Connect with us

Nissan Leaf transporta as delegações internacionais na Conferência do Clima – COP16

Published

on

Primeiro carro 100% elétrico produzido em escala comercial foi uma das estrelas do evento realizado no México

Texto e Foto: Imprensa Nissan do Brasil

A Nissan forneceu 20 modelos do 100% elétrico Nissan LEAF para o transporte oficial dos líderes e delegações presentes à Conferência do Clima (COP16), que termina sexta-feira (10) em Cancun (México). A companhia participou também do fórum de Soluções Verdes, no qual Carlos Tavares, presidente da Nissan Americas, forneceu informações de como a Nissan, uma companhia cidadã, está na liderança da indústria automotiva ao fazer do segmento mobilidade com zero de emissão uma realidade para consumidores no mundo todo.

A COP16 é a 16ª edição da Conferência do Clima mantida pelas Nações Unidas (ONU) com o objetivo de gerar ações que favoreçam a cooperação global a fim diminuir os efeitos das mudanças climáticas. O evento teve início no dia 29 de novembro e termina na próxima sexta-feira, 10 de dezembro. Já o fórum de Solução Verdes foi aberto no último domingo (5) e vai até hoje (8). Tavares participou das discussões sobre o papel das companhias na luta contra as mudanças climáticas.

A presença da Nissan, co-patrocinadora do evento, está centrada no anúncio de estratégias corporativas executadas no mundo todo com o objetivo de desenvolver uma indústria automotiva sustentável, capaz de minimizar os impactos ao meio ambiente e também contribuir com a redução de emissões de CO2.

Uma das principais ações executadas pela Nissan é o desenvolvimento de tecnologias “verdes”, incluindo os veículos de emissão zero, representados atualmente pelo Nissan LEAF, o primeiro carro 100% elétrico produzido em larga escala no mundo. O Nissan LEAF foi recentemente eleito pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos como o melhor veículo na categoria tamanho médio para eficiência de combustível e melhor para o meio ambiente.

“A Nissan é líder ambiental na indústria automotiva, o que fica evidenciado pelo lançamento do modelo 100% elétrico e zero de emissão Nissan LEAF”, disse Tavares. “Nós acreditamos que as companhias têm a obrigação de encontrar soluções para reduzir a mudança do clima, executando iniciativas avançadas capazes de influenciar positivamente a sociedade como um todo. Esta é a razão pela qual uma das atividades mais estratégicas de nossa empresa é o Programa Verde da Nissan, que inclui as atividades centradas na preservação do ambiente, e o Nissan LEAF é um exemplo brilhante deste programa.”

Advertisement

O Nissan LEAF é alimentado com baterias laminadas de íon-lítio e tem um motor que oferece 80 kW/280 Nm. Isso garante uma direção com boas respostas, mantendo o que os consumidores esperam de automóveis tradicionais movidos a gasolina. Com uma aceleração vigorosa e atingindo 145 quilômetros por hora, o Nissan LEAF tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga. Pesquisas revelam que esta autonomia é adequada às necessidades diárias da maioria dos motoristas.

Recentemente o Nissan LEAF foi eleito o carro europeu do ano – 2011. Esta é a primeira vez na história de 47 anos da competição anual que o prêmio foi dado a um veículo elétrico, vencendo 40 competidores.

A Nissan também está presente Climate Change Village (Vila das Mudanças Climáticas), um espaço para diálogos relacionados ao assunto. No local o modelo Nissan LEAF e sua avançada tecnologia estão sendo exibidos ao público geral.