Empresa entra na era das plataformas globais

Texto e Fotos: Imprensa Ford

No Brasil rural de 1919, investir na montagem local de automóveis só poderia ser ideia de um louco ou visionário. Henry Ford provou que estava na segunda categoria. Esta semana, a Ford completou 92 anos de operação ininterrupta no Brasil, onde foi a primeira montadora a se instalar. Essa ousadia é uma das razões que mantém a marca à frente das tendências da tecnologia automotiva global, hoje guiada por seus quatro pilares: qualidade, segurança, sustentabilidade e criatividade.

Duas datas marcam o pioneirismo da Ford no País: 24 de abril, quando Henry Ford propôs a criação da subsidiária brasileira, e 1º de maio, quando o presidente da República do Brasil, Epitácio Pessoa, autorizou a sua instalação. Hoje, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial da Ford, atrás dos Estados Unidos e do Reino Unido, e responde por um dos cinco Centros de Desenvolvimento de Produto da marca em todo o mundo, equipado para atender não só a América do Sul mas também outros mercados globais.


O crescimento da Ford no Brasil tem sido impulsionado pela renovação da linha de produtos, que nunca foi tão rápida. Ela é uma das mais completas do País e entra agora em um novo patamar com a introdução de plataformas globais. Exemplos dessa estratégia são os recentes lançamentos do New Fiesta, no segmento dos compactos, e do Fusion Hybrid, o primeiro híbrido total no mercado brasileiro, combinando propulsão elétrica e a combustível.

A Ford acaba de renovar também a sua principal linha de caminhões. O Novo Cargo 2012, lançado este mês, teve o projeto desenvolvido pela engenharia local com cabine totalmente nova e moderna, incluindo a opção leito, interior remodelado e transmissões sincronizadas. A Série F completa a oferta de caminhões Ford no mercado nacional, junto com a Transit, com os modelos van de passageiros, furgão e chassi no segmento de comerciais leves.

Linha completa
A linha de automóveis Ford é uma das mais modernas do País. O Ka é o líder do segmento de compactos de três portas, com motorização 1.0 e 1.6 Flex. O Fiesta RoCam, nas versões Hatch e Sedan, com motor 1.0 e 1.6 Flex, é o campeão de vendas da marca. O Novo Focus, nas versões Hatch e Sedan e com motores Flex Sigma 1.6 e Duratec 2.0, vem crescendo nas vendas e é reconhecido pela mídia como o melhor carro médio do mercado.

No segmento de luxo, o Fusion, com as versões 2.5 e V6, também é líder de vendas, com a opção inédita do modelo híbrido. Nos utilitários esportivos, o EcoSport continua a ser a referência da categoria, nas versões 1.6 e 2.0 Flex, Automático e 4WD. O novo Edge é outro sucesso de vendas no segmento de crossovers de luxo, onde se diferencia pelo estilo, sofisticação e oferta de tecnologia. A Ford é a única montadora presente nos três segmentos de picapes, com a compacta Courier, a média Ranger e a grande F-250. E conta ainda com o utilitário Troller T4, da subsidiária Troller.

A marca iniciou recentemente a produção da moderna família de motores Sigma, na unidade de Taubaté. Com investimentos que somam R$4,5 bilhões até 2015, continua trabalhando em novos programas para dar sequência à renovação da linha de produtos.

Produtos desejados
“A Ford está caminhando de forma muito forte para uma integração mundial e o Brasil tem um papel importante dentro dessa estratégia, com oportunidades para assumir uma posição de destaque como criador e produtor de veículos globais”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul. “Nosso objetivo é produzir veículos que os consumidores realmente desejam, com o melhor desempenho em qualidade, segurança, economia de combustível e design, oferecendo maior valor agregado e tecnologia por preço acessível.”

Outro ponto forte da Ford é a assistência pós-venda, com uma rede formada por mais de 400 distribuidores em todo o Brasil. A marca desenvolve um trabalho constante para aumentar a satisfação do cliente não só com o produto mas também com o pós-venda e foi pioneira no lançamento de tendências que hoje são seguidas pelo mercado, como o agendamento de serviços na oficina e as revisões com preço fixo.