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MANN-FILTER alerta para importância da revisão dos filtros automotivos para o período de férias

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Texto: Imprensa MANN-FILTER

O movimento nas estradas sempre cresce com a chegada das férias de verão. Assim, a MANN-FILTER, líder mundial na fabricação de filtros automotivos, recomenda a verificação dos filtros do ar, do óleo, do combustível e de cabine. A manutenção preventiva desses itens garante um consumo adequado de combustível e evita o desgaste prematuro de peças, contribuindo para uma viagem segura e econômica.

O filtro do ar tem a função de reter as partículas contidas no ar aspirado pelo motor, garantindo que apenas ar limpo entre na câmara de combustão. A saturação do elemento filtrante pode provocar entupimentos, fazendo com que o motor tenha que fazer mais força para aspirar o ar, elevando o consumo de combustível em até 20%. Dependendo da gravidade do caso, impurezas podem entrar no propulsor, atingindo de forma agressiva partes móveis do motor, como pistão, anéis e bielas.

“Um filtro do ar fora das especificações pode afetar a performance do veículo, que perde potência nas retomadas de velocidade”, afirma André Gonçalves, engenheiro respopnsável pela assistência técnica para o mercado de reposição da MANN+HUMMEL.

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Responsável por impedir a entrada de impurezas no motor, o filtro do óleo deve ser substituído a cada troca do óleo lubrificante. Quando este procedimento não é observado, o óleo recém-colocado no cárter tem sua durabilidade reduzida em até 30%, devido à contaminação do novo óleo com o lubrificante velho que permanece dentro do filtro do óleo e nas galerias de lubrificação do bloco do motor, que não são esgotadas quando o filtro do óleo não é substituído na manutenção.

“É preciso ficar muito atento à troca do filtro do óleo, pois o lubrificante com excesso de impurezas e utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante pode causar borra no motor e até mesmo fundí-lo”, alerta Gonçalves.

O filtro do combustível também impede o ingresso de partículas impuras no propulsor. Fora das especificações, pode ocasionar o entupimento dos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Além disso, filtros do combustível entupidos fazem com que o motor comece a puxar mais ar que combustível, ocasionando perda de potência. “A MANN+HUMMEL recomenda a troca do filtro do combustível de acordo com as recomendações dos fabricantes de motores”, diz Gonçalves.

Filtro de cabine

Grandes concentrações de fuligem, poeira e gases tóxicos resultantes de emissões veiculares estão presentes no ar e são repassadas ao interior do veículo pelo ar-condicionado ou pelo sistema de ventilação. O filtro de cabine, ou do ar-condicionado, como é mais conhecido, impede o ingresso desses elementos, contribuindo para a manutenção da qualidade do ar para todos os ocupantes do automóvel. Quando a perça está em más condições, é comum a ocorrência de mau cheiro no interior da cabine e perda de eficiência do ar-condicionado. “Um filtro de cabine de má qualidade, ou até mesmo sua ausência, permite o acúmulo de contaminantes no interior do veículo, o que pode causar ou agravar doenças como asma, rinite e bronquite”, explica Gonçalves.

A manutenção preventiva do filtro de cabine deve ser realizada de acordo com o manual do proprietário do veículo. Além de proteger a saúde dos ocupantes, o filtro de cabine protege o sistema de ar-condicionado e evita o acúmulo de partículas no vaporizador. “A verificação do filtro de cabine é importante para evitar a formação de bactérias e o entupimento do vaporizador, protegendo o ventilador e criando um fluxo de ar no compartimento do passageiro”, comenta Gonçalves.

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De olho no filtro

É possível constatar visualmente as condições dos filtros do ar e de cabine. Deve-se verificar a quantidade de sujeira depositada na superfície. Quando toda a área até o fundo das dobras estiver impregnada, a peça está exaurida. Além disso, imperfeições na geometria das dobras, falhas na vedação e danos no papel indicam o fim da vida útil do filtro. No entanto, o prazo para trocas que consta no manual do proprietário deve sempre ser respeitado, independentemente da aparência da peça.

“Ao contrário dos filtros do ar e de cabine, não é possível visualizar o estado de conservação dos filtros do combustível e do óleo, pois na maioria das vezes eles são blindados. Dessa forma, é importante ficar atento aos prazos de substituições indicados pelos fabricantes e aos sintomas que o carro possa apresentar”, explica Gonçalves.