Ford comemora a produção de cinco milhões de motores
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Ford comemora a produção de cinco milhões de motores

Texto e Foto: Imprensa Ford

A Ford comemora dois marcos históricos de produção na fábrica de Taubaté, superando o volume de 5 milhões de motores e 4 milhões de transmissões. Considerada a mais moderna do Brasil e referência para a Ford no mundo, a unidade é responsável pela produção das famílias de motores RoCam e Sigma – novo motor global que conquistou prestígio internacional pela alta performance, baixo peso e consumo – e das transmissões IB5, que equipam diversas linhas de veículos vendidas na América do Sul, América do Norte e África.

“A Ford Taubaté produz motores e transmissões de última geração. Historicamente, seus produtos já equiparam ícones, como o Mustang e o Thunderbird, e hoje estão presentes no Ka, no Fiesta RoCam, no EcoSport, na Courier, no Focus e no New Fiesta, este último tanto para o Brasil, na versão flex, como para os Estados Unidos”, afirma Celso Salles, gerente da Fábrica da Ford em Taubaté.

A fábrica de Taubaté está localizada a 130 km da capital paulista e é uma das pioneiras no Brasil na fabricação de motores, transmissões e componentes automotivos. Tem capacidade anual para a produção de 430 mil motores e 430 mil transmissões.

Motores

O primeiro motor produzido na Fábrica de Taubaté, em 1974, foi o OHC 2.0 e 2.3, para equipar o Mustang e o Thunderbird, nos Estados Unidos, o Ford Sierra, na Argentina, e o Maverick e a F-1000 no Brasil. De 1995 a 1999, ela produziu os motores HCS 1.6 para o Fiesta e o Escort, montados no Brasil e Argentina, respectivamente.

Em 1999, iniciou a produção do RoCam nas versões 1.0 e 1.6, para o Ka e a Courier montados na fábrica de São Bernardo, o Focus feito na Argentina e o Fiesta RoCam e o EcoSport produzidos em Camaçari. Desenvolvida para oferecer alto desempenho e economia, a família RoCam evoluiu nos anos seguintes e incorporou a mais avançada tecnologia flex.

Em 2010, a fábrica iniciou a produção do motor Sigma 1.6, com plataforma global, que equipa o Focus, montado na Argentina, e o New Fiesta, montado no México para os mercados da América do Norte e do Brasil. Leve, durável, econômico e com baixo nível de ruído e emissões, é o primeiro motor flex da Ford com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio. É a linha de motores mais moderna do Brasil e da Ford em todo o mundo, com tecnologia e equipamentos de última geração para garantir a qualidade dos processos de manufatura.

Transmissões

As transmissões produzidas em Taubaté destacam-se pela suavidade de engate, operação silenciosa e grande durabilidade. A fábrica tem um volume de produção de 1.700 transmissões por dia, em três turnos. Atualmente, produz as transmissões IB5 para as linhas Focus, Fiesta RoCam e Ka, além do New Fiesta.

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