Texto: Imprensa Sertões Series
Foto: Davi Santos
A etapa final do Sertões Series acontece neste final de semana (11/12) com a realização do Rally dos Amigos, tradicional prova que encerra o calendário do off-road nacional, na cidade de Itatinga (SP). Como o próprio nome do evento revela, uma boa oportunidade para pilotos, navegadores e membros de equipe se encontrarem pela última vez no ano em uma competição. Mas além disso, o rali serve também para que alguns competidores realizem experiências, como a troca de categoria.
É o caso do piloto Marcos Baumgart, 11º colocado no Rally dos Sertões ao lado de Klever Cincea, e de Weidner Moreira, navegador de Guido Salvini. O primeiro troca o carro pela moto, e o segundo desce do caminhão para subir no quadriciclo. Além deles, o pentacampeão dos Sertões sobre as duas rodas, Zé Hélio, competirá a bordo de um Sherpa na categoria Protótipos T1.
Será a segunda experiência de Baumgart nas motos este ano. Ele disputou a primeira etapa do Series, em Avaré (SP) no mês de maio, mas abandonou com um pneu furado. “Gosto muito de andar de moto, mas é mais como diversão mesmo. Corri em Avaré, mas o terreno tinha muita pedra, isso rasgou o pneu da minha moto e tive que parar. Em Itatinga o terreno é mais arenoso, então vai ser mais divertido”, analisou o piloto, que sai do Mitsubishi L200 Triton e vai correr com uma KTM 450.
Marcos disputou e venceu o Enduro da Montanha de 2009, mas mantém os pés no chão quando fala em expectativas. “O nível do Sertões Series é muito alto. Os caras são muito bons, treinam direto. Eu não ando muito de moto, então a expectativa é pela diversão. A ideia é dar um ‘rolezão’ mesmo e pegar uma poeira”, brincou.
Do caminhão para o quadriciclo – As mudanças na equipe visando a competição de Itatinga não param por aí: Guido Salvini volta à navegação para ter ao volante o próprio pai, Carlos Salvini. Enquanto isso, Weidner Moreira, que exerceu a função de navegador deste caminhão no Sertões, vai para a disputa nos quadriciclos.
“Vai ser novidade para mim. O Guido me deu a maior força, tanto que competirei dentro da estrutura da equipe, e isso é muito bom. Estou bastante ansioso e não tenho ideia de como vai ser. É uma experiência completamente nova”, afirmou Moreira, que foi campeão na categoria regularidade no rali Pió-Cerá deste ano entre os quads.
“Agora vai ser diferente, porque serão 120 quilômetros acelerando o tempo todo”, comparou. “O objetivo é chegar entre os dez, porque acredito que tenho condições. Se isso acontecer vai ser uma vitória, porque teremos bastante quads inscritos”, disse Weidner, que como todo piloto de moto e quadriciclo, acumulará dupla função (guiar e navegar). “Vou saber exatamente o que se passa com essa turma no Rally dos Sertões, como o Zé Hélio, que é um cara que admiro muito. Ele tem uma enorme capacidade de pilotar e navegar ao mesmo tempo. E isso é o que mais chama a atenção mesmo”, concluiu.
A última parada do Sertões Series em 2010 também é válida pela 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja e pela 6ª do Paulista de Baja.