/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 92
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 92
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 92
Volkswagen Amarok ganha versão Cabine Simples
Texto e Fotos: Imprensa Volkswagen
A Volkswagen apresenta no Salão Internacional do Automóvel, pela primeira vez no Brasil, a Amarok Cabine Simples, mais uma versão da pick-up média. A nova opção, voltada principalmente para o trabalho e que chegará ao mercado no primeiro semestre do próximo ano, vem somar-se às atuais versões Highline e Trendline, com cabine dupla e tração nas quatro rodas.
Contando com o mesmo comprimento total da versão com cabine dupla, a Amarok Cabine Simples oferece uma caçamba 65 centímetros mais longa, com comprimento total de 2,205 metros. Sem alterar a largura livre de 1,22 metro entre as caixas de rodas, a área de carga tem área útil total de 3,57 m². Seis olhais para amarração, equipamento standard, permitem que até mesmo objetos de grande porte possam ser transportados com segurança.
Mesmo tendo uma vocação eminentemente funcional, a Cabine Simples mantém as principais características das versões já disponíveis, entre elas a de proporcionar aos ocupantes conforto e segurança. Sua ampla cabine, mais longa e espaçosa que as dos modelos concorrentes, permite levar objetos atrás dos assentos.
Os bancos dianteiros reguláveis em altura são de qualidade superior e destacam-se pelos apoios laterais esportivos e pelo excelente conforto e ergonomia, com a maior amplitude de regulagem longitudinal de todo o segmento. Uma vantagem muito apreciada por condutores com estatura acima da média, que podem encontrar com facilidade uma posição de assento confortável e segura.
Força e economia
A Amarok utiliza o conhecido motor 2.0 TDI nas versões 163 cv ou 122 cv, que está sendo oferecida pela primeira vez. O TDI com 163 cv, dotado de sistema de injeção direta common-rail é alimentado por dois turbocompressores e tem torque máximo de 400 Nm a apenas 1.750 rpm.
O inovador TDI biturbo coloca a nova Amarok numa posição verdadeiramente excepcional entre as pick-ups de tamanho médio. Com esta tecnologia de motores, econômica e ao mesmo tempo ecológica, sem igual neste segmento, a Volkswagen introduz a inovadora estratégia de downsizing também ao mercado das pick-ups.
Graças à dupla sobrealimentação, ao sistema de injeção common-rail de última geração e ao processo de combustão especial, este quatro cilindros, com 16 válvulas e 2.0 litros se enquadra nos limites de emissões em vigor, ao mesmo tempo em que consegue registrar níveis de conforto acústico e suavidade de funcionamento semelhantes aos dos veículos leves.
Simultaneamente, a motorização diesel da Amarok é bastante ágil, oferecendo alto torque e satisfazendo o desejo dos clientes de obter potência a baixas rotações, com um consumo surpreendentemente baixo. Traduzindo em números: os 400 Nm estão disponíveis de 1.500 rpm a 2.000 rpm e, mesmo a 3.000 rpm, o torque se mantém em 350 Nm.
Com autonomia ao redor de 1.000 quilômetros, graças ao consumo reduzido, a Amarok frequenta pouco os postos de abastecimento. Além disso, os motores turbodiesel com injeção direta cumprem a norma de emissões Euro 5 na Europa (no Brasil atendem o nível de emissões PL4) e são conjugadas, de série, a uma transmissão manual de seis velocidades. Com a potência disponível e uma suspensão peso-pesada, ela pode transportar uma carga máxima de 1,26 tonelada.
As características da versão cabine simples a ser comercializada no Brasil serão confirmadas no primeiro semestre de 2010.
Adequação ao terreno
Com o lançamento da Cabine Simples, a Amarok passa a contar com dois sistemas de transmissão diferentes: tração 4×4 selecionável e tração traseira (4×2), esta última apenas para a versão com cabine simples. A Amarok 4Motion, com tração 4×4 selecionável, utiliza acoplamento por engrenagens, acionado um botão, o torque é repartido igualmente entre os dois eixos. Para enfrentar situações mais difíceis, a caixa de câmbio dispõe de um sistema de redução que permite transpor os trechos mais exigentes – até mesmo subidas íngremes, com ângulo de 45º (100% de inclinação) – com o veículo totalmente carregado.
A pick-up apresenta o bloqueio eletrônico do diferencial por travamento automático, que aumenta a tração em todo o tipo de piso. Além disto, é oferecido como opcional um sistema de bloqueio de diferencial mecânico para o eixo traseiro, que permite uma utilização ainda mais radical.
Off-road facilitado
A Amarok também foi pioneira ao introduzir pela primeira vez entre as pick-up sistemas auxiliares à condução fora de estrada que anteriormente só eram oferecidos em utilitários esportivos superiores. Um dos mais importantes é o sistema ABS off-road, que é ativado através de uma tecla ao lado da alavanca do câmbio e reduz a distância de frenagem em piso solto. Juntamente com o ESP, um Controle Automático em Descidas entra em ação a velocidades inferiores a 30 km/h, evitando a aceleração acidental do veículo em descidas extremas, através de frenagens controladas.
Experiência ajudou no projeto
O desenvolvimento da Amarok foi feito na Alemanha, pela área de Comerciais Leves do Grupo Volkswagen, que conta com mais de 35 anos de experiência no setor. Essa expertise foi somada à acumulada também em 25 anos de participação da marca no segmento dos veículos fora de estrada, com os mundialmente consagrados utilitários esportivos Tiguan e Touareg.