Texto: Assessoria de Imprensa – Itaipava GT Brasil
Está chegando ao fim o período de quase dois anos sem corridas do Itaipava GT Brasil no Rio Grande do Sul. Neste fim de semana, o campeonato dos carros dos sonhos disputa a sexta e antepenúltima etapa da temporada no novo autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Foi um longo intervalo desde a última passagem da categoria pelo estado, mas não há momento mais apropriado para levar ao público gaúcho o grid de largada de quase trinta modelos, entre eles Ford GT, Lamborghini Gallardo LP560, Lamborghini Gallardo LP500, Ferrari F430, Dodge Viper Competition Coupe, Maserati Trofeo, Ferrari Challenge e Ginetta G50.
Na liderança do campeonato da Itaipava GTBR3, aparece um representante local, Matheus Stumpf – que divide a pilotagem de um Ford GT com o paraibano Valdeno Brito. “Correr aqui é sempre muito especial, ainda mais quando se trata de um campeonato deste porte. Os gaúchos são apaixonados por automobilismo e terei a oportunidade de correr próximo dos meus amigos e familiares. Será muito bom e espero ampliar nossa vantagem para o segundo colocado no campeonato”, afirma Matheus Stumpf. Atualmente, eles têm 143 pontos, contra 112 do vice-líder, Claudio Dahruj, parceiro de Ricardo Zonta na pilotagem de um Lamborghini Gallardo LP560.
A fase parece mesmo muito boa para os gaúchos: além do líder do campeonato, contam com o atual campeão do Itaipava GT Brasil e vencedor da corrida mais recente da temporada, Cláudio Ricci. “Esta prova para mim é uma das mais importantes, por ser disputada aqui no Rio Grande do Sul. É muito bom chegar com chances de disputar vitórias. Sabemos que não temos o melhor carro, mas conhecemos muito bem o nosso equipamento, temos a exata noção do que é possível tirar dele”, comenta Claudio Ricci, que nesta etapa terá Aluízio Coelho como parceiro na condução do modelo Ferrari F430, em função de compromissos pessoais do piloto titular, Rafael Derani.
O circuito, que receberá a primeira corrida do Itaipava GT Brasil no Rio Grande do Sul desde outubro de 2008, foi inaugurado neste ano e acaba de passar por mais uma obra de melhoria, que tornou mais seguro o final da reta dos boxes. Com as mudanças no trecho que formava a primeira curva, passou a ter 2.278 metros de extensão. É, portanto, razoavelmente diferente daquele que foi apresentado em abril para Ricardo Maurício, que foi o vencedor da primeira corrida da história do novo autódromo, válida pela Stock Car. Para a prova do Itaipava GT Brasil, as expectativas não são tão altas assim, tanto que ele e o parceiro Bruno Garfinkel optaram por mudar de carro no Velopark.
Estarão com o modelo mais antigo, o Lamborghini Gallardo LP500. “Vamos com o Lamborghini antigo, já que não temos total confiança no novo modelo, mesmo que o problema de câmbio que tivemos já tenha sido resolvido. Além disso, o Lambo antigo tem menos restrições, por isso esperamos ter um equipamento mais forte no geral e assim conquistar mais pontos pensando no campeonato”, explica o piloto, que no último domingo (5) venceu Corrida do Milhão pela Stock Car, em São Paulo (SP). Problemas com o novo e veloz Lamborghini Gallardo LP560 não foram raridade na primeira metade da temporada, tanto que também tiraram o sono do vice-líder, Claudio Dahruj.
O piloto segue com o carro, mas espera ter deixado para trás os problemas que lhe tomaram o primeiro lugar na tabela de classificação e atrapalharam o desempenho nas corridas mais recentes de 2010. “Espero voltar a figurar entre os melhores. A categoria está muito equilibrada e não sei dizer exatamente qual carro terá vantagem no Velopark, mas espero que o nosso Lamborghini Gallardo LP560 esteja forte por lá. Precisamos voltar aos bons resultados, então vamos com tudo, mas não será nada fácil superar os nossos adversários”, opina Claudio Dahruj. Não mesmo, especialmente considerando o maior equilíbrio previsto para a etapa do Velopark.
A comissão técnica do Itaipava GT Brasil divulgou alterações para equilíbrio de desempenho que devem deixar Ford GT e Ferrari F430 mais próximos dos modelos da Lamborghini – marca que detém o maior número de vitórias no campeonato até aqui: quatro. Para o fim de semana do Velopark, o Ford GT aparece sem alterações, enquanto o Lambo estará trinta quilos mais pesado e em posição mais elevada em relação ao solo do que nas etapas recentes. Já o Ferrari F430 ganhou um novo kit de motor, mas as equipes que optarem pelo equipamento precisarão utilizar dois restritores. Nesta briga, fará muita falta o Audi R8 LMS.
Depois da estreia positiva na categoria, com duas vitórias nas duas corridas do Rio de Janeiro, o carro não apresentou mais o mesmo rendimento e a dupla bicampeã do Itaipava GT Brasil, Andreas Mattheis e Xandy Negrão, optou por deixar o modelo de lado e voltar a pilotar o Ford GT. Trocam de carro, mas seguem entre os favoritos – com a forte concorrência de quem usou o intervalo entre as corridas para testar no Velopark. É o caso das duas duplas da Lamborghini Cimed, João Adibe e Chico Serra e Daniel Serra e Chico Longo, dos pilotos da Itaipava Racing Team, Cleber Faria (que vem de um quarto lugar na etapa passada) e Vanue Faria, e a dupla da Blau Full Time, Allam Khodair e Marcelo Hahn.
Allam Khodair e Marcelo Hahn, aliás, são aqueles que parecem mais próximos de vencer na temporada, depois de cinco segundos lugares em dez provas em 2010. “Realmente, está mais complicado vencer neste ano, a categoria está muito equilibrada e tivemos azar em algumas provas, mas tenho certeza que temos capacidade para ganhar no Velopark. Vou em busca deste objetivo ao lado do Marcelo para diminuir a diferença em relação aos líderes”, afirma Allam Khodair. Eles estão em terceiro na tabela de pontos, com 109. Vencer pela primeira vez também é uma missão para Pedro Queirolo, único piloto no grid de largada com o Dodge Viper Competition Coupe.
O carro ainda não venceu corridas no ano, mas apresentou performances consistentes e pode se juntar em breve aos modelos que ganharam pelo menos uma vez em 2010, caso do Lamborghini Gallardo LP560, do Ferrari F430, do Ford GT e do Audi R8 LMS. Os treinos livres para a etapa do Velopark do Itaipava GT Brasil começam com três sessões nesta sexta-feira (10). No sábado (11), serão realizados mais um treino livre, as tomadas de tempo e a primeira das duas corridas do fim de semana, marcada para às 15h50. A segunda prova está marcada para domingo (12), às 13h00, com transmissão ao vivo e na íntegra da RedeTV! e do portal Terra.
A PROGRAMAÇÃO NO VELOPARK
Sexta-feira (10)
09h50 – 11h20 1º Treino Livre
12h50 – 14h20 2º Treino Livre
15h20 – 16h50 3º Treino Livre
Sábado (11)
09h25 – 10h25 4º Treino Livre
11h35 – 12h20 1º Treino Classificatório
12h35 – 13h20 2º Treino Classificatório
15h50 1ª Corrida
Domingo (12)
09h00 – 09h35 Warm Up
13h00 2ª Corrida
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO (APÓS 10 DE 16 CORRIDAS)
Itaipava GTBR3
1 Matheus Stumpf/Valdeno Brito, Ford, 143 pontos
2 Claudio Dahruj, Lamborghini, 112 pontos
3 Marcelo Hahn/Allam Khodair, Lamborghini, 109 pontos
4 Daniel Serra/Chico Longo, Lamborghini, 106 pontos
5 Rafael Daniel, Lamborghini, 98 pontos
5 Bruno Garfinkel/Ricardo Maurício, Lamborghini, 98 pontos
7 Rafael Derani/Claudio Ricci, Ferrari, 89 pontos
8 Lico Kaesemodel, Ford, 84 pontos
9 Andreas Mattheis, Audi, 81 pontos
10 João Adibe/Chico Serra, Lamborghini, 79 pontos
11 Xandy Negrão, Audi, 72 pontos
12 Julio Campos, Ferrari, 61 pontos
13 Aluizio Coelho, Ford, 57 pontos
14 Pedro Queirolo, Dodge Viper, 56 pontos
15 Walter Derani/Antonio Pizzonia, Ferrari, 51 pontos
16 Cleber Faria, Lamborghini, 50 pontos
17 Vanue Faria, Lamborghini, 49 pontos
18 Linneu Linardi, Ferrari, 40 pontos
19 Thiago Viana, Ferrari, 33 pontos
20 Ricardo Zonta, Lamborghini, 14 pontos
21 Fernando Poeta, Ferrari, 12 pontos
22 Beto Monteiro, Porsche, 11 pontos
22 Leo Burti, Ford, 11 pontos
24 Paulo Bonifácio, Ford GT, 10 pontos
25 Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, Ford, 8 pontos
26 Roberto Posses/Betinho Gresse, Porsche, 7 pontos
27 João Santana/Fabio Carreira, Ferrari, 4 pontos
28 Leonardo Vital/Marcello Sant’Anna, Viper, 3 pontos