Connect with us

Outros

Loeb, Elena e Citroën são campeões mundiais de Rali em 2010

Published

on

Texto e Foto: Imprensa Citroën

Nada melhor do que celebrar uma grande vitória “em casa”. A Citroën celebrou no Rali da França a conquista dos títulos mundiais de rali (WRC) entre pilotos, navegadores e fabricantes. Melhor ainda, a equipe oficial Citroën Total conquistou os dois primeiros lugares na prova, com Sébastien Loeb/Daniel Elena celebrando mais uma vitória e Dani Sordo/Diego Vallejo terminando em segundo lugar. A marca colocou no pódio a dupla independente Petter Solberg/Chris Patterson. Tudo isso diante de mais de 300.000 espectadores que assistiram ao Rali da França.

Leob/Elena dominaram a prova e lideraram de ponta a ponta, terminando todos os estágios com o melhor tempo na classificação geral (os tempos acumulados após cada novo estágio percorrido). A disputa ficou pelo segundo lugar − entre três duplas da Citroën: Sordo/Vallejo, Solberg/Patterson e Sébastien Ogier/Julien Ingrassia. A partir do segundo estágio, as posições se estabilizaram com Sordo/Vallejo em segundo e Ogier/Ingrassia em terceiro. Mas um problema mecânico atrasou Ogier/Ingrassia e o tempo perdido não lhes permitiu mais do que terminar em sexto lugar.
A celebração no pódio foi ainda mais festiva que o habitual. Loeb descreveu a emoção de correr nas estradas repletas de espectadores: “Tinha gente por todo lugar, em todo o percurso. Isso me motivava ainda mais”, explicava. Sobre a conquista do título, Loeb comentou: “Meu primeiro título vai ser sempre o melhor para mim, mas este vai ter um lugar especial no meu coração. Vencemos um rali muito difícil e foi sensacional cruzar a linha de chegada exatamente na minha cidade. Acho que nunca vi tanta gente em um rali”. Elena concordava: “O trajeto era realmente desafiador e conseguimos evitar os obstáculos para vencer a prova e o título”.

Olivier Quesnel, diretor do Citroën Racing Team, mostrou seu orgulho pelo ótimo trabalho da equipe: “Loeb conseguiu algo simplesmente sensacional neste final de semana. A pressão sobre nós era muito grande, mas conseguimos deixá-la de lado e nos concentrar em sermos os mais rápidos. Não precisávamos vencer a prova para chegar ao título, mas Loeb é um vencedor nato e não quis fazer ‘apenas o necessário’. Mais uma vez, ele provou que é o melhor piloto do mundo atualmente”.

Advertisement
Frédéric Banzet, presidente da Citroën, considerou o dia como sendo “histórico” para a marca. “Dobradinha na prova e conquista do título aqui na França… É incrível! Além da equipe, quero associar este título a todos os homens e mulheres que trabalham na fábrica da Citroën Racing, em Versailles, e a todos os colaboradores que ajudaram a Citroën nesta conquista”, finalizou.