Outros
1º Rally Transbahia terá percurso que privilegia a técnica e o turismo
Roteiro da prova, que acontece entre 30 de junho e 2 de julho, foi elaborado pelo experiente Ehrlich Cordão
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
As belas paisagens que serão admiradas pelos participantes do 1º Rally Transbahia, que acontece entre 30 de junho e 2 de julho, entre Salvador e Porto Seguro, não farão parte da prova por um acaso. O roteiro está sendo desenvolvido com a ajuda do experiente Ehrlich Cordão, que trabalha faz 25 anos na organização do Rally Cerapió. A competição é comemorativa aos aniversários de 188 anos da Independência Baiana e de 50 anos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
“Sugeri que o roteiro tivesse trilhas técnicas com um forte apelo turístico. E, na Bahia, é só o que tem. Um evento assim tem que ter este enfoque: enduro-rally e turismo. Antes e depois das etapas, as equipes chegam à região e querem conhecer as belezas naturais, os pontos turísticos. Espero fazer um bom trabalho, com responsabilidade e profissionalismo”, explica Cordão, carioca que adotou a cidade de Teresina (PI) para viver.
Nos dias de competição, Ehrlich Cordão sairá no carro “coelho”, à frente dos competidores, para abrir caminho e, assim, conferir toda planilha, as referências, os Postos de Controle (PCs) e resolver eventuais problemas ocasionados pela natureza e que impossibilite a passagem do rali pelo seu percurso original. “A equipe ‘abretrilha’ tem a missão de colocar os pilotos na prova sem que haja prejuízo na navegação”, destaca o responsável pelo levantamento do percurso.
O 1º Rally Transbahia abre espaço para três das mais populares modalidades do off-road. Nas motos são sete categorias: Máster, Sênior, Over 40, Over 50, Júnior, Novatos e Moto Rally. Nos quadriciclos são duas: Graduados e Novatos. Já para os carros são três: Graduados, Turismo e Expedition. “Com certeza, todos os participantes vão se divertir bastante, pois preparamos uma prova forte, mas muito gostosa pelas belezas naturais que todos vão encontrar pelo caminho”, avisa José Carlos Conceição, o Zé do Rádio, idealizador do rali promovido pela Adrenalina Eventos.
Inscrições
As inscrições para a primeira edição do Rally Transbahia, que terá percurso de 1.000 Km de trilhas e estradas, terminam no dia 27 de junho. Os interessados em participar do mais novo grande evento do calendário esportivo nacional devem garantir a vaga no site www.transbahia.esp.br.
Após a conclusão do cadastro de pilotos e navegadores será enviada uma mensagem de confirmação, informando o login e a senha de cada inscrito, e outro comunicado de “boas vindas” com o caminho a ser percorrido para ser feito o pagamento da taxa de participação e demais dados.
Podem participar do evento todo cidadão brasileiro inscrito em qualquer federação brasileira que seja filiada ou à Confederação Brasileira de Automobilismo ou à Confederação Brasileira de Motociclismo. Ou seja, todas participantes devem obrigatoriamente ser filiados à CBA ou à CBM. Pilotos e navegadores da categoria Expediton de carros não precisam pagar a filiação junto a entidade máxima do automobilismo nacional.
O 1º Rally Transbahia 2011 terá supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é da Volkswagen do Brasil com a pickup Amarok (carro oficial do evento), do Governo do Estado da Bahia – através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) – e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
A competição tem ainda o apoio da Secretaria de Turismo, da Bahiatursa, da Prefeitura Municipal do Salvador e da Saltur, além das Prefeituras Municipais de Ilhéus, de Porto Seguro e de Santo Antônio de Jesus. O evento conta também com a TMAR Transportes de Veículos como transportadora oficial do evento, e com a colaboração da Embasa, DUO Criatividade e do Complexo Toa Toa.