6º Congresso da Reparação de Veículos reúne mais de 500 participantes
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6º Congresso da Reparação de Veículos reúne mais de 500 participantes

Texto: Assessoria de Imprensa

A 6ª edição do Congresso da Reparação de Veículos do Estado de São Paulo teve recorde de público, com mais de 500 participantes que lotaram o auditório, no Hotel Holiday Inn, ao lado do Pavilhão de Exposições do Anhembi, no dia 14 de abril.

Reparadores de várias partes do País que vieram a São Paulo para visitar a Automec marcaram presença no congresso que já se consagrou como o maior evento do setor no País.


Durante a abertura do evento, o presidente do Sindirepa-SP, Antonio Fiola, apresentou um panorama sobre o setor de reparação de veículos que registrou crescimento de 24,7% em 2010 com relação ao resultado de 2009 provocado pelo aumento médio de 7% da frota circulante nos últimos anos. Dos 32,5 milhões de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) que trafegam pelo País, a grande maioria, ou seja, 80% fazem manutenção na oficina de confiança. Isso começa a acontecer a partir de um ano e meio de idade do veículo, conforme mostra pesquisa da Gipa, órgão internacional especializado em análise de mercado de pós-venda.


A inspeção ambiental veicular, implantada na cidade de São Paulo e que foi ampliada para toda a frota da capital paulista em 2010, também impulsionou o aumento de serviços nas oficinas da região metropolitana.


Outro fator apontado pelo presidente que reflete os resultados positivos do setor é o aumento da preocupação do motorista com relação à manutenção preventiva do veículo que, segundo pesquisa da Gipa, indica que o índice subiu 10 pontos percentuais nos últimos 10 anos. “Em 2010, 54% dos veículos com cinco anos de uso foram à oficina fazer revisão preventiva, enquanto que, em 2005, esse índice era de 44%, fazendo com que a reposição automotiva seja responsável por 80% da manutenção da frota circulante, um total de 25,8 milhões de veículos a partir de três anos de idade”, explica o presidente.


Fiola também apontou os desafios do setor para acompanhar a evolução tecnológica e a diversidade de marcas dos veículos que exigem maior conhecimento técnico por parte do profissional. Para isso, a entidade tem como prioridade, em 2011, desenvolver ações voltadas à capacitação da mão de obra por meio de convênio com o Senai para desenvolvimento de cursos e treinamentos focados nas necessidades do mercado, além de certificação profissional. Também estão na pauta questões como padronização de custos, área de recursos humanos para retenção de talentos e ações em parceria com o Programa Caro 100% para intensificar a conscientização do motorista sobre a importância da manutenção preventiva.


O diretor de normatização e certificação do Sindirepa-SP, Salvador Parisi, responsável pela Câmara Setorial das Empresas de Reparação de Veículos e a Comissão de Inspeção Ambiental da entidade, falou sobre a ampliação da implantação da inspeção ambiental veicular em todo o País prevista para 25 de abril de 2012, conforme determina resolução do Conama 426.


Parisi destacou o trabalho da entidade desenvolvido a partir da criação do Programa de Seleção de Oficinas para Pré e Pós-Atendimento Inspeção Ambiental Veicular para Ciclo Otto/Diesel que já possui mais de 380 oficinas credenciadas e também como o Sindirepa-SP tem se posicionado junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente quando há denúncia de fraude na inspeção, envolvendo reparadores, com ações imediatas para apuração do caso e providências imediatas. “A fraude na inspeção é considerada crime ambiental inafiançável”, salientou.


Segundo Parisi, a inspeção ambiental veicular exige que o reparador estude as leis para poder fazer a manutenção no veículo. Também abordou as normas ABNT para serviços automotivos, em especial, a NBR 15681 referente à qualificação do mecânico, uma iniciativa pioneira que prevê a melhoria da capacitação profissional da categoria.


A palestra motivacional do consultor e escritor Luciano Pires, que encerrou o congresso, iniciou com a evolução das vendas de veículos novos na última década e apontou os requisitos necessários para que o reparador faça a diferença diante de um mercado cada vez mais competitivo, destacando a necessidade do profissional se tornar uma pessoa “nutritiva”, termo usado pelo palestrante para definir o indivíduo que tem as seguintes características: divertido, confiável, informativo e articulado.


Pires fez uma analogia ao relacionamento homem e mulher para dizer que a paixão é o momento que possibilita estar em harmonia com o corpo, mente e alma. Portanto, o reparador deve fazer de tudo para que seus clientes se apaixonem. Para isso, é necessário trabalhar o carisma de forma profissional, entender exatamente à necessidade do consumidor e ter percepção para oferecer tratamento diferenciado para cada pessoa que visita a oficina.


Pires deixou como recado a fórmula da satisfação que consiste em ter bom desempenho e gerenciar a expectativa do cliente, surpreendendo-o de forma positiva. Também recomendou aos reparadores para lerem bastante, principalmente, sobre temas diferentes para ampliar as ideias e afirmou que as pessoas são resultados dos valores que possuem e das escolhas que fazem. “O cliente só enxerga preço e cabe ao reparador mudar esse processo, mostrando, por meio de seu trabalho, o valor do atendimento e do serviço de qualidade que fazem a diferença. O empresário mediano se torna invisível no mercado. É preciso ir mais além”, concluiu o consultor.

Além das palestras, ao longo do evento, foram sorteados dezenas de brindes para plateia.

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