A Renault anuncia a criação da Renault Sport F1, divisão esportiva que será responsável pelo compromisso da Renault na Fórmula 1 como fornecedora de motores e tecnologia em 2011 e nos anos seguintes. A Renault Sport F1 será fornecedora de três equipes em 2011, ou seja, 25% da categoria.
Além do fornecimento dos motores, a Renault Sport F1 conduzirá pesquisas avançadas com os seus parceiros, assim como programas de engenharia em áreas como transmissões e sistemas de regeneração de energia cinética (KERS).
Esta divisão proporcionará uma resposta tecnológica ao desafio da nova regulamentação sobre motores. Ela será um laboratório para desenvolver tecnologias comprometidas com o meio ambiente, tanto térmicas quanto elétricas, e aplicáveis aos veículos produzidos em série.
A Renault Sport F1 concentrará suas atividades em sua fábrica localizada na cidade de Viry-Chatillon, a base técnica histórica da Renault na F1. O seu presidente será Bernard Rey, que faz parte do Comitê de Direção da Renault.
A criação da Renault Sport F1 segue a decisão da Renault de vender as suas partes minoritárias da equipe Renault F1 Team à Genii Capital. A Renault continuará a dar um forte apoio a equipe de Enstone, tanto como fornecedora de motores como com sua expertise em tecnologia e engenharia.
A Renault se apóia nas 29 temporadas de participação na F1, coroadas por 9 títulos de campeã do mundo de construtores, sendo o último deles em conjunto com a escuderia Red Bull Racing, em 2010. Os motores da Renault estiveram 23 vezes no pódio em 2010, com uma tripla vitória histórica no Grande Prêmio de Mônaco, além de terem conquistado 3 dos seis últimos campeonatos mundiais.
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Renault Sport F1 equipará 3 equipes em 2011
A partir de 2011, a marca estará presente em três escuderias da categoria:
– Lotus Renalt GP: a Renault será fornecedora de motores e apoio tecnológico à Lotus Renault GP, a escuderia que, em anos anteriores, competia sob o nome de Renault de F1 Team, com a qual ganhou os dois campeonatos mundiais de 2005 e 2006.
– Red Bull Racing Renault: há 4 temporadas, a escuderia Campeã do Mundo de 2010 se beneficia dos motores da Renault. Ela renovou a sua confiança ao prolongar esta parceria por 2 anos adicionais.
– 1Malaysia Racing Team (UK) Ltd: um novo cliente para a Renault em 2011 e escuderia iniciante no segmento em 2010, tem bases tecnológicas sólidas com o motor Renault e a caixa de câmbio da Red Bull Technology.
Assim, ao decidir equipar três escuderias na próxima temporada, a Renault reafirma a sua atividade principal como fornecedora de motores, e se põe em marcha para enfrentar os próximos desafios – principalmente a próxima regulamentação de motores, que será implementada nos próximos anos. Os detalhes desta regulamentação ainda estão em discussão, mas as suas diretrizes são conhecidas: fazer com que as inovações da F1 possam servir melhor aos progressos dos veículos produzidos em série; dar preferência às tecnologias mais respeitosas ao meio ambiente; reduzir os montantes investidos e, por fim, permitir que o show seja o mais espetacular possível.
“2011 abre um novo capítulo em nosso compromisso histórico na Fórmula 1. A Vitória em 2010 com a Red Bull Racing mostrou todo o potencial da equipe de mecânicos de Viry-Chatillon e reforça a legitimidade da Renault como fornecedora de motores e tecnologias. Vamos nos apoiar nesta vitória para os próximos anos e esperamos ter outras com os nossos parceiros. A Renault terá um papel proativo junto às outras montadoras e instâncias esportivas, para enfrentar um dos principais desafios estratégicos do setor: a introdução de um motor com tecnologias que serão precursoras das inovações dos veículos produzidos em série”, declarou Carlos Ghosn, Presidente da Renault.
Renault fornecedora de motores: inovação tecnológica em primeiro lugar
Durante toda a sua história na Fórmula 1, a sua excelente mecânica, a qualidade, o gosto pela inovação e a capacidade de adaptação às restrições, à cultura e ao meio de cada parceiro permitiram o sucesso dos motores Renault.
Tanto na Fórmula 1 como na produção em série, a excelência na qualidade está no coração dos projetos. Em ambos os casos, ela está inserida desde as fases de desenvolvimento e diz respeito a todas as áreas: organização das equipes, escolha dos fornecedores, inteligência do design, eficácia da produção, etc.
Seja em um V6 turbo, em um V10 ou, mais recentemente, em um V8, os engenheiros da fornecedora de motores Renault provaram que sabiam fazer tudo com sucesso, às vezes contrariando um ceticismo generalizado, em um tempo recorde. Eles souberam adaptar o motor Renault a diferentes chassis, além de fornecer para diferentes clientes mantendo-se atenta às suas culturas e suas imposições. Através de seu trabalho e de seus resultados, eles permitiram reforçar mundialmente a imagem da Renault como marca confiável e de alta performance.