Outros
Grupo Citroën Le Mans abre duas concessionárias na capital de SP
O grupo Citroën Le Mans, que já representa a marca em oito cidades do interior de São Paulo, chega agora à capital com a inauguração de duas lojas nos bairros do Limão e Vila Prudente, com investimentos totais de 13 milhões de reais. Assim, a Citroën amplia a sua rede paulistana para 17 concessionárias e passa a ocupar um espaço importante em duas vias de grande circulação e definidas como crescentes pólos automotivos. Domingos Boragina, diretor comercial da Citroën do Brasil, informa que “a expectativa de vendas para as duas novas lojas completas do grupo em São Paulo chega a cerca de 200 carros novos e 120 seminovos por mês, além de abrir para o cliente mais dois pontos de atendimento completo em vendas, peças e serviços com a tradicional qualidade da rede Citroën”.
O Grupo Le Mans, que vê na capital paulista uma excelente oportunidade para o desenvolvimento sustentado de seus negócios com a Citroën, já vem operando com sucesso em Campinas (com duas lojas), Piracicaba, Americana, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Rio Claro e Bragança Paulista. Para Rodrigo Stefanini, diretor do Grupo Citroën Le Mans, “as vendas totais de produtos Citroën pela Le Mans no ano passado chegaram a um volume recorde de 5.867 veículos novos e 3.527 seminovos, totalizando 9.394 unidades comercializadas”. Para 2011, o grupo prevê crescer 33%, com o objetivo de superar a barreira das 12.500 unidades vendidas, entre veículos novos e seminovos.
Para a marca Citroën, o crescimento da rede de concessionárias é um ponto-chave em suas estratégias de crescimento no Brasil. Em volume de vendas, a marca fechou 2010 com 84.059 veículos vendidos, ou seja, um crescimento de 21,29% sobre o resultado do ano anterior. “O recém-lançado Aircross alavancou as vendas da Citroën no último trimestre do ano com 4.237 emplacamentos desde outubro e o C3 vai ganhando cada vez mais prestígio junto ao consumidor ao superar a marca de 4.000 unidades em dezembro e de cerca de 40 mil unidades no acumulado do ano”, destaca Boragina.
Citroën quer crescer ainda mais este ano
Além disso, a marca soube aproveitar as imensas oportunidades no varejo com uma estratégia agressiva de comunicação ao longo do ano, uma rede em contínua e rápida ascensão com a nova imagem de marca e uma linha de produtos avançada, moderna e enriquecida com a chegada do Aircross nos últimos meses do ano. “Nossas projeções para 2011 – esclarece Boragina – apontam para um crescimento de cerca de 30% sobre o volume do ano passado, com o objetivo de superar a marca de 110 mil veículos vendidos no ano como um todo”. E a maior capilaridade da rede, no interior e também em grandes conglomerados urbanos, como nas capitais, ganha uma importante dimensão nos planos de crescimento da marca.
Os recordes conquistados pela marca no ano passado reafirmam o desempenho qualitativo da rede de concessionárias, que hoje somam 150 pontos de comercialização de veículos, peças e serviços e cobrem cerca de 85% do mercado nacional. “Neste ano – diz ele – estaremos abrindo mais 15 novas concessionárias, incluindo as duas novas casas do grupo Le Mans na cidade de São Paulo”.
Grupo Le Mans: qualidade premiada
O grupo Le Mans tem marcado sua atuação com a marca Citroën pela qualidade dos serviços prestados aos seus clientes nas nove concessionárias que atuam no interior de São Paulo, desde a abertura da primeira casa em Campinas, em 2001. “Somos aficionados pela qualidade – diz Stefanini – e estamos sempre entre os primeiros colocados nos rankings que medem a atuação de Pós-Vendas da rede Citroën no Brasil”. Para reforçar essa filosofia, o grupo conta com a excelência das novas instalações das duas casas na capital. Na unidade do bairro do Limão, por exemplo, a Le Mans ocupa um terreno de 1.750 m2 na Avenida Caetano Álvares, 3.450 com um edifício de três pavimentos que oferece uma área total construída de 3.600 m2.
A mesma preocupação com a qualidade no atendimento e o conforto dos clientes norteou a construção da concessionária da Vila Prudente, situada na Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 2.163. Numa área total de 2.300 m2, a nova casa, também recebeu um edifício com três pavimentos e uma área total construída de 4.240 m2. “Nas duas oficinas da capital – conclui Rodrigo Stefanini – teremos condições de atender de 1.200 a 2.400 passagens para serviços técnicos por mês, com uma equipe especializada e treinada pela própria Citroën”.
As duas novas concessionárias da Le Mans atendem completamente à todas as características de modernidade e sofisticação preconizadas pela Citroën Mundial no projeto de nova imagem de marca lançado em fevereiro de 2009. Boragina explica que “esse projeto pode ser definido em três eixos principais: um novo logotipo (muito mais clean e moderno), uma nova assinatura “Créative Technologie” e um novo layout para as concessionárias, desenvolvido de forma a oferecer ao cliente todas as facilidades e muito conforto em qualquer área de seu interesse na concessionária”.
Nova Identidade Visual
Para privilegiar o relacionamento com o cliente e a experiência de marca, a Citroën está realizando uma completa transformação em sua rede internacional de distribuição: espaços de exposição, de recepção, de vendas e de manutenção. Do lado de fora, a transparência, a fluidez e a cor fornecem indicações simples, imediatamente reconhecíveis. No interior, o espaço é inteiramente repensado e dirige naturalmente o cliente para os serviços que lhe são reservados.
O centro da loja passa a ser um ponto de destaque, onde sempre estarão os veículos principais em exposição. O fluxo de clientes se dá propositalmente em torno deste espaço. Nesta área de Vendas, imperam materiais como vidro e o logo cromado, ficando clara a mensagem de leveza, elegância e transparência no relacionamento da marca com o cliente, assim como do cliente com os colaboradores da concessionária.
Nova imagem de marca: modernidade no relacionamento
As novas casas da Le Mans na capital de São Paulo não inovam apenas no visual arquitetônico. A primeira dimensão de mudança surge no novo logotipo, agora em relevo, ganhando em força e em substância. O vermelho, ponte entre o passado e o futuro da Citroën, se apresenta na nova tipologia do nome de marca. Um vermelho que também se modernizou, ficando agora mais intenso. Para os clientes Citroën, a experiência com a marca deve ser excepcional em todas as circunstâncias.
A marca vem implantando, tanto em Vendas como em Pós-Vendas, novos programas de comprometimento com os clientes nos temas considerados fundamentais, como o atendimento imediato e individualizado, as respostas rápidas e claras, a entrega e apresentação personalizada do carro, o comprometimento com os prazos, a clareza quanto aos trabalhos realizados, o acompanhamento de cada intervenção, entre outros compromissos através dos quais as redes da Citroën são avaliadas.
Créative Technologie: a nova dimensão da Citroën
A liderança da Citroën no campo da tecnologia automotiva fica ainda mais reforçada com a adoção de uma nova assinatura em suas campanhas de comunicação: Créative Technologie. A tecnologia com criatividade surge, através dos tempos, pela inventividade dos projetistas da marca desde a época de André Citroën. Alguns exemplos disso figuram na história da marca como o lançamento do motor flutuante (moteur flotant) no Traction Avant, primeiro carro do mundo com tração dianteira; o lançamento dos legendários 2CV e DS, este último sendo cultuado pela marca com o lançamento da linha distintiva com o modelo DS3, no ano passado, e mais recentemente no Salão de Paris, com o sucesso marcante do DS4.