Connect with us

Outros

Quatro navegadoras encaram o “21º Rallye Aïcha des Gazelles” a bordo de um Duster

Published

on


• No próximo dia 22 de março, terá início o “21º Rallye Aïcha des Gazelles”, uma competição automobilística 100% feminina, onde tudo gira em torno de bússolas e mapas, em pleno deserto marroquino.

• Pela primeira vez, quatro navegadoras da rede Women@Renault se aventurarão nesta competição a bordo de um Duster, para viverem o desafio de conquistar uma posição no pódio, após a vitória de Isabelle Charles em 2010, com este mesmo veículo.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

As quatro navegadoras do Women@Renault têm um único desejo: a superação
Convencida de que diversidade é um fator de performance para a empresa, a Renault decidiu fortalecer o lugar ocupado pelas mulheres, ao lançar, em março de 2010, o plano Women@Renault e sua rede social.

Todas as candidatas voluntárias para participar do “Rally Aïcha des Gazelles 2011” foram escolhidas entre as integrantes da rede Women@Renault, na Europa. Envolvendo-se pela primeira vez em um rali, foram mais de cinquenta candidaturas.

Para selecionar as quatro navegadoras, a Renault colocou as candidatas em situação real, durante uma seleção realizada em um final de semana, mesclando provas esportivas e técnicas, além de bateria de entrevistas com um júri; tudo foi realizado em condições próximas às situações reais, para proporcionar às candidatas o gostinho da corrida.

No final de fevereiro, um estágio de dois dias permitiu que as quatro duplas selecionadas se familiarizassem com as técnicas de direção em areia, além de testar suas capacidades de resistência e adaptação junto com as do Dacia Duster, antes das condições reais da prova.

Provenientes da França, da Bélgica e do Marrocos, as oito participantes selecionadas representam uma diversidade de percursos e áreas de trabalho, principalmente dos setores comercial e de engenharia. Durante o processo de seleção, elas também demonstraram que seu envolvimento com esta corrida difícil está em linha com os valores do grupo Renault e que fazem parte do plano Women@Renault: um verdadeiro espírito de solidariedade e uma grande tenacidade.

“Ao envolver a rede Women@Renault nesta aventura, vamos permitir que oito de nossas representantes do continente europeu experimentem em campo os valores de superação e espírito de equipe, que desejamos promover na empresa. Tenho certeza de que todos os outros membros da rede acompanharão a corrida com bastante torcida, dando todo o seu apoio”, explica Claire Martin, Diretora Mundial de Responsabilidade Social do Grupo Renault.

Women@Renault: uma estratégia 360° para acompanhar as mulheres
O plano Women@Renault tem três níveis: a evolução dos processos de RH, a mobilização dos talentos femininos e uma mudança de percepção.

De forma concreta, o plano Women@Renault estabelece objetivos calculados de recrutamento para a empresa: 30% de mulheres nos postos de engenharia e 50% de mulheres nas funções comerciais. Ele garante que, para cada cargo de gestão a ser preenchido, pelo menos uma mulher faz parte da lista de candidatos potenciais. Por fim, ele visa a melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional durante toda a carreira.

Para integrar os colaboradores em torno deste plano, a Diretoria de Responsabilidade Social do Grupo Renault coordena a rede social através de uma plataforma web 2.0, chamada Women@Renault. Esta é a rede informal mais importante da empresa, que conta com mais de 1.000 integrantes, dentre os quais uma centena de homens.

“Voltar para participar da 6ª edição é uma oportunidade extraordinária, mas compartilhá-la adquire uma dimensão totalmente nova, que jamais pude experimentar. A corrida faz sonhar, mas, por experiência própria, sei que ela também é um momento de extrema dificuldade. Vou fazer de tudo para que a minha experiência possa ser aproveitada pelas minhas colegas, para que elas participem do rali nas melhores condições possíveis”, analisa Isabelle Charles, ganhadora do rali no ano passado, na categoria Crossover, e que competirá nesta edição.