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O primeiro cavalo mecânico leve do Brasil é Volkswagen

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Derivado do VW Worker 8.120 o modelo foi desenvolvido em parceria com a BMB Mode Center

Texto: Imprensa MAN Latin America

A MAN Latin America, em parceria com seu exclusivo centro de modificações de produto – BMB Mode Center, é a pioneira no desenvolvimento do menor caminhão cavalo mecânico do País: o modelo VW Worker 8.120, desenvolvido para o treinamento de motoristas em auto escolas. O modelo circula pela cidade de Linhares (ES) desde abril de 2010, após a montadora ter desenvolvido um produto sob medida para as necessidades da Auto Escola Monteverde.

O veículo tem peso bruto total de 7,1 toneladas, capacidade máxima de tração de até 10,5 toneladas, é equipado com motor MWM de 150 cavalos, possui 2,50 metros de altura e pesa apenas 5,1 toneladas. Além de ser utilizado para a capacitação de futuros motoristas, o primeiro e menor cavalo mecânico brasileiro pode ser usado também no transporte de cargas com grande volume e pouco peso, utilizando pequenos baús.
“Vale lembrar que fomos também os primeiros na América do Sul a ter um centro de modificações exclusivo, hoje localizado em frente à nossa fábrica de Resende (RJ). Sempre desenvolvemos diversas soluções sob medida para consumidores do Brasil e do exterior, obtendo a máxima satisfação do cliente”, afirma Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da MAN Latin America.
Entre as modificações feitas com exclusividade para os caminhões Volkswagen, destacam-se a tração integral hoje usada nos veículos do Exército Brasileiro na missão da ONU no Haiti, o escape vertical e o terceiro eixo anterior exigidos nos modelos para transporte de lixo e o segundo eixo direcional 8X2 ou 8X4. O piso baixo para ônibus urbanos e a instalação de acessórios como o rastreador (controlador) Volksnet complementam o leque de opções para o frotista e o transportador autônomo.

Demanda crescente

Criado em setembro de 2001, a BMB Mode Center nasceu para atender a crescente demanda por produtos especiais da marca Volkswagen, e mais de 86 mil veículos já foram modificados em suas instalações com 6 mil metros quadrados de área construída, localizadas a poucos metros da fábrica da MAN Latin America. O time do centro de modificações, formado por profissionais de manufatura, engenharia e qualidade, está em contato permanente com os colegas da montadora, da concepção à execução dos projetos.
Entre os trabalhos realizados em parceria com a MAN Latin America, uma curiosidade chama a atenção: o estúdio móvel feito por encomenda da TV Globo para o seriado Carga Pesada em 2006. Montado sobre um chassi de ônibus Volksbus, o veículo cenográfico permitiu captar imagens realistas da cabine de um caminhão Constellation, sem montagens ou computação gráfica.