Chuvas isoladas e tempo nublado formam a previsão do tempo durante o 8º Rally dos Bandeirantes
Texto: Rally dos Bandeirantes
Segundo a previsão do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – o tempo em Taubaté, SP, neste próximo final de semana, 09 e 10 de outubro, estará nublado e com possibilidades de chuva, o que fará do 8º Rally dos Bandeirantes uma disputa ainda mais acirrada e emocionante.
Acontece que o evento reunirá as melhores equipes do cross-country nacional, que chegarão para disputar as 11ª e 12ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country para Carros, e 7ª e 8ª etapas do Brasileiro de Rally Cross-Country para Caminhões, além de somar pontos também para o Paulista de Cross-Country.
De acordo com o site do INPE, no sábado haverá muitas nuvens com curtos períodos de Sol e chuvas em algumas áreas. A mínima é de 16 graus e máxima de 26 graus. Já no domingo, último dia de evento, as nuvens ainda cobrirão o céu de Taubaté, porém, o Sol aparece um pouco; mínima de 15 graus e máxima de 24 graus. “Para nós, que competimos a bordo de um caminhão grande, o Mercedes-Benz Atego 1725, com mais de 4.800 quilos, não é interessante acelerarmos por um piso molhado, pois o veículo é pesado, e qualquer acidente pode ser grave. Certamente, nos sentiremos mais seguros, se encontramos um chão seco; mas infelizmente, isso vai além do nosso alcance”, analisou o piloto Guido Salvini, que ao lado do navegador Weidner Moreira e do copiloto Fernando Chwaigert, lidera a categoria Caminhões com 55 pontos, apenas três a frente de André Azevedo e Maykel Justo.
Porém, o mau tempo não será o único obstáculo desta competição, que promete ter 268 quilômetros, divididos em quatro especiais de 67 quilômetros (duas por dia). O piso já é conhecido pelos participantes, que mais uma vez, acreditam que superarão erosões, cascalhos, subidas e descidas, e trechos de reflorestamento que exigirão habilidade e técnica das equipes que sonham com o pódio deste certame. “Lutaremos com garra por mais essa vitória, pois precisamos ampliar nossa vantagem na liderança do Brasileiro, e seguir para as próximas etapas com mais tranquilidade. O Rally dos Bandeirantes é uma prova bem organizada, onde para vencer não basta apenas acelerar, tem que cuidar bastante do equipamento e ter equilíbrio para vencer os obstáculos que surgirem pela frente”, comentou Chwaigert.
De acordo com o organizador do evento, Deco Muniz, o roteiro novamente passará pelas fazendas Nossa Senhora da Glória, Gaspar e Conceição, porém, terá um traçado inédito.
Programação
08/10/10 – Sexta-Feira
14:00 h – Início das vistorias técnicas e administrativas
Av. Prod. Wlater Thaumaturgo (Av. do Povo)
18:00 h – Encerramento das vistorias – Av. do Povo.
20:00 h – Briefing – Dia 01 – Hotel Continental Inn.
09/10/10 – Sábado
09:30 h – Largada – Início da Planilha – Hotel Continental Inn – Taubaté
10:00 h – Largada da Prova Especial 01 – 67 km – Fazenda Nossa Senhora Glória, Gaspar e Conceição – Rodovia Ayrton Senna – Taubaté / Caçapava Velha
12:40 h – Largada da Prova Especial 02 – 67 km
20:00 h – Briefing – Dia 02 – Hotel Continental Inn
10/10/10 – Domingo
09:00 h – Largada – Hotel Continental Inn – Taubaté
09:30 h – Largada da Prova Especial 01 – 67 km – Fazenda Nossa Senhora Glória, Gaspar e Conceição – Rodovia Ayrton Senna – Taubaté / Caçapava Velha
12:10 h – Largada da PE 02 – 67 km.
14:30 h – Início do almoço de premiação – Local à definir – Taubaté
14:30 h – Início da Premiação
17:00 h – Encerramento do Evento
