• Login
No Result
View All Result
Alpha Autos
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
No Result
View All Result
Alpha Autos
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
Home Outros

Volkswagen alcança recordes históricos de produção e vendas em 2010 e mantém trajetória de crescimento

7 de janeiro de 2011
in Outros
Share on FacebookShare on Twitter
Empresa planeja 23 lançamentos para 2011

Texto: Imprensa Volkswagen

A Volkswagen do Brasil encerrou 2010 consolidando sua posição de maior fabricante de veículos do País, com produção recorde de 826 mil automóveis e comerciais leves, o que representou um aumento de 7,2% em comparação com o ano anterior. Mantendo sua trajetória de crescimento sustentável, a empresa atingiu a marca de 697.354 automóveis e comerciais leves vendidos, o maior resultado comercial obtido pela montadora no País em todos os tempos.

O desempenho das vendas em 2010 representa um aumento de 1,9% em relação a 2009 (684.381) e corresponde a uma participação de 20,9% no total de emplacamentos. Em relação à produção, quando comparado a 2006, o volume alcançado no ano passado representa crescimento da ordem de 40%. Ou seja, nesse período, a companhia aumentou sua produção em cerca de 240 mil unidades.

“Com a renovação de nosso portfolio de produtos, consolidamos nossa posição no mercado brasileiro com veículos modernos, com design inovador e que foram aprovados por nossos consumidores”, afirmou Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

Outra importante conquista de 2010 foi o crescimento de 65% das vendas de comerciais leves, que somaram 95.856 unidades. O aumento das vendas da pick-up Saveiro, que foi de cerca de 10% na participação de seu segmento, e a introdução da pick-up média Amarok tiveram significativa importância na conquista desse resultado.

As exportações da marca fecharam o ano com aumento de 27% em 2010, atingindo cerca de 156 mil veículos, com destaque para os modelos Gol, Fox e Voyage. Esse resultado consolidou a Volkswagen do Brasil como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, fazendo com que a companhia atingisse a marca de 2,6 milhões de unidades vendidas ao exterior ao longo da história. Em 2010, as importações somaram 38 mil unidades emplacadas.

Gol é líder em vendas há 24 anos

O ano de 2010 também foi muito imporante para o Gol, que fechou o período como líder de vendas do mercado brasileiro pelo 24º ano consecutivo. O modelo, que foi completamente renovado em 2008, teve vendas de 294 mil unidades, com uma vantagem de mais de 65 mil veículos para o segundo colocado.

Outro modelo que contribuiu para o bom desempenho da Volkswagen em 2010 foi o Fox. Renovado em 2009, o veículo fechou o ano como o quarto carro mais vendido do País, com, aproximadamente, 144 mil unidades comercializadas. Em junho, o modelo atingiu o marco de um milhão de unidades produzidas desde o seu lançamento em 2003. Cerca de 70% da produção do Fox foi destinada ao mercado interno e o restante para exportação. Ele é o quinto modelo da Volkswagen do Brasil a ultrapassar a marca de um milhão de unidades fabricadas em toda sua história – os anteriores foram Fusca, Brasília, Kombi e Gol.

Para 2011, a Volkswagen já anunciou que novos modelos serão incluídos ao seu portfolio como o novo Jetta, novo Passat, nova Touareg e a pick-up Amarok cabine simples. Na categoria de veículos ambientalmente amigáveis, o Gol BlueMotion Technology e o Fox BlueMotion – apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo – se juntarão ao Polo Bluemotion.

“Como parte dessa estratégia de crescimento da marca no Brasil e no mundo, estamos planejamento para 2011 um total de 23 lançamentos no País”, afirma Schmall. “As novidades vão tornar a nossa linha de produtos ainda mais moderna, competitiva e mais atraente para os consumidores. A partir de 2014, pretendemos vender um volume anual de 1 milhão de carros no País, em um mercado total que deverá chegar a 4 milhões de unidades”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil.

Na linha de sustentabilidade, a Volkswagen anunciou em 2010 a construção de sua segunda PCH – Pequena Central Hidrelétrica –, que se juntará à Celan, primeira PCH construída pela companhia e inaugurada ano passado. Juntas, as duas terão uma capacidade instalada de 45MW/h, gerando também mais de 40 mil toneladas de crédito de carbono por ano. Com essa energia, a empresa pretende não só abastecer as suas unidades produtivas, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Maior participação nas operações do Grupo

A importância da operação brasileira para as operações mundiais da Volkswagen vem aumentado. O Brasil responde atualmente por 17% das vendas totais da marca. “Dessa forma, temos papel de destaque na nova fase de globalização tecnológica do Grupo, que tem o objetivo de ser a empresa automotiva mais sucedida em nível mundial em 2018. Nessa nova fase, a companhia deverá iniciar, a partir de 2011, a implementação de um processo de maior conexão tecnológica entre os produtos desenvolvidos no Brasil e o que existe de mais moderno dentro do Grupo Volkswagen em todo o mundo”, explica Schmall. A mudança se baseará na utilização de plataformas, plataformas eletrônicas e conjunto motriz desenvolvidos pela companhia globalmente.

As premiações de 2010

Em 2010, a Volkswagen do Brasil recebeu alguns dos mais importantes prêmios da mídia especializada e entidades relacionadas ao setor automotivo. Entre eles, destacam-se: a 20ª conquista consecutiva do prêmio Top of Mind do jornal Folha de S.Paulo / Datafolha; “Marca Mais Desejada” em pesquisa da Fenabrave; Top of Mind ABA/Top Brands; 6ª empresa mais desejada para se trabalhar no Brasil, de acordo com o especial “Valor Carreiras”, do Jornal Valor Econômico. Ainda em 2010, a empresa venceu também a categoria “Automóveis” da pesquisa “Marcas dos Cariocas”, promovida pelo jornal O Globo.

Entre os produtos, a Amarok foi a vencedora dos prêmios “Picape do Ano”, pela revista Autoesporte, e “Veículo Comercial Leve”, da editora AutoData. A Saveiro, por sua vez, foi eleita a “Melhor Compra” na categoria pick-ups compactas pela revista Quatro Rodas e ainda ficou entre os “10 Melhores Carros do Ano” pela revista Car and Driver, em sua versão Cross. O novo Jetta, recém-apresentado no mercado brasileiro, também conquistou a premiação da Car and Driver.

Tags: Sem categoria
Previous Post

Ford tem recorde histórico de vendas e cresce no mercado em 2010

Next Post

Scania é líder absoluta no segmento de pesados

Next Post

Scania é líder absoluta no segmento de pesados

Please login to join discussion

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Copyright © 2012 - 2017, JNews - Premium WordPress news & magazine Jegtheme.