FPT
Connect with us

Outros

Zé Hélio encara etapa do Brasileiro de Rally Cross Country de carro

Published

on

Piloto leva experiência das motos para as quatro rodas no Rally Cuesta Off-Road, no interior paulista
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Zé Hélio acaba de fazer a inscrição do Rally Cuesta Off-Road, que entre os dias 1º e 3 de julho será válido como etapa do Campeonato Brasileiro e do Paulista da modalidade na região de Botucatu (SP). A grande novidade, porém, é a forma como o atual campeão nacional e pentacampeão do Rally Internacional dos Sertões entre as motos irá encarar o desafio: a bordo de um carro. Serão duas etapas cronometradas, que somam 244 quilômetros.
O paulista, que possui ainda no currículo duas participações no Rally Dakar, entre outras importantes provas internacionais, será o piloto de um Sherpa na categoria Protótipo, ao lado do navegador Cláudio Corcelli, na equipe MEM. O que muita gente não sabe é que Zé Hélio já esteve em outras provas sobre quatro rodas. “Corri duas vezes no Sertões de carro, nos anos de 96 e 97, e chegamos a pegar pódio em terceiro lugar na geral. E no ano passado corri no Rally dos Amigos”, contou o piloto.
A paixão por motor e velocidade é fator comum entre os competidores de rali, e é por isso que muitos deles já se arriscaram em provas com diferentes tipos de veículos. Este é o caso, por exemplo, do multicampeão Stéphane Peterhansel. Hexacampeão entre as motos do Dakar, o piloto migrou para os carros e venceu a mais tradicional prova da modalidade em outras três ocasiões.
“A categoria de motocicletas é a mais difícil, pois precisamos pilotar e navegar ao mesmo tempo”, comparou Zé Hélio. “Além disso, quando o piloto de moto vai para os carros, ele leva toda a bagagem de conhecimentos em terrenos, pilotagem, estratégia, aderência e velocidade, os quais são fundamentais em qualquer categoria”, continuou o competidor.
Novos ares
Tudo indica que Zé Hélio também irá respirar novos ares no Rally dos Sertões deste ano. “Pretendo ficar nos bastidores, como estrategista e chefe de equipe da Klaumann Speedbrain, ao lado do Wolfgang Fischer. Se isto acontecer, será a primeira vez que fico fora da disputa por uma decisão minha desde a criação do evento, há 18 anos”, antecipou. A experiência entre os carros está sendo encarada como uma transição natural, mas Zé Hélio não pretende abandonar as duas rodas. “Já o Rally Dakar 2012, a minha intenção é correr novamente de motocicleta”, concluiu o piloto.
Advertisement