A Ford é hoje a marca que tem o maior número de veículos com as cestas básicas de peças mais baratas do mercado, nos diversos segmentos em que atua, e inova também nos serviços para oferecer o melhor custo de manutenção. O sistema de atendimento da Ford conta com mais de 35.000 peças de reposição disponíveis de imediato e a empresa faz acompanhamento constante dos itens mais procurados para garantir a sua competitividade.
“Essa liderança é resultado de um trabalho constante voltado para a inteligência e competitividade de mercado, que pode ser comprovado especialmente em modelos como o Ka 1.0 e 1.6, Fiesta RoCam 1.0 e 1.6, New Fiesta, Fusion 3.0 V6, EcoSport e as picapes Courier, Ranger e F-250, além das vans Transit e dos caminhões Novo Cargo 2012”, diz Rodolfo Possuelo, gerente de Marketing de Peças e Serviço da Ford.

Em pesquisas comparativas realizadas frequentemente entre a rede da marca e os competidores diretos, a Ford tem a liderança com mais de 70% das cestas básicas de peças mais baratas nos segmentos de carros, comerciais leves e caminhões. Nesses comparativos, além dos 70 itens considerados de maior importância no decorrer da utilização e manutenção dos veículos, são usadas as cestas básicas de peças do Cesvi e de publicações especializadas.

“Este trabalho começa no projeto de engenharia de cada veículo, buscando garantir a durabilidade dos componentes e sua reposição fácil e econômica. Depois, continua com a monitoração dos preços das peças no mercado e o desenvolvimento de ações para a sua redução, incluindo a negociação de valores e margens com os fabricantes e revendedores, o desenvolvimento de novos fornecedores, a nacionalização de peças e inovação dos processos de logística e comercialização”, explica Possuelo.
Um exemplo de atuação neste mercado é o sistema de venda direta, em que as peças são entregues pelos fornecedores diretamente nos distribuidores, sem passar pelo Centro de Distribuição de Peças da Ford.
“Desde a criação da Revisão Preço Fixo Ford, em 2008, o volume de passagem de serviços na Rede Ford cresceu 70%”, diz Possuelo. “Nosso objetivo é oferecer um serviço com qualidade e custo competitivo durante toda vida útil do veículo. Mais do que garantir economia, a revisão com preço fixo reforça a transparência e a confiança no nosso relacionamento com o cliente.”





