix do Tocantins (TO) – Balsas (MA)
    DI. 12 km
    TE. 485 km
    DF. 22 km
    Total – 520 km

    8º dia (18/08 quarta-feira) – Balsas (MA) – Teresina (PI)
    DI. 178 km
    TE. 183 km
    DF. 292 km
    Total – 653 km

    9º dia (19/08, quinta-feira) – Teresina (PI) – Sobral (CE)
    DI. 70 km
    TE. 245 km
    DF. 137 km
    Total – 452 km

    10º dia (20/08, sexta-feira) – Sobral (CE) – Fortaleza (CE)
    DI. 43 km
    TE. 107 km
    DF. 240 km
    Total – 390 km

    Total da Prova – 4.486 km
    Total de Especiais – 2.366 km
    Percentual: 52,7%

    LEGENDAS:
    DI: Deslocamento Inicial
    TE: Trecho de Especial
    DF: Deslocamento Final

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