Texto: Companhia de Imprensa
A certificação de oficinas IQA-CESVI agora passa a se chamar ‘Oficina Certificada Quatro Rodas’, fruto da parceria do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) com a revista Quatro Rodas. A certificação, antes restrita às oficinas de funilaria e pintura, também se estenderá às empresas que realizam serviços de mecânica.
O selo contribui para que os consumidores e companhias de seguros identifiquem os estabelecimentos que oferecem serviços de mecânica e de funilaria e pintura com qualidade técnica. As oficinas aprovadas na avaliação recebem uma placa com o nome do novo selo, ampliando sua visibilidade para os clientes e também com divulgação da conquista nos canais de comunicação Quatro Rodas – publicações impressas e web.
Alexandre Xavier, gerente de Negócios e Marketing do IQA, destaca que a parceria IQA-CESVI, iniciada em 2008, veio como uma evolução do processo de certificação, que teve início há 10 anos pelo IQA. “Demos um passo muito importante com a parceria realizada com o CESVI e, agora, estamos ampliando a dimensão do alcance deste trabalho, por meio da aliança com a Quatro Rodas. Assim, além de contribuir para os processos e resultados das oficinas, levamos referências ao consumidor e aumentamos sua satisfação com os serviços à disposição no mercado”, diz.
“Estamos certos que essa aliança entre a Quatro Rodas e a certificação de oficina IQA-CESVI, já consagrada no mercado reparador automobilístico, irá aumentar mais o acesso do consumidor às informações técnicas essenciais para a decisão de compra de um serviço em oficina. A parceria proporciona sustentabilidade e capacitação técnica deste importante mercado na cadeia automotiva”, afirma José Aurelio Ramalho, diretor de Operações do CESVI BRASIL.
“Com este projeto, a Quatro Rodas inaugura nova fase de participação na vida de sua audiência. Além de continuar a testar, experimentar e analisar os veículos disponíveis no mercado, a revista passa a ceder seu título como atestado de qualidade dos serviços que o proprietário de um carro precisa utilizar. E, isso, sem deixar de informar também sobre mercado, segurança e lançamentos, como tradicionalmente fez ao longo de seus 50 anos de história”, analisa Marcos Emílio Gomes, diretor do Núcleo Motor Esporte da Editora Abril.
Conteúdo tecnológico – Para conquistar a certificação, são avaliados diversos aspectos da oficina, como utilização adequada de ferramentas e equipamentos, infraestrutura das instalações, gestão, além do grau tecnológico utilizado pela casa e a capacitação técnica dos profissionais. As empresas são classificadas com estrelas, em uma escala de 0 a 5, sendo que o mínimo necessário para o estabelecimento obter a certificação são 3 estrelas.
A classificação que a oficina recebe tem validade de um ano. Após isso, a oficina pode pedir nova avaliação, na qual pode confirmar seu grau de qualidade ou demonstrar que evoluiu desde a última análise.
Certificadas – A ABC Pneus e a Maredu Serviços são as primeiras oficinas mecânicas a receberem o selo ‘Oficina Certificada Quatro Rodas’. A ABC Pneus, em Santo André (SP), foi avaliada na utilização correta dos equipamentos para a reparação de freios, suspensão, direção e escapamentos; já a Maredu Serviços, em São Caetano do Sul (SP), foi avaliada em motor, direção, elétrica, suspensão, freios, injeção eletrônica e transmissão.
“A certificação é um diferencial de grande importância em relação aos nossos concorrentes. O CESVI e o IQA são entidades sérias, e a consultoria que eles prestam atende a nossa ambição de sempre oferecer o melhor aos clientes, porque também nos entendemos como empresa séria. A marca Quatro Rodas é um símbolo que o mercado conhece muito bem, tem tradição de 50 anos e valorizará muito a divulgação do nível que atingimos com a certificação”, avalia Airton Scarpa Júnior, diretor de Operações da ABC Pneus.
“Sou engenheiro mecânico e meu histórico profissional sempre esteve associado à área de qualidade. Eu já tinha interesse em homologar minha oficina com o IQA e conhecia o trabalho do CESVI. Então foi gratificante ser um dos pioneiros dessa certificação. A marca Quatro Rodas, com certeza, vai chamar a atenção dos clientes para os nossos serviços, o que me enche de boas expectativas”, diz Paulo Fiori Botion Marino, diretor da Maredu Serviços.