Volkswagen apresenta projeto do primeiro Centro de Treinamento Regional
Outros

Volkswagen apresenta projeto do primeiro Centro de Treinamento Regional

Objetivo é treinar profissionais da rede de concessionárias, com foco na satisfação dos clientes

Texto: Assessoria de Imprensa

A Volkswagen do Brasil apresentou hoje, em Curitiba, o projeto do primeiro Centro de Treinamento Regional exclusivo da marca, onde serão qualificados profissionais da rede de concessionárias da região Sul do País. O Centro de Treinamento Regional da Academia Volkswagen começará a operar em julho na capital paranaense e recebeu investimentos de R$ 2,1 milhões em infraestrutura e ferramentais.

O novo espaço faz parte de um projeto maior, que prevê a inauguração no País, até 2012, de outros seis Centros de Treinamento Regionais exclusivos da Volkswagen, para atender com excelência os mais de 600 pontos de vendas da marca no Brasil e cerca de 25 mil profissionais das áreas comercial e técnica. A Volkswagen é a primeira montadora do País a regionalizar, em estruturas próprias, a formação e a qualificação de profissionais das concessionárias. O investimento nos sete Centros é de R$ 15 milhões.

“Além de oferecermos a mais avançada linha de produtos do mercado, queremos também oferecer o melhor atendimento através de nossa rede de concessionárias para garantir a satisfação de nossos clientes”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. Em Centros de Treinamento Regionais exclusivos da Volkswagen, os profissionais da rede conseguem vivenciar toda experiência e elementos da marca. Os centros próprios estão alinhados com a estratégia de comunicação e toda tecnologia da Volkswagen, além de seguirem uma padronização mundial da marca.

A principal vantagem de regionalizar a operação dos Centros de Treinamento da Academia Volkswagen é garantir a proximidade com a rede de concessionárias. “O processo trará benefícios na qualificação da rede. Temos expectativa de aumentar em cerca de 60% o nosso volume de treinamento para profissionais dos pontos de vendas, assim que os sete centros próprios estiverem em operação”, afirmou o gerente da Academia Volkswagen, que é a área responsável por treinar os profissionais da rede em todas as áreas de atuação, Leonardo Tosello.

O pioneiro

O Centro de Treinamento Regional da Academia Volkswagen em Curitiba contará com quatro salas, nas quais será possível treinar 48 pessoas simultaneamente. A capacidade instalada permite oferecer 4.800 horas de treinamento a 7.200 alunos por ano.

O Centro de Treinamento de Curitiba terá duas salas técnicas com todo ferramental necessário, equipamentos de diagnóstico de última geração e de eletroeletrônica, além de mobiliário especial para a prática de exercícios e teoria. Essas salas também dispõem de motores, transmissões e todos os agregados para simulação de situações de reparo e diagnóstico, além de todo leque de produtos para trabalhos em oficina.

A sala de tecnologia da informação é equipada com computadores e softwares para treinamentos de literatura técnica eletrônica, sistemas Volkswagen e avaliação online de aproveitamento dos cursos.

A outra sala de treinamento, destinada à capacitação de vendedores, gerentes de vendas, consultores técnicos e gerentes de serviço, é equipada com recursos que simulam o ambiente da concessionária e permitem treinar processos de vendas e pós-vendas, apresentação de produto e aplicação de cursos de toda grade gerencial. Todos os mobiliários, equipamentos e ferramental seguem os padrões mundiais da Volkswagen para sua rede de concessionárias.

“Treinar um colaborador significa adequá-lo às exigências de sua função por meio de situações estruturadas de ensino, que permitam adquirir ou desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes”, diz Leonardo Tosello.

Todas as vezes em que ocorrem mudanças nos procedimentos de trabalho, atualização de tecnologia e sistemas, é necessário que as pessoas envolvidas sejam preparadas. Manter os colaboradores treinados é uma estratégia inteligente para alcançar o objetivo principal de uma empresa, que é atrair e manter seus clientes fiéis e satisfeitos. Para auxiliar as concessionárias, a Academia Volkswagen mantém um leque de ofertas diversificado, respaldado por uma política de treinamento e desenvolvimento que norteia sua atuação e seu relacionamento com a rede.

Curitiba foi escolhida como a primeira a receber um Centro de Treinamento exclusivo da Volkswagen por ter grande concentração de concessionárias da marca. Hoje também foi inaugurada na capital paranaense a concessionária Servopa, que integra um grupo tradicional da marca Volkswagen desde 1956. Agora, a cidade conta com 11 pontos de vendas.

A Volkswagen é a marca líder em vendas de carros e comerciais leves na capital paranaense neste ano, com 6.610 veículos comercializados, de janeiro a abril. Em 2010, a Volkswagen também foi a marca que mais vendeu em Curitiba, totalizando 21.781 unidades.

No Estado do Paraná foram emplacados 19.060 veículos Volkswagen no período de janeiro a abril de 2011, o que corresponde a 8,7% do total da marca no Brasil. As vendas deste ano na cidade de Curitiba correspondem a 3% do total da marca no País.

Próximos centros

Para este ano estão previstas as inaugurações de mais dois Centros de Treinamento Regionais da Academia Volkswagen: em São José do Rio Preto (em setembro) e em Goiânia (novembro). Para 2012, estão previstas as aberturas dos Centros de Treinamento em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

Atualmente, a Volkswagen já conta com outros sete centros regionais em parceria com o Senai. “Essa parceria também será mantida e usada estrategicamente para que tenhamos cobertura de qualificação em todo o Brasil”, completou Leonardo Tosello.

Deixe um comentário