TMD Friction – Nova Tecnologia de Fricção Regenerativa
Considerável redução no desgaste de pastilhas de freio é o resultado do conceito de “fricção regenerativa”, desenvolvido pela TMD Friction e que se tornou um dos principais assuntos da última Automechanika realizada em Frankfurt.
Trata-se de um sistema de atuação de frenagem, que diminui tanto o desgaste da pastilha como do disco de freio. Para isso, a superfície da pastilha não atrita diretamente contra a superfície do disco e, sim, contra uma película de transferência.
A cada frenagem, a maior parte das partículas que se desprendem da pastilha é integrada à película de transferência, ficando novamente disponíveis para as próximas aplicações do freio. Isto leva a uma conversão de energia, pelos componentes de fricção, extremamente eficiente e durante toda a vida útil do sistema de freio.
A tecnologia de fricção regenerativa da TMD Friction – no Brasil produz pastilhas de freio com a marca Cobreq – vai de encontro aos anseios da indústria automotiva mundial, que ao longo dos anos concentra seus esforços em sustentabilidade, redução de peso e materiais inovadores.
Pelo novo processo, a abrasão das pastilhas é consideravelmente reduzida. Consequentemente, as pastilhas e os discos de freio podem ser mais finos – com até 1 kg a menos por eixo -, resultando, ainda, em efeitos positivos no consumo de combustível e no nível de emissões dos veículos.
O conceito de fricção regenerativa da TMD Friction produzirá uma nova geração de pastilhas de freio de alta performance e baixa geração de pó, com base em compostos multicomponentes ligados organicamente.