Connect with us

Renault do Brasil e a Responsabilidade Social em 2010: um balanço positivo

Published

on

Texto e Foto: Imprensa Renault

O ano de 2010 foi marcado pelo lançamento do Instituto Renault, que reúne todas as ações sócioambientais já praticadas pela Renault desde o início de suas operações no País. Com foco em quatro eixos de atuação como educação, sustentabilidade ambiental e mobilidade, segurança no trânsito e desenvolvimento social, o objetivo é dar continuidade ao desenvolvimento humano e sustentável das comunidades onde a Renault atua. “O Instituto Renault é a materialização das ações socioambientais já praticadas pela empresa. O ano de 2011 será de continuidade com foco nos projetos já existentes e investimentos em novas ações”, afirma Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil.

Em 2010, o Instituto Renault marcou presença na Conferência do Ano Internacional da Biodiversidade, em São Paulo, evento realizado pelo Instituto Humanitare, que tem a missão de aproximar a sociedade civil das Nações Unidas (ONU). O tema abordado pelo Instituto Renault tratou da sustentabilidade ambiental e mobilidade, um dos principais eixos de atuação da Renault em todo o mundo.

Neste ano, o Instituto Renault reforçou ainda mais seu apoio às comunidades locais, ao desenvolvimento social e à educação. Mais de 5.000 crianças, jovens e adultos já foram beneficiados na região de São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba, desde 2006. A Vice-presidente mundial de responsabilidade social do grupo Renault, Claire Martin, visitou algumas dessas ações apoiadas pela Renault, as quais: Associação Borda Viva, que reúne creche, cozinha comunitária, entre outros projetos de apoio ao desenvolvimento da comunidade local; e a Árvore dos Sapatos, escola de educação infantil que atende diariamente mais de 200 crianças de 0 a 6 anos.

Outra ação que ganhou força e se consolidou foi o Renault Experience, projeto que permite a estudantes universitários conhecer com detalhes todo o processo que envolve a criação, a produção e a venda de um automóvel. Uma ação feita para aproximar as práticas das rotinas de uma montadora com o público universitário. O projeto já passou por cinco capitais brasileiras e contou com a participação de mais de seis mil estudantes. Para 2011, o Renault Experience será expandido para outras capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza.

Advertisement

Para encerrar o ano, o Instituto Renault está promovendo o “Natal Solidário”, uma campanha realizada entre os colaboradores da Renault, que já arrecadou mais de 5.500 brinquedos, que serão distribuídos nos arredores do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, pela Associação Borda Viva.