A Ford amplia sua linha de veículos de luxo e passa a oferecer, a partir deste mês, a versão Fusion Hybrid com inédita tecnologia que combina eletrificação com motor a combustão. O sedã da Ford recebeu ainda em toda a linha, formada também pelos modelos a gasolina 2.5 e V6, novos equipamentos de última geração, colocando o Fusion como um dos veículos mais atualizados e completos do mercado brasileiro.
A principal novidade da linha Fusion é a versão híbrida, que traz para o Brasil a tecnologia mais avançada do mundo para redução do consumo de combustíveis e emissões. O Ford Fusion Hybrid 2011 faz parte da geração “verde” de automóveis que direcionam as soluções em busca da sustentabilidade.
Ele chega ao mercado brasileiro de forma pioneira e inovadora porque adota um princípio de funcionamento chamado de “full-hybrid” (híbrido total). Ou seja, tem um motor a combustão e outro elétrico integrados na transmissão e bateria de alta capacidade, de 250 V-275 V, para tração. A bateria é recarregável pela própria ação energética do veículo, sem a necessidade de ligações externas, o que garante autonomia e flexibilidade de uso do veículo, tanto na cidade como na estrada.
Criatividade e segurança
“Estamos orgulhosos de lançar no Brasil um veículo híbrido, que além dos atributos de sustentabilidade, oferece muita qualidade, segurança e criatividade. O Fusion Hybrid é uma grande inovação e seu pioneirismo marcará época. Além do híbrido a linha Fusion está repleta de novidades e de tecnologia. Em resumo, temos um sedã completo”, afirma Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
Nova geração
O resultado é sempre a busca da eficiência máxima no uso da energia. Na prática, obtém-se um consumo médio de 12,18km/l na cidade e estrada (medido conforme as normas NBR), praticamente o mesmo que um carro popular 1.0 básico, sem direção hidráulica e ar-condicionado. Além disso, suas emissões são 92% menores que o limite estabelecido pelo Proconve L6 para entrar em vigor em 2015.
O sistema sofisticado de engrenagens permite uma variação infinita na relação de marchas, de acordo com o sentido de rotação dos motores elétricos, que muda para tracionar as rodas ou para alimentar a bateria. Quando se tira o pé do acelerador e a velocidade do veículo é reduzida pelo freio-motor, essa força também é aproveitada para mover o gerador de eletricidade.
Existem três tipos de propulsão híbrida no mercado: (“micro”, “mild” e “full”). O Fusion é um híbrido “full” (total), ou seja, um veículo no qual o sistema de tração consegue operar no modo puramente elétrico até a velocidade de 75 km/h.
O híbrido “full” também conta com três tipos de construção: em série, em paralelo e, no caso do Fusion Hybrid, a configuração é chamada “dividida” porque o motor a gasolina, o motor elétrico e o gerador estão integrados à transmissão.
O motor Duratec 2.5 de alumínio do Fusion Hybrid foi desenvolvido especialmente para o veículo. Ele tem 16 válvulas com comando variável e usa o ciclo Atkinson, que mantém a válvula de admissão aberta por mais tempo, reduzindo o volume de ar no pistão. Isso diminui consideravelmente as perdas do motor, que é calibrado para funcionar na região de trabalho de maior eficiência.
Bateria: 8 anos de garantia
A bateria de níquel-metal – coração do sistema – foi desenvolvida em parceria com a Sanyo, com tecnologia avançada para proporcionar eficiência e grande durabilidade. Isso é atestado pela garantia de 8 anos oferecida para o equipamento.
“A Ford produz modelos híbridos desde 2003 nos Estados Unidos. Essa experiência traz know-how suficiente para garantir a confiabilidade e a eficiência do sistema. Tanto que o Fusion Hybrid hoje é o líder de vendas do segmento nos Estados Unidos, com mais de 17.900 unidades este ano”, afirma Klaus Mello.
Os pneus de baixa resistência ao rolamento, a direção elétrica, o ar-condicionado elétrico e o design aerodinâmico são outros itens que contribuem para aumentar a eficiência energética do Fusion Hybrid.
Desempenho e segurança
No quesito segurança, ele recebeu o padrão cinco estrelas do NHTSA. Conta com 7 air bags, freios ABS com EBD, controle de tração AdvanceTrac e sensor de pressão dos pneus, além de sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, câmera de ré, sensor de chuva e chave configurável MyKey.
O sistema de monitoramento de pontos cegos e de tráfego lateral tem sensores que alertam, por meio de um aviso luminoso nos espelhos retrovisores e mensagem no computador de bordo, se há um veículo ou pedestre se aproximando nos chamados pontos cegos. Outro recurso que facilita as manobras de marcha à ré, como saída de estacionamento é o sistema de alerta de tráfego cruzado. Pela câmera de ré, projetada na tela de 8″ do Sync Media System e a ajuda de sensores, o sistema alerta a aproximação lateral de algum veículo por meio de aviso luminoso no espelho retrovisor externo correspondente. O sensor de chuva, que aciona automaticamente os limpadores de para-brisa, também é novidade.
O sistema MyKey permite ao motorista configurar diversas funções do carro na chave reserva por meio do computador de bordo como, por exemplo, a velocidade máxima do veículo, o volume do rádio, o uso do cinto de segurança, dentre outras funções, além de registrar a quilometragem percorrida. É um recurso de segurança que pode ser usado, por exemplo, quando os pais emprestam o carro para o filho ou se entrega a chave ao manobrista no estacionamento.
O painel é totalmente configurável e permite selecionar quatro diferentes telas para mostrar as informações desejadas pelo motorista, incluindo nível de combustível, carga da bateria e consumo médio e instantâneo de gasolina. O modo EcoGuide exibe imagens de folhas verdes que se multiplicam na tela para indicar o modo de dirigir mais econômico.
“O SmartGauge é resultado de extensas pesquisas desenvolvidas pela Ford para saber os níveis de informação que o motorista deseja do veículo. Ele serve não só para informar, mas também para esclarecer, orientar e envolver o usuário na operação da máquina, sem tirar a sua autoridade para decidir o estilo de condução”, explica Klaus Mello.
Para completar, o sistema SYNC também permite selecionar uma tela que exibe o fluxo de energia do carro, na forma de um diagrama, para sinalizar o consumo de energia dos motores a combustão e elétrico, da bateria e periféricos.
Tecnologia e conforto
Ele vem também com sistema SYNC multimídia – que inclui CD-player/MP3, DVD player, entrada USB e para iPod, conexão para celular Bluetooth, com comandos de voz e jukebox com 10GB de memória – abertura das portas por teclas, tomada de 110 volts e teto solar elétrico, com o padrão de acabamento e requinte já conhecido da linha Fusion. O banco do motorista ganhou ajuste lombar elétrico, totalizando 10 direções de regulagem para aumentar a ergonomia e o conforto. O controle remoto incorpora a função de abertura global e de um toque para os vidros dianteiros.
Versão completa
O Fusion Hybrid inaugura um segmento novo no Brasil, no qual não existem competidores diretos. O preço de R$ 133.900 é competitivo diante de tudo o que o carro oferece em termos de tecnologia e inovação, sem contar a economia de combustível. Seu custo de manutenção também é acessível. Vem com garantia total de 3 anos, garantia de 8 anos para a bateria e conta com a assistência técnica dos 420 distribuidores da Rede no Brasil.





