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Scapini usa telemetria Sascar para ganhar produtividade e segurança

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Texto: Lide Soluções Integradas em Comunicação

A Scapini Transportadora e Logística, empresa gaúcha de operações de Transporte e Logística que atua em todo o Mercosul, contratou um sistema completo de telemetria Sascar, o SasTM full, em 2008, além de optar pelo Sascarga, como sistema de contingência para rastreamento e localização dos caminhões que compõem sua frota.

“Quando contratamos a telemetria, nós planejávamos utilizar as ferramentas para garantir mais segurança para a frota e aos profissionais e melhorar a produtividade. Mas obtivemos também significativa redução de custos, diminuindo as infrações e o número de acidentes, pois passamos a atuar preventivamente, além da economia no consumo de combustível”, afirma Antonio Bolzon, supervisor de monitoramento de frota da Scapini.

Para se ter uma idéia dos benefícios, eram registrados aproximadamente 115 mil picos de velocidade mensais (quando o motorista ultrapassava a velocidade permitida pelo trecho) no período de janeiro a abril deste ano. A partir de abril, este número caiu para 35 mil picos. “Atuamos de forma preventiva visando evitar excessos que podem proporcionar quebras e acidentes, esta atuação é importante porque assegura a excelência de nosso atendimento e a pontualidade das entregas. Mas conseguimos economizar também nos gastos com reposição de pneus e lonas de freio, entre outras peças”, complementa Giovanni Salzano, gestor de telemetria da Scapini.

Outras vantagens apontadas: a possibilidade de acompanhar em tempo real as ocorrências com cada um dos veículos da frota, inclusive com o estabelecimento de velocidades por trechos, e a dirigibilidade de cada um dos motoristas, o que permite à empresa dar orientações personalizadas e desenvolver treinamentos em grupo mais focados.

No quesito acompanhamento individual dos profissionais foram definidos padrões e metas que são avaliados e revisados frequentemente pelos gestores, que atribuem notas de desempenho – a ideal é que a nota esteja sempre acima de 8.0. “Dependendo da nota obtida pelo motorista e dos parâmetros avaliados, ele é aprovado ou encaminhado para o treinamento correspondente. Com isto, a mudança de percepção dos motoristas em relação ao próprio trabalho e os objetivos da empresa melhorou muito”, explica Salzano.

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Soluções versáteis – O SasTM Sascar é uma solução de telemetria que possibilitam aos clientes monitorar o desempenho do veículo e o comportamento do motorista ao dirigir. Interpreta parâmetros de dirigibilidade, como freadas bruscas, direção perigosa e uso do pedal da embreagem, além de monitorar aquecimento do motor, velocidade, necessidade de manutenção de peças, cumprimento de rotas, tempo gasto nas locomoções, consumo de combustíveis, óleos lubrificantes e pneus, entre outros itens. Seus parâmetros podem ser definidos conforme as necessidades de cada companhia para diferentes tipos de equipamentos automotores e industriais.

Com os dados gerados pelo SasTM são produzidos diferentes relatórios, fundamentais para que os gestores tomem decisões precisas para aperfeiçoar o atendimento, melhorar a produtividade e garantir a segurança dos veículos e dos motoristas. “É um solução muito versátil, que pode sempre ser adequada às necessidades de cada cliente. A Scapini, ao optar pelo SasTM, por exemplo, solicitou aplicativos e relatórios específicos para sua operação, como as ocorrências (eventos) por motorista e por veículo, que permitem visualizar, por exemplo, a proporção entre km e infrações”, destaca Reinaldo de Almeida, gerente de negócios na área de telemetria da Sascar.

De acordo com Bolzon, com os ajustes iniciais da solução de telemetria para atender às especificidades da Scapini e ao treinamento dos usuários, a companhia pode estabelecer melhores parâmetros para uso de ignição, embreagem, freio e marcha, índices de velocidade, banguela, entre outros itens, para condução mais eficiente da frota, bem como planejar melhor a logística de cada viagem, garantindo economia e maior segurança. “Outra vantagem é que hoje nós só interferimos no momento em que ocorre uma quebra dos parâmetros estabelecidos, desta forma é visível a melhoria de desempenho dos motoristas e, por consequência, o melhor aproveitamento dos veículos”, comemora o supervisor da Scapini.

A dedicação e a presteza da equipe comercial e de assistência técnica da Sascar também foram comentadas. “Nós apresentamos demandas muito específicas em termos de hardware e software. Todos os equipamentos instalados deveriam ter lacre, alguns aplicativos foram especialmente desenvolvidos e os relatórios tiveram de ser mais resumidos, objetivos e estratégicos visando fornecer uma visão global aos diretores. Fomos atendidos em todas as nossas solicitações e nos tornamos verdadeiros parceiros”, informa Salzano.

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