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Chevrolet implementa importantes mudanças no Celta 2012, o “best seller” da marca
A Chevrolet apresenta neste início de ano o Celta 2012, líder de vendas da marca, que passou por importantes modificações externas, internas e de conteúdo que o deixaram ainda mais competitivo no segmento dos compactos. O carro, que já agradava os clientes ficou ainda mais atraente, porém mantendo os diferenciais expressivos já reconhecidos pelo mercado, como o eficiente motor 1.0 VHCE, o mais potente da categoria, o baixo custo de manutenção e seguro, menor desvalorização do mercado brasileiro e grande robustez.
Com vendas mensais de 13.000 unidades, em média, o Chevrolet Celta, junto com o Prisma (outro carro fabricado no Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande Sul), supera a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas desde o seu lançamento em 2000.
Uma das novidades está na nomenclatura do Chevrolet Celta 2012, disponível agora em duas versões: LS e LT. A LS está disponível com carroceria de duas e quatro portas, enquanto a LT, a mais completa da linha, com quatro portas. Há ainda uma ampla gama de acessórios que atende aos consumidores que desejam personalizar o modelo.
“Confiabilidade, robustez e economia são alguns dos atributos do Chevrolet Celta que, com estas alterações passa a ter uma imagem ainda mais fortalecida no mercado. Além disso, ele possui características que atendem perfeitamente a seu público alvo, composto por pessoas que buscam um carro compacto, com excelente custo-benefício”, observa Denise Johnson, presidente da General Motors do Brasil.
Ronaldo Znidarsis, diretor geral de Marketing e Vendas da General Motors do Brasil, salienta ainda que o Celta costuma ser o primeiro Chevrolet de jovens consumidores. “São pessoas que se sentem satisfeitas em ter um carro do porte do Celta, moderno e que combina com estilo de vida deles”, destaca o executivo.
Nova grade enfatiza a gravata dourada da Chevrolet
As modificações do Celta 2012 começam pelo exterior: nova grade, tendo a barra central na cor do veículo e a gravata dourada ao centro, seguindo a nova identidade visual da Chevrolet, além dos faróis com superfície interna escurecida “Dark Chrome”, reforçando e destacando ainda mais a esportividade do modelo.
Os parachoques (dianteiro e traseiro) são na cor do veículo para todas as versões e os emblemas “LS” ou “LT” que as identificam ficam no canto inferior das portas dianteiras.
Outras novidades são: design das calotas aro 13 polegadas, lanternas escurecidas e localização da gravata da Chevrolet, bem ao centro da tampa traseira, além da disponibilidade de uma nova cor: Cinza Orium, que complementa as outras opções sólidas e metálicas da linha.
A área de Pós-Vendas da Chevrolet disponibiliza cerca de 80 itens de acessórios para personalizar o modelo, entre componentes de segurança, aparência, conforto e conveniência, e sistema de som. Alguns deles são: spoiler dianteiro e traseiro, aerofólio, farol de neblina, saias laterais, adesivos de coluna, rack de teto, alarme antifurto, direção hidráulica, ar-condicionado, navegador com GPS, geladeira, cabide, películas para escurecer os vidros e diversos equipamentos de som com vários recursos de entretenimento.
Volante, painel e tecidos dos bancos são totalmente novos
A Chevrolet ainda fez modificações internas no Celta. O volante é novo, com uma empunhadura melhorada e novo design: sua parte central é em alto relevo, tendo a nova gravata ao centro. Há uma diferença na cor da parte interna do volante conforme a versão: na LS ela é cinza e na LT, prateada.
Os bancos no Chevrolet Celta 2012 têm novo desenho e seus tecidos são mais claros em algumas partes do assento, seguindo tendências modernas de grafismos, além de deixar o interior mais “clean” e com percepção de maior espaço.
Existem no modelo novos porta-objetos dispostos em locais de fácil acesso e que melhoram ainda mais a vida bordo, com destaque para os porta-copos próximos da alavanca de freio de mão. Os porta-objetos nas portas dianteiras foram aumentados e agora têm espaço para uma garrafa pequena de refrigerante ou água. O Chevrolet Celta 2012 vem ainda com espelho na sombreira e alça no teto, ambos do lado do passageiro.
O painel do Chevrolet Celta também está diferente. Os instrumentos têm novos grafismos e iluminação “Ice Blue”, assim como em outros modelos da Chevrolet (Agile, Nova Montana, S10, Malibu e Camaro). Os botões de controle do ar-quente e ar-condicionado possuem novo design e contornos com anéis cromados.
“Além de todas estas características, o Chevrolet Celta traz outros benefícios que podem ser definitivos no momento da compra. Econômico e com excelente autonomia, o modelo se destaca pelo baixo custo de manutenção e reparabilidade, baixo valor de seguro e ótimo valor de revenda”, atesta Ronaldo Znidarsis.
Motor 1.0 VHCE é o mais potente da categoria
O motor 1.0 Flexpower VHCE, que equipa o Chevrolet Celta é o mais potente da categoria dos compactos. Com esta motorização, o modelo desenvolve 78 cavalos de potência e tem 9,7 kgfm de torque, quando abastecido com o etanol. Com gasolina, ele desenvolve 77 cavalos de potência e oferece 9,5 kgfm de torque.
O Chevrolet Celta 1.0 VHCE está entre os mais econômicos do mercado. Quando abastecido com gasolina, sua autonomia pode chegar a 900 quilômetros, aspecto muito importante para os consumidores que querem um veículo econômico e com mais comodidade para o dia-a-dia.
Chevrolet Celta: foco na qualidade
O Chevrolet Celta 2012 recebeu uma série de melhorias de qualidade implementadas a partir de demandas detectadas pelo mercado, seja através de pesquisas com clientes ou provenientes das informações geradas pelas concessionárias da Rede Chevrolet.
“Essas mudanças de qualidade são feitas ao longo de toda a vida do produto. Algumas delas são solicitações dos clientes e outras observadas durante avaliações constantes feitas pela Engenharia e pela a Área de Pós-Vendas da GM em todos os carros à venda no Brasil”, observa Mônica Azzali, diretora geral de Qualidade da General Motors para a América do Sul.
As melhorias da qualidade abrangem várias partes do Chevrolet Celta 2012. Entre elas a nova iluminação do hodômetro, agora em LED, em vez de lâmpadas, mais eficiente, durável e confiável.
A preocupação com a qualidade do Chevrolet Celta também é evidente no pacote para ampliar o conforto dos passageiros. Para o motor, foram colocados novos isoladores acústicos (mantas) na parte interna do compartimento do motor, aumentando ainda mais o silêncio para dentro do habitáculo.
A qualidade do Chevrolet Celta tem aumentado significativamente, em função de um importante trabalho conjunto entre as várias áreas da General Motors, com participação maciça das concessionárias de todo o País. “Temos um sistema de comunicação permanente entre os vários setores, além de reuniões técnicas que envolvem as áreas de Qualidade, Engenharia, Pós-Vendas e a Rede Chevrolet onde detectamos as oportunidades e fazemos análises para que todas sejam implementadas, beneficiando sempre o consumidor final”, explica Mônica Azzali.
Modelo tem o melhor valor de revenda do mercado
Além de econômico e robusto, o Celta possui o melhor valor de revenda entre todos os modelos vendidos no Brasil, segundo o índice sobre depreciação de veículos das agências Autoinforme e Molicar, especializadas em mercado automotivo.
O estudo levou em conta a variação de preço nos últimos doze meses de 488 versões de carros e comerciais leves, considerando as opções de carroceria, motorização e acabamento, incluindo também os importados pelas montadoras instaladas no Brasil.
A pesquisa revelou que, na média, o carro brasileiro perde 15,1% do preço após um ano de uso. Apenas quatro modelos perdem menos do que isso. E, neste grupo, dois são as versões Life e Spirit (ambas quatro portas) do Chevrolet Celta. O índice de depreciação dos dois modelos é de 10,3% depois de um ano de uso.
Custos de manutenção e preço do seguro entre os mais baratos
Outro atributo do Chevrolet Celta é baixo custo de manutenção, graças a um trabalho realizado no modelo já no processo de criação até a sua fabricação. “Quando a engenharia da General Motors iniciou o desenvolvimento do Celta, ela já teve a preocupação em fazer o desmembramento de peças, ou seja, pensar os componentes separadamente para que no momento da manutenção o custo de reparo seja menor para o consumidor”, explica Isela Costantini, diretora geral de Pós-Vendas da General Motors do Brasil.
Um exemplo: no caso de um carro que se envolve em uma colisão e precisa fazer o reparo na oficina, quando os componentes são desmembrados e independentes, fica muito mais fácil, rápido e econômico o reparo daquele item.
Outra vantagem proporcionada para os clientes dos modelos Chevrolet, incluindo o Celta, relativa à área de Pós-Vendas da GM é a divulgação (no site da Chevrolet e na Rede de Concessionárias) dos preços das revisões programadas e recomendadas no Manual do Proprietário, desde os 10.000 até 70.000 quilômetros rodados. Trata-se de uma demonstração incontestável da transparência da GM, ao garantir baixo custo de manutenção dos produtos e qualidade dos serviços Chevrolet.
O Chevrolet Celta também se destaca em relação ao preço do seguro. Em um comparativo realizado pela revista Quatro Rodas em 2010, o modelo teve o valor mais baixo se comparado aos modelos do mesmo segmento. A revista encomendou a uma corretora com atuação em todo o País a cotação de seguro com perfis de motorista de “alto risco” (solteiro, estudante, até 25 anos) e “baixo risco” (casado, 40 anos), em sete capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Campo Grande. Nos dois casos, o Celta é sempre mais barato.
Maior capacidade produtiva para a fábrica do Chevrolet Celta
O Chevrolet Celta é produzido no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, que se encontra em processo de ampliação, permitindo o aumento de 65% da atual capacidade de 230 mil para 380 mil veículos por ano, três vezes maior que a inicial. A unidade gaúcha é uma das mais modernas e produtivas entre as fábricas da GM no mundo.
O projeto de ampliação contempla investimentos da ordem de R$ 2 bilhões, sendo R$ 1,4 bilhão utilizado na adequação e na modernização da linha de montagem da unidade gaúcha.
A fábrica de Gravataí vai ampliar suas instalações em 74 mil metros quadrados aos atuais 216 mil metros quadrados de área útil. O incremento de cerca de 35% totalizará uma área útil de 290 mil metros quadrados – o equivalente a 70 campos de futebol.
O investimento para ampliação da fábrica e para a produção de uma nova família de veículos é focado em tecnologia. Um exemplo será a aquisição de 250 novos robôs de produção que, somados aos atuais 240, irão compor uma ainda mais avançada linha de produção em tecnologia automotiva mundial. Os robôs trabalham simultaneamente em áreas como linha da produção, pintura, estofaria e montagem geral.
Esta segunda expansão da unidade de Gravataí ocorre poucos anos depois da primeira ampliação, ocorrida no biênio 2005/2006. Naquela época o complexo recebeu investimentos da ordem de R$ 480 milhões, que resultaram no lançamento do Chevrolet Prisma, em outubro de 2006.
Histórico do compacto da Chevrolet
Desde o seu lançamento em 2000, o Chevrolet Celta já passou por várias alterações importantes. Isso demonstra a preocupação da General Motors em estar sempre desenvolvendo seus produtos para atender ao mercado nacional. Veja:
2000 – Início da produção do Chevrolet Celta no Complexo Industrial de Gravataí (RS)
2002 – Introdução do motor com 70 cv de potência / Lançamento da versão de cinco portas
2003 – Introdução do motor 1.4 Energy
2004 – Lançamento da versão Celta Off-Road
2005 – Introdução do motor Flexpower (bicombustível)
2005 – Ampliação do complexo de Gravataí
2006 – Lançamento do Celta Nova Geração, com mudanças estéticas e de conteúdo
2009 – Introdução do motor 1.0 VHCE, o mais potente da categoria / lançamento da série especial Celta Energy (kit Energy)
2011 – Lançamento do Celta 2012, com alterações externas e internas, além de novas versões LS e LT