Connect with us

Outros

Jornalista é a primeira mulher a vencer no Rally Dakar 2011, com a Ford F-150

Published

on

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A jornalista americana Sue Mead, 60 anos, especializada em automobilismo e fã de “off-road”, sagrou-se campeã da categoria OP/2 do Rally Dakar, em dupla com o piloto profissional Darren Skilton, ao volante da picape Ford F-150 SVT Raptor. Primeira mulher das Américas a competir na classe de automóveis/picapes do Rally Dakar 2011, ela completou a prova depois de 15 dias numa das competições fora-de-estrada mais severas do mundo.

“Foi radicalmente lindo e no percurso de quase 10.000 km a F-150 Raptor foi espetacular mesmo sob as condições mais extremas, incluindo temperaturas de mais de 46ºC. Encontramos todo tipo de pista 4×4, com muita lama, pedra, trechos estreitos e sinuosos no meio da vegetação, dunas altas e areia macia”, diz Sue.

A combinação de terrenos foi radical e a Raptor enfrentou todo o percurso do rali sem problemas, enquanto muitos outros veículos quebraram e forçaram alguns times e abandonar a corrida. “Foi surpreendente para nós a pouca manutenção que a picape exigiu”, diz a jornalista.

A F-150 Raptor que Sue e Darren pilotaram foi basicamente um veículo de produção, com pequenas modificações feitas pela preparadora FabSchool, incluindo pneus General “Grabber” .

A F-150 Raptor é uma versão especial da Ford Série F, há 33 anos a linha de veículos mais vendida do mundo, que no Brasil inclui a picape F-250. Desenvolvida pelo time de veículos especiais da Ford (SVT), é equipada com motor V8 de 6.2 litros, com potência de 416 cv e torque de 60 kgfm, transmissão automática SelecShift e amortecedores especiais de competição FOX.