Fotos: Sérgio Dias e Imprensa Volare
Com sinalização externa em Full LED, maior utilização de plásticos de engenharia 100% recicláveis nos para-choques, laterais e revestimentos internos do veículo que absorvem o impacto e colaboram para a preservação ambiental, desenho limpo com linhas suaves, e sofisticação no interior.
A linha W FLY Volare – inicialmente para os modelos W9 e DW9, nas versões Urbano, Executivo e a recém-criada Limousine – nasce com desenho singular e forte destaque para os conjuntos óticos dianteiro e traseiro. O miniônibus utiliza lanternas e delimitadores com LED e condutores de luz (light pipe), além de luzes de posição em LED, ampliando a visibilidade e a segurança.
O uso do plástico de engenharia também é marcante na linha W FLY. O miniônibus conta com para-choques dianteiro e traseiro, capô dianteiro, paralamas e laterais inferiores em NORYL, material com grande capacidade de absorção de impactos, deformação elástica, diminuindo os custos de manutenção e/ou troca de peças. Estas características evidenciam uma evolução no quesito segurança passiva de pedestres.
Segundo Milton Susin, diretor executivo da Volare, a fabricante esta substituindo em larga escala a fibra de vidro por plásticos de engenharia, sustentáveis e mais „amigáveis‟. “Na linha W FLY demos um passo importante no sentido de aumentar a preservação ambiental e no uso de processos e produtos que não agridem a natureza. Adotamos plásticos de alta tecnologia em peças grandes e significativas como todo o painel de instrumentos, paredes de separação, revestimentos internos, além de componentes menores”, explica o executivo. O resultado é um veículo leve, de fácil manutenção e menor custo operacional.
Externamente, a Linha W FLY passa a contar com novas portas nas três versões: em duas folhas pivotadas, na Urbano, com vão-livre de 800 mm na traseira, e de 950 mm, na dianteira; e pantográfica para as versões Executivo e Limousine, com vão-livre de 700 mm.
Maior espaço interno e conforto
Os modelos da linha W FLY foram desenvolvidos com o objetivo de otimizar o uso do espaço interno. O desenvolvimento dos detalhes teve como ponto de partida a melhor ergonomia e a segurança para os passageiros e motoristas.
O novo desenho externo e a nova estrutura construtiva na parte superior da Linha W FLY possibilitou ampliar a largura do para-brisa e dos vidros laterais sem aumentar as dimensões externas. O veículo também recebeu mudanças no assoalho, com redução da altura de 75 mm do piso do veiculo em relação ao solo, nos modelos W9.
O rebaixamento da longarina tem como importante benefício a facilidade de acesso ao veículo, com a diminuição da altura dos degraus. Isso torna mais confortáveis e rápidas as operações de entrada e saída dos passageiros.
Este novo conceito permitiu o redimensionamento do salão de passageiros – com maior altura interna – e das janelas, 200 mm mais altas, que conferem espaço interno ampliado, visibilidade e conforto para passageiros, com maior área de circulação no corredor central. Os vidros laterais colados – exclusivo para as versões Executivo e Limousine – também contribuem para a maior visibilidade para passageiros, atribuindo ao veículo linhas limpas e modernas.
Outro item inédito em miniônibus e desenvolvido para ampliar a utilização do espaço interno foi a parede de separação da cabine do motorista e salão de passageiros. Produzida em plástico de engenharia reciclável, a parede é mais leve, permite maior visibilidade e conta com uma funcional porta deslizante no lugar da tradicional porta com dobradiça. Mais fácil e prática, a porta deslizante não interfere na área de circulação e possibilita a configuração com duas poltronas a mais.
Para ampliar ainda mais o conforto interno, as versões W9 da nova linha W FLY ganharam volante escamoteável e com regulagem, o que aumenta o nível de conforto e facilita o acesso do motorista. O piso da cabine, agora em peça única sem perfis de acabamento, melhora a circulação, amplia o conforto acústico e torna mais rápida a montagem do veículo na linha de produção. O capô do motor com novo formato, mais baixo o que melhorou o acesso a cabine.
O sistema de abertura do capô é novo, agora com acionador embaixo do painel de instrumentos. Ângulo de abertura maior o que torna mais fácil a sua operação e o acesso para os serviços de manutenção do motor e componentes mecânicos.
No porta-malas, a Linha W FLY apresenta um novo conceito de revestimento em plástico, em substituição ao anterior, de alumínio. A mudança proporciona redução de peso, maior resistência e proteção às bagagens, além de o plástico funcionar como um isolante termoacústico, com redução do nível de ruído no salão de passageiros.
Limousine, Volare único
Uma das grandes novidades da nova linha W FLY é lançamento de um novo modelo, o Limousine. O miniônibus possui equipamentos e características inéditas, que ampliam o requinte, o conforto, e cria um novo segmento de mercado, exclusivo e diferenciado para o transporte turístico.
“A concepção do Limousine nasceu do objetivo de produzir um veículo que estivesse além do que os nossos clientes esperam de um miniônibus, quer seja em tecnologia, conforto, padrão de acabamento e até em design interno e externo”, explica Roberto Poloni, gerente de engenharia da Volare.
Externamente, a nova versão se diferencia pelos itens exclusivos, como acabamentos cromados sobre a grade dianteira, para choque traseiro e complemento no conjunto ótico dos faróis, espelhos retrovisores pintados na mesma cor do veículo, e vidros laterais colados, entre outros.
Mas é no interior que estão os principais diferenciais do Limousine. O modelo conta com poltronas Executiva Soft semi-leito, mais largas, com 1.060 mm de largura, revestidas de couro preta com costura dupla aparente na cor laranja, e apoio para a cabeça em espuma visco-elástica, material capaz de se adaptar à estrutura e à altura do passageiro, acomodando-o com o máximo
de conforto. Outra novidade da poltrona é que possui porta-copos e descançapés integrados.
Alguns detalhes de acabamento interno são de material que imita madeira, inclusive no piso e painel de instrumentos. A iluminação interna é indireta e feita por LEDs em toda a extensão do salão de passageiros.
O modelo é equipado com um novo sistema de ar-condicionado “dutado”, que melhora o direcionamento do fluxo de ar, e possui saídas individuais localizadas no porta-focos. Conta ainda com iluminação em LED, alto falante integrado, plug de fone de ouvido com três canais e controle de volume.
O porta-pacotes ganhou novos desenho e sistema de fixação que permitiram ampliar a capacidade de bagagem para 90l/m, contra 75 l/m do anterior. Isso também facilita a colocação e a retirada de bagagens. “Trabalhamos para criar um ambiente aconchegante e prático. Projetamos um novo porta-pacotes e os conjuntos de sinalização das poltronas ganharam iluminação diferenciada com numeração maior e solicitação de parada com inscrição em braile, que facilita a identificação”, ressalta Poloni.
A versão Limousine conta com novas cortinas fixadas em trilhos de correr no perfil de acabamento das janelas, tomadas de 110 Volts nas poltronas para permitir o uso e o carregamento de equipamentos eletrônicos, como computadores.
Robustez e durabilidade consagrada
A nova Linha W FLY mantém as mesmas plataformas mecânicas disponíveis para os modelos W9 e DW9 tradicionais. O W9 possui motor eletrônico Euro III, MWM International Acteon 4.12 TCE, com 150 cv de potência e 550 Nm de torque. Já o DW9 é equipado com motorização Euro III Mercedes-Benz OM 904 – LA, com 150 cv de potência e 580 Nm de torque.
Os dois modelos contam com freios a ar, câmbio mecânico de cinco marchas, direção hidráulica ZF Servocom 8090 e suspensão com molas parabólicas/semielípticas com amortecedores telescópicos de dupla ação.
* Com Assessoria de Imprensa





