Citroën Racing inicia uma nova página no Mundial de Rali Evento começa na Suécia dia 10 de fevereiro de 2011
Outros

Citroën Racing inicia uma nova página no Mundial de Rali Evento começa na Suécia dia 10 de fevereiro de 2011

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Um novo capítulo da história do Campeonato Mundial de Rali FIA (WRC) começa nesta temporada de 2011. A equipe Citroën Total World Rally Team alinha dois novos DS3 WRC com a firme intenção de defender os títulos de Campeã Mundial de Construtores e de Pilotos. Depois de vários meses de desenvolvimento intensivo de seu “pequeno bólido”, as duplas Sébastien Loeb/Daniel Elena e Sébastien Ogier/Julien Ingrassia estão prontos a enfrentar seus adversários no gelo do Rali da Suécia, prova de abertura da temporada, a ser realizada entre os dias 10 e 13 de fevereiro.
Depois do Xsara WRC e do C4 WRC, ambos triplamente coroados, a Citroën Racing lança o DS3 WRC para o Campeonato Mundial de Rali. Respondendo à nova regulamentação imposta pela Federação Internacional de Automobilismo, o Citroën DS3 WRC representa a Créative Technologie da Citroën.
Mais curto e mais largo que seus antecessores, o DS3 WRC recebeu um novo motor de 1600 cm³ turbo com injeção direta, inteiramente concebido pela Citroën Racing. Com a eliminação do diferencial central robotizado e um comando mecânico da caixa de marchas, esta nova geração dos World Rally Cars vai valorizar ainda mais as qualidades dos pilotos.
Em sua 11ª temporada na equipe oficial da Citroën, Sébastien Loeb e Daniel Elena ganham a mesma motivação que os jovens iniciantes em busca de seu primeiro sucesso. Campeã do mundo por sete anos consecutivos (2004 a 2010), a dupla franco-monegasca mostra muito entusiasmo diante deste novo desafio. A seu lado estarão os jovens Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, que ganharam seu lugar no seio da Citroën Total World Rally Team depois de uma temporada de 2010 mais que promissora.
Primeira das treze etapas que compõem o calendário de 2011, o Rali da Suécia será uma disputa à parte. Única prova disputada na neve, ela tem sido há muito tempo um território “viking”. Desde sua criação em 1950, apenas um piloto venceu os pilotos nórdicos – exatamente Sébastien Loeb, no ano de seu primeiro título mundial.
O percurso da edição de 2011 percorre as regiões de Varmland e de Dalarna, com um parque de assistência instalado em Hagfors. A prova terá uma rápida passagem em território noruegês (Lovhaugen). A alguns dias do primeiro confronto, Olivier Quesnel, diretor da Citroën Racing, não esconde sua impaciência:
“Vamos ter que esperar os primeiros tempos para saber se a equipe trabalhou bem. Além disso, o Rali da Suécia não é muito representativo das dificuldades que nos esperam ao longo da temporada. Nossas equipes conhecem os objetivos da marca e nós sabemos que eles estão conscientes dos desafios que os esperam. Eu tenho total confiança em que vão se sair muito bem nesta nova campanha”.
O Rali da Suécia será igualmente a oportunidade de se ver a primeira Power Stage da temporada. Transmitido ao vivo pela televisão, o trecho Gustavsfors, numa extensão de 4,16 km, atribuirá respectivamente 3, 2 e 1 pontos aos três primeiros nas classificações de pilotos e co-pilotos. Dois outros Citroën DS3 WRC serão inscritos por Petter Solberg/Chris Patterson e Kimi Räikkönen/Kaj Lindström, cada um com sua equipe particular.
Cada dupla percorreu 250 km em dois terrenos com as características mais próximas do circuito sueco. Solberg conseguiu adaptar o carro ao seu estilo de pilotagem e mostrou-se muito satisfeito com a performance do novo motor. Räikkönen, feliz com o ajuste do carro desde sua primeira volta, revisou as diferentes regulagens possíveis e dará a largada neste rali com uma receita muito próxima à da equipe oficial.

Deixe um comentário