Fundação Volkswagen lança livro com microcontos postados via Twitter
Outros

Fundação Volkswagen lança livro com microcontos postados via Twitter

Obra reúne 500 textos enviados para concurso inédito de contos no Twitter, organizado pela entidade durante a Bienal do Livro 2010

Texto: Imprensa Volkswagen do Brasil

A Fundação Volkswagen, responsável por projetos sociais e educacionais da Volkswagen do Brasil, lançou o livro @microcontos, que reúne os contos postados via Twitter para concurso inédito promovido pela entidade em agosto. A obra pode ser adquirida gratuitamente por meio de download no site www.lojasingular.com.br, que também vende o exemplar impresso por R$ 9,90.

Com 112 páginas, o livro reúne cerca de 500 microcontos com até 140 caracteres que foram enviados via Twitter para o concurso promovido pela Fundação Volkswagen durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto. Na ocasião, a Fundação Volkswagen também lançou seu endereço oficial no Twitter (@fundacaovw).

O primeiro lugar do concurso cultural ficou com Felipe Valério (@felipevalerio), que enviou o texto “Esta é a vista que prometi. Agora pula”. Bruno Vicentini (@brunopvicentini) foi o segundo colocado, com o microconto “Vendeu os cabelos para comprar um chapéu”. O terceiro lugar foi do microconto “Calou-se. E repetiu”, de Gabriel (@vidaboah). A seleção dos vencedores foi feita pelo escritor Marcelino Freire, que também é editor da antologia ‘Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século’.

O lançamento oficial da obra foi durante o ETC_Sampa (Encontro de Twitteiros Culturais), realizado na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional. O evento contou com debate sobre o “Twitter na escola” do qual participaram a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, o escritor que organiza o livro @microcontos, Marcelino Freire, e o vereador, sociólogo e twitteiro Floriano Pesaro. O físico, professor e multidisciplinar José Luiz Goldfarb foi responsável pela mediação.

Para a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, a iniciativa vem de encontro aos tempos atuais, que trazem tudo com muita velocidade e condensação: “Como há a possibilidade de publicações em celulares e até em rodapé de e-mails, por que não os microcontos? Eles trazem muita criatividade, passam a informação, despertam o prazer da leitura naqueles que se interessam por informação rápida, incentivando a leitura e também a escrita. Afinal, estamos no momento ‘quando menos é mais’.”

31 anos de Brasil

Fundada em 1979, a Fundação Volkswagen tem entre seus objetivos a melhoria da qualidade da educação de crianças e adolescentes brasileiros. Muitos de seus projetos são integrados à rede pública de ensino. Uma das ações mais abrangentes da entidade é o “Entre na Roda”, projeto de capacitação de professores e voluntários das comunidades para que eles utilizem técnicas de contação de histórias.

Deixe um comentário