dunlop
Connect with us

Outros

Presidente do Grupo Talgo anuncia interesse nas concorrências do TAV e dos Trens Regionais

Published

on

Texto: Assessoria de Imprensa
José Maria Oriol, Presidente do Conselho de Administração da Talgo, está no Brasil para realizar reuniões com representantes dos governos Federal e Estadual, clientes, fornecedores e anunciar o interesse da empresa nas concorrências para implantação do TAV (Trem de Alta Velocidade), que ligará as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, com edital previsto para o dia 11 de abril de 2011 e trens regionais, que estão sendo cogitados para várias cidades brasileiras.
Agilidade – Única empresa cujo prazo de entrega de uma composição completa varia entre 24 e 36 meses, a Talgo tem capacidade para produzir um carro completo por dia e uma locomotiva por semana.
Líder espanhola em transporte de passageiros, com mais de 70 anos de experiência no ramo, a Talgo – ao se propor a participar desses projetos – poderá oferecer soluções exclusivas para essas iniciativas, por ser líder nos segmentos de trens de alta velocidade (Talgo 250, Talgo 250 Híbrido e Talgo XXI) e os de altíssima velocidade (Talgo 320 e AVRIL).
Os trens Talgo -por suas características tecnológicas específicas – como peso leve (100 toneladas mais leves que as composições concorrentes), roda livre independente, união articulada entre carros, sistema pendular natural, são os que melhor se adaptam ao atual estado das vias permanentes brasileiras, permitindo trafegar com velocidades 30% maiores com pequenos investimentos de infraestrutura.
Transferência de tecnologia – A experiência espanhola com alta velocidade é tão bem sucedida que poderá proporcionar grande contribuição ao projeto TAV do Brasil, uma vez que já atuou em todas as fases de implantação de um sistema desse tipo, incluindo transferência de tecnologia. Metade da frota que opera a mais de 300 quilômetros por hora nos trilhos espanhóis são fabricados e mantidos pela Talgo, tornando a Espanha um dos países com mais quilômetros de alta velocidade no mundo e uma referência no setor sob todos os ângulos de análise.
Para o Presidente do Conselho de Administração (CEO) da Talgo, “a empresa espanhola esperava a oportunidade de entrar no mercado brasileiro. Nossa viagem ao Brasil coincide com a demanda nacional por vários segmentos como a linha de fabricação de trens de alta velocidade, a de trens de passageiros regionais de média velocidade e até mesmo para longos percursos”.
Segundo Oriol, “até recentemente, o mercado brasileiro estava voltado mais para a aquisição de composições para metrôs e bondes (VLTs e Monotrilhos). Em função dessa mudança, a Talgo, além do TAV, também tem interesse nos projetos de melhoria ferroviária de média e longa distâncias, previstos não apenas pelo grande desenvolvimento do país como pelo apoio recebido do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”.
A Talgo está interessada no processo licitatório a se iniciar em 11/04/2011. Segundo a diretoria da Talgo, há negociações com várias empresas nacionais e internacionais tomando por base qualificações oriundas de participações de diferentes tipos de concorrências, seja como fornecedora de material rodante, seja como parte do consórcio “chave na mão” como é o caso do trem de alta velocidade Meca-Medina. O resultado dessa concorrência está para ser adjudicado, cabendo à Talgo a fabricação das composições.
Advertisement