Connect with us

Outros

Audi DTCC estreia em grande estilo em Curitiba

Published

on

Nova categoria, única do mundo com chancela da fábrica alemã, faz abertura de campeonato com provas disputadas e balanço positivo dos participantes
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
A iniciativa dos empresários Dennis Rolim e Décio Rodrigues Júnior, da Driver, se mostrou 100% acertada quando decidiram criar uma categoria como o Audi DTCC. Isso é o que pode ser contatado na abertura do campeonato, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), neste final de semana. Em parceria com a Audi foi encontrada uma fórmula bastante equilibrada que oferece aos pilotos a oportunidade de competir com um equipamento de alto nível, ao mesmo tempo em que o custo é surpreendentemente baixo para os padrões deste tipo de competição.
O campeonato, que será disputado em seis etapas no formato rodada dupla – totalizando 12 corridas -, na etapa de Curitiba contou com a participação de 15 carros para formar o grid de largada ― dos 16 possíveis. A partir da segunda etapa o campeonato, que será disputada no Velopark, no Rio Grande do Sul, adquirirá seu formato definitivo que estará homologado pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo. A primeira bateria terá as posições de largada definidas no treino classificatório. Na segunda bateria, o grid será definido a partir das posições de chegada da primeira, sendo que os oito primeiros invertem a posição para a largada. Com o primeiro largando em oitavo, e vice-versa, o segundo em sétimo, e assim por diante.
Como na prova de abertura, em Curitiba, o adendo que prevê a inversão de posição dos oito primeiros colocados para a segunda bateria ainda não estava homologado, o grid guardou as posições de chegada da primeira corrida.
Para Dennis Rolim, da Drive, empresa organizadora do evento: “Foi uma ótima estreia. O carro ficou acima das nossas expectativas quanto a sua qualidade técnica. Não tivemos nenhum acidente, o que comprova o quão seguro é o Audi A3 Sport. É só olhar o rosto de todos os pilotos e ver o quanto eles estão satisfeitos, independente da posição em que chegaram na corrida. Posso dizer que o final de semana transcorreu sem nenhum tipo de problema, com um clima excelente, e foi tudo acima do que esperávamos para o primeiro fim de semana de uma categoria completamente nova”.
Sensação semelhante foi compartilhada por Décio Rodrigues Junior, também da empresa organizadora ao fazer uma balanço do final de semana: “Não podia ser melhor. Os carros são muito iguais e muito seguros. Acho que conseguimos atingir o nosso objetivo principal com o Audi DTCC, que é proporcionar diversão com segurança. A maioria aqui nunca havia disputado uma corrida oficial. Eu sou muito criterioso, tenho um olho bastante clínico, mas são poucas coisas que teremos de trabalhar para melhorar. O carro está muito bem ajustado, tem um bom torque, é fácil de guiar… É difícil de colocar defeito. Mas agora vamos seguir trabalhando para melhorar os poucos pontos que necessitam de reparos e vamos chegar ainda melhores no Velopark”.
Os pilotos também elogiaram: “Fiquei surpreso em perceber a igualdade dos carros. Estão extremamente equalizados, então é o braço do piloto que vai fazer a diferença”, destacou Idenis de Souza. “Não percebi nenhuma diferença entre os carros. Temos pilotos que nunca correram, e outros que já correram em uma ou outra categoria. Essa experiência faz um pouco de diferença, mas acho que com o tempo os menos experientes irão alcançar os ponteiros. E não creio que isso vá demorar a acontecer”, apontou Matheus Maccari.
Confira as próximas provas do Audi DTCC:
17 a 19 de junho – Velopark (RS)
22 a 24 de julho – Campo Grande (MS)
27 e 28 de agosto – Interlagos (SP)
16 a 18 de setembro – Curitiba (PR)
07 a 09 de outubro – Velopark (RS)