A Fundação Volkswagen, responsável por projetos sociais e educacionais da Volkswagen do Brasil, lançou o livro @microcontos, que reúne os contos postados via Twitter para concurso inédito promovido pela entidade em agosto. A obra pode ser adquirida gratuitamente por meio de download no site www.lojasingular.com.br, que também vende o exemplar impresso por R$ 9,90.
Com 112 páginas, o livro reúne cerca de 500 microcontos com até 140 caracteres que foram enviados via Twitter para o concurso promovido pela Fundação Volkswagen durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto. Na ocasião, a Fundação Volkswagen também lançou seu endereço oficial no Twitter (@fundacaovw).
O primeiro lugar do concurso cultural ficou com Felipe Valério (@felipevalerio), que enviou o texto “Esta é a vista que prometi. Agora pula”. Bruno Vicentini (@brunopvicentini) foi o segundo colocado, com o microconto “Vendeu os cabelos para comprar um chapéu”. O terceiro lugar foi do microconto “Calou-se. E repetiu”, de Gabriel (@vidaboah). A seleção dos vencedores foi feita pelo escritor Marcelino Freire, que também é editor da antologia ‘Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século’.
O lançamento oficial da obra foi durante o ETC_Sampa (Encontro de Twitteiros Culturais), realizado na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional. O evento contou com debate sobre o “Twitter na escola” do qual participaram a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, o escritor que organiza o livro @microcontos, Marcelino Freire, e o vereador, sociólogo e twitteiro Floriano Pesaro. O físico, professor e multidisciplinar José Luiz Goldfarb foi responsável pela mediação.
Para a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, a iniciativa vem de encontro aos tempos atuais, que trazem tudo com muita velocidade e condensação: “Como há a possibilidade de publicações em celulares e até em rodapé de e-mails, por que não os microcontos? Eles trazem muita criatividade, passam a informação, despertam o prazer da leitura naqueles que se interessam por informação rápida, incentivando a leitura e também a escrita. Afinal, estamos no momento ‘quando menos é mais’.”
31 anos de Brasil
Fundada em 1979, a Fundação Volkswagen tem entre seus objetivos a melhoria da qualidade da educação de crianças e adolescentes brasileiros. Muitos de seus projetos são integrados à rede pública de ensino. Uma das ações mais abrangentes da entidade é o “Entre na Roda”, projeto de capacitação de professores e voluntários das comunidades para que eles utilizem técnicas de contação de histórias.